Resenha "Amanhã eu paro!" ( Gilles Legardinier)

Título: Amanhã eu paro!
Autor: Gilles Legardinier
Editora: Arqueiro
Skoob: Adicionar


Sinopse: Como todo mundo, Julie já fez muitas coisas idiotas na vida. Ela poderia contar sobre a vez que resolveu descer a escada enquanto vestia um suéter e caiu nos degraus, ou quando tentou consertar um plugue ligado na tomada segurando o fio com a boca, ou quem sabe falar de sua fixação pelo novo vizinho que nunca viu: Ricardo Patatras.Julie tem o irritante hábito de fazer as maiores loucuras quando está apaixonada. E essa obsessão a leva a prender a mão na caixa de correio do vizinho enquanto espiona uma misteriosa carta... E o pior, ainda é flagrada pelo próprio dono da correspondência.
Mas isso não é nada, nada mesmo, se comparado às maluquices que ela vai fazer para se aproximar desse homem e descobrir seu grande segredo. Movida por uma criatividade sem limites, intrigada e atraída por um desconhecido que mora tão perto, Julie assume riscos cada vez mais delirantes, sem perceber que pode cair na própria armadilha.
Com mais de 3,5 milhões de livros vendidos, Gilles Legardinier mostra em Amanhã Eu Paro! uma história original e irreverente que com certeza fará o leitor morrer de rir.

Tinha tudo para ser um livro leve, engraçado e divertido, e tudo bem que ele tem um pouco de todos esses elementos, mas de modo geral foi um livro meio decepcionante e cansativo. Sério, levei muito tempo para ler um livro tão fino. Já estava em pânico por causa disso. 

A vida de Julie está uma merda. Separada há pouco tempo, ainda remoendo a solteirice, e num emprego que detesta. O tédio de sua vida muda quando um novo vizinho se instala no apartamento de cima. E aí começa a insanidade da vida da mulher, porque ela é louca e faz de um tudo pelo o que ela quer, e isso inclui conhecer Ricardo Patatras, ser amiga de Ricardo Patatras e namorar Ricardo Patatras. 

Agora imagina uma pessoa que faz das coisas mais bizarras para se chegar num cara. Imaginaram? Eis nossa Julie! 

Meu problema inicial com esse livro foi justamente a personagem. Ela é divertida, mas é meio psicótica. Acaba de conhecer o cara e ele já é o amor de sua vida? Peraí, minha amiga! Venha aqui e vamos prosear. 

Não gosto de relacionamentos que se formam  assim. Não vejo muita verdade neles, saca? Mas dai eu lembro que é um livro de comédia romântica e que a ideia dele é ser surreal com situações loucas mesmo. Talvez eu seja muito velha ou muito ranzinza. Não sei, só não me agradou. 

Gosto dos momentos divertidos nele. Não são daqueles forçados que nos fazem ficar agoniados. São divertidos porque a personagem é atrapalhada demais e as situações que ela se mete são enroladas demais, para combinar com ela. Nada que faça você gargalhar, mas certamente vai te fazer dar uma ou duas risadas. 

Mas, apesar de achar o livro divertido, eu o achei cansativo. Demorei muito para acabar, e acredito que tenha sido por não me entrosar bem com a protagonista. Gostava das situações, mas não curtia ela. Dá para entender? Sem contar que lá no meio o autor coloca uma situação para justificar a reserva de Ricardo que me deixou tipo... heim? Não rolou, amigo! 

Não curti muito o final. É fofinho e tal, mas como comentei aqui, sou depressiva demais para coisas muito felizes. Tá Carol, para! O livro é para ser alegre. Fazer o que se sou o lado Mandy de As Aventuras de Billy e Mandy? 

É um bom livro para passar algumas horas quando não se tem mais nada de interessante na estante dentro do gênero. Mas não o indicaria. Lembrando que isso é uma opinião minha, ok? Passo longe de ser uma referência de livros para rir.