Mapa Mental para Escritores


Bom dia, pessoal!
Hoje trago para vocês um vídeo que gravei falando como funciona a primeira parte do meu processo como escritora depois que tenho a ideia de um livro, que é o temível mapa mental.

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.Os mapas mentais procuram representar, com o máximo de detalhes possíveis, o relacionamento conceitual existente entre informações que normalmente estão fragmentadas, difusas e pulverizadas no ambiente operacional ou corporativo. Trata-se de uma ferramenta para ilustrar ideias e conceitos, dar-lhes forma e contexto, traçar os relacionamentos de causa, efeito, simetria e/ou similaridade que existem entre elas e torná-las mais palpáveis e mensuráveis, sobre os quais se possa planejar ações e estratégias para alcançar objetivos específicos.

Usado inicialmente em empresas e nos estudos, o mapa mental auxilia ao leitor a sintetizar as ideias de forma melhor absorvida pelo cérebro, que torna visual o conteúdo que até então era decoreba, fazendo com que sua absorção fique mais fácil e didática. 
O mapa mental é uma técnica muito útil não só para estudar, mas para resenhar livros - uso bastante com livros mais complexos - e para escritores que querem montar uma espinha de suas histórias. Isso foi interessante para mim, então resolvi mostrar a vocês como começo. 
Lembrando que o mapa mental é minha primeira ação depois que tenho uma ideia sobre um livro. 



Saiba mais em Canva para autores