Resenha de "Coração de Aço" (Brandon Sanderson)

Título: Coração de Aço
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Skoob: Adicionar

Sinopse: Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império.Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.

Esse é aquele tipo de livro que antes mesmo que eu tivesse um conhecimento maior sobre ele, eu tinha certeza de que iria gostar. Não sabia se porque a sinopse era incrível, ou porque eu amo a capa dele em inglês, ou ainda porque é Brandon Sanderson, e existe algo nas resenhas dos livros desse homem que me encanta. O fato é que ele já apareceu por aqui naquela lista de "Livros que deveriam vir para Brasil", e agora que temos Coração de Aço, fico feliz de dizer - de peito cheio - que é um livro incrível. 

Podemos dizer que o livro tem muito de fantasia, e tem muito de distopia também. Uma cidade governada por um tirano com poderes sobrenaturais em um mundo pós Calamidade, que foi uma espécie de "situação espacial" seguida por explosões de super poderosos em todos os lugares. Só que invés disso criar também heróis, tecnicamente só criou vilões, o que acredito que seja uma crítica do escritor ao ser humano de maneira geral. Tipo... Dê poder ao homem e veja ele sendo corrompido. É exatamente isso! 

Nesse cenário opressor, temos a figura do protagonista, David, um garoto que quando criança viu o pai ser assassinado por Coração de Aço, o tirano que tomou conta da sua cidade. Naquele dia David viu Coração de Aço sangrar, e sabe que o vilão tem alguma fraqueza, e precisa descobrir qual é. Desde aquele dia ele estuda os Épicos - esses super poderosos - com afinco. É praticamente um dicionário ambulante sobre eles. Buscando uma forma de combatê-los, David se une aos Executores, que são um grupo de elite rebelde contra esses Épicos. 

Estou olhando para o computador tem mais de hora tentando esquematizar o que falar sobre esse livro. Ele tem tantas nuances e possibilidades futuras - sim, é uma série - que fico confusa sobre o que posso e o que devo dizer a vocês. Ler Coração de Aço é uma experiência indescritível, e estou aqui puta da vida por ter demorado tanto a tirar esse livro da estante. Por ter demorado a me sentir pasma pelas passagens incríveis dele. Pelas críticas sociais escondidas nas figuras de Épicos poderosos, e pelo tanto que amei os personagens. 

David, o protagonista, se tornou um dos meus favoritos do ano. Tem aquela coisa nerd que acho fofa, junto com uma perseverança e determinação que exala sensualidade. Ele é divertido, forte, inteligente e nenhuma dessas coisas são forçadas. Acho bárbaro quando encontro um protagonista assim, que não precisa de muito para ser incrível. Que não se esforça para isso. 

As cenas de ação também são ÉPICAS! Tipo, incríveis de verdade! Eu daria 10 estrelas só para elas, se isso fosse possível por aqui. Não perde em nada para as grandes cenas de filmes dos Vingadores, por exemplo. Saca aquele plano sequência incrível no primeiro filme da série? Pois bem, em Coração de Aço eu puder ver isso lendo. E olha, criar um plano sequência na leitura é um feito e tanto. Não só para mim, mas para o autor que cria um ambiente favorável à imaginação. 

A ideia do livro é toda genial. As críticas também são. Na verdade, estou aqui tentando pensar em algo que não seja genial nele e não acho. Simplesmente porque não tem. O livro é foda e fim de papo! Sinto-me realmente uma idiota de não ter lido nada do Sanderson até agora. Estou maravilhada por tudo o que ele criou. Por toda galeria de personagens, estratégias das cenas de ação, as ideias por trás dos Épicos... Em resumo... Leiam esse livro! E Leiam ontem, porque hoje pode ser tarde demais.