Resenha de "Deixe-me entrar" (Letícia Godoy)

Título: Deixe-me entrar
Autor: Letícia Godoy
Editora: Arwen
Skoob: Adicionar

Sinopse: Julianne Ipswich cresceu confinada no internato Le Rosey, afastada de sua família com o pretexto de receber uma educação de qualidade. Este fato sempre a incomodou e o maior desejo de Julianne era descobrir a verdade para que a família tenha a afastado, uma vez que não ficou convencida de que a preocupação com os seus estudos seria o único motivo. Ao completar 15 anos, ela retorna para Stone Forest, a cidade de seus pais, e, aos poucos, acaba descobrindo mais do que gostaria de saber.
Cercada por muito mais perigos e desafios do que ela jamais pôde imaginar que surgiriam em sua vida, Julianne precisará desvendar os mistérios de seu passado e preparar-se para os desafios do futuro rapidamente se quiser sobreviver. As vozes se misturam, os olhos sedentos nunca param de espreitar e o perigo está onde ela menos imagina. Será que Julianne conseguirá enfrentar tudo isso?


Talvez se eu tivesse lido esse livro há uns quinze anos, teria me apaixonado loucamente por ele. Tem o tipo de premissa que adoro, e personagens encantadores. Mas ele não foi para mim de um todo. Precisava ficar voltando páginas para reler coisas porque minha mente vagava para longe numa rapidez impressionante. Ele não me fisgava de jeito nenhum!

Logo no início temos uma "caça as bruxas", em um outro século. Algumas mulheres estão para ser queimadas, acusadas de bruxaria. Entre elas está a amada de Gerard, o vampiro que nos mostra, por sua visão, esse primeiro momento. O inevitável acontece, eles acabam se separando, mas com a promessa da bruxa de que ainda irão se reencontrar em outra vida. 

Então, anos depois, conhecemos Julianne, uma adolescente que viveu uma vida inteira em um colégio interno, e que agora está super ansiosa em voltar para casa e ficar com a - grande - família. Os problemas dela começam a acontecer exatamente quando retorna ao lar. Tudo parece muito diferente. Seus irmãos não envelheceram um único dia, todos estão evasivos e estranhos. 

O fato é que não me apeguei a ninguém nessa história. Nem a protagonista, E o mocinho passou por mim que nem senti que ele estava ali. Fiquei tantas páginas esperando sua aparição e ela aconteceu em mais da metade do livro, onde essa primeira metade não acontecia quase nada que justificasse a demora das coisas acontecerem, de fato. Como disse, foi um começo que me deu um puta sono. 

Eu ficava lendo e tentando entender o que diabos se passava na cabeça da guria. Hora amo chico, hora amo francisco, hora amo ninguém. Minha família é diferente? Tudo bem, eu aceito de boa! Existem seres do submundo andando por ai? Ok, normal! Sério? Tipo... sério mesmo????? 

Ela só tinha quinze anos e agiu numa naturalidade que nem eu com meus trinta agiria no lugar dela. Isso me incomodou pra cacete! Sem contar que eu não entendi o que a autora quis com o começo da história. Ambientar bem o leitor? Se foi isso, então eu não captei a parada. Poderia ter entendido tudo em metade das páginas que ela usou. 

A segunda parte do livro flui melhor, ainda que eu tenha tido momentos de não acreditar no que estava lendo. E não é porque é uma fantasia, gente. Eu leio fantasia com frequência, e até elas tem que me convencer de que aquilo é possível. Não era a trama que me incomodava, mas a reação dos personagens ao que acontecia - ou não reação. Tudo era comum, tudo era ok. Faltou aprofundar um pouco mais essa galera. Convencer o leitor dos motivos deles acharem tudo aqui normal. 

Eu entendo que a Letícia quis mostrar um pouco da vida adolescente de Julianne acima de qualquer coisa fora do normal. O problema é que a história vende muito o "anormal", e quando vem entregar alguma coisa a gente já tá um tanto saturado do livro e dos problemas adolescentes. Pelo menos comigo foi assim. 

Acredito que essa história funcione com adolescentes. Eles certamente vão captar melhor Julianne e seus amores e desabores. Eu achei tudo infantil, e sei que isso foi um problema de ligação minha com os personagens. Já disse aqui várias vezes que se o personagem não me fisga, dificilmente a história vai me fisgar. 

Devo elogiar o trabalho da editora com o livro. Capa linda, diagramação impecável. 

Esse é o primeiro livro de uma série, não sei de quantos. Lá no Skoob tem várias outras resenhas muito mais positivas do que a minha. Queria ter escrito algo realmente bom, mas não consegui. Esperei alguns dias depois de ler para analisar melhor os fatos, e cheguei a conclusão de que talvez eu esteja velha demais para esse tipo de história, ou que não era o momento para pegá-la.