Resenha de "Amor Real" (Sophia G. Paiva)

Título: Amor Real
Autor: Sophia G. Paiva
Editora: Independente
Skoob: Adicionar

Sinopse: Amor Real - Uma vida monótona e um emprego tedioso. Maria Eduarda tem apenas uma certeza, sua vida se resume apenas em trabalhar.Sua vida amorosa era um desastre, tinha perdido as contas de quanto tempo não namorava. Nada de novo acontecia, até que o alerta de seu e-mail apitou a entrada de uma mensagem, o remetente era desconhecido, mas o conteúdo a deixou extremamente curiosa.
O que ela não esperava era ter sua vida completamente virada de cabeça para baixo quando resolveu responder ao tal remetente.
Amor Real levará você em uma viagem somente de ida para o amor, provando que esse sentimento é capaz de transformar até a mais triste das almas.


Você está triste? Feliz? Tá normal!?Ok. Esse livro é indicado para todas as idades e estados emocionais. Não tem como não rir, não se debruçar em soluços incontroláveis vendo as atrapalhadas em que se envolve a personagem principal (e talvez a dona do livro todo). 

A narrativa é simples, em primeira pessoa, escrita por duas autoras (Sophia G Paiva é pseudônimo) de maneira despretensiosa. E o resultado é exatamente o oposto disso. 

Pontos negativos: não chega a ser um ponto, apenas uma observação. Os pontos de vistas alternados não me interessaram tanto quanto o monólogo interessante da protagonista, no restante do livro. Mas acho que isso se deve exatamente por essa questão. Ponto positivo: por positivo, eu quero dizer: super demais! 

Gostei da Duda, gostei da abordagem simples da vida (sim, leitores, podemos ser felizes apenas por termos um teto sobre nossas cabeças, pois a protagonista não tem nem mesmo um chuveiro elétrico) mas gostei ainda mais da falta de subterfúgios extras para dar contorno as mudanças na história. Não se trata de um personagem que evolui, e sim, de uma protagonista que conquista. Com seu jeito abusado e sem papas na língua ela revela a todos (e aos Leitores) exatamente o que se passa na cabeça quando ainda nem sequer, se passou. 

Ela é real, sabe? Do tipo que você esbarra com um carrinho no supermercado (literalmente, quem leu, vai entender como é). E isso nos toma por completo, a volta da inocência (e não daquela ingenuidade forçada que as protagonistas de hoje parecem ter), do personagem real e de uma história real. 

Comecei o livro com a ideia de que o título se referia ao começo de uma paixão virtual que se desdobraria em algo concreto para os personagens. Descobri que, talvez sem querer, quem escreveu esse livro quis dizer que todos podemos ter um "amor real", bastando encontrar no "simples", algo extraordinário.


Caixa de Correio #36


Deixei acumular mais um bocado de coisa, gente!
Vejam o que chegou por aqui esses dias, e comentem se vocês também tem os livros, ou se eles estão na sua lista de desejados.

Resenhas que já saíram no site:

Bruxa da Noite: http://www.irreparavel.com.br/2015/04/resenha-de-bruxa-da-noite-nora-roberts.html

Se Joga! : http://www.irreparavel.com.br/2015/04/resenha-de-se-joga-nancy-levin.html

Supernova: http://www.irreparavel.com.br/2015/04/resenha-de-supernova-o-encantador-de.html

Entre Nós, Pelos olhos de Donovan: http://www.irreparavel.com.br/2015/04/resenha-de-entre-nos-pelos-olhos-de.html






Fique por dentro das redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/Irreparavel
Twitter: https://twitter.com/Mundirreparavel
Instagram:http://www.skoob.com.br/usuario/133391
Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/133391
Google +: google.com/+CarolTeles

[Trecho de Terça] Sobre a Escrita


Eu sempre soube que curtia ler relatos biográficos, acho que por ser curiosa.
E quando os relatos biográficos são sobre escritores é que o negócio ganha uma proporção gigantesca para mim. Foi assim lendo a biografia de Tolkien, e também a de Capote.
Quando soube que Sobre a Escrita iria ser publicado no Brasil eu pirei. Tipo, pirei de dançar pela casa. Foi patético!
Não leio relatos biográficos de pessoas vivas, mas como no caso desse livro o King se volta muito mais para o seu lado de escritor do que de vida como um todo, resolvi que esse eu queria e PRECISAVA ler. Então eu ganhei de aniversário, e eis que ele está aqui. E definitivamente esse livro merece um espaço em todas as colunas desse site.
Conheçam um pedaço de Sobre a Escrita.


Acho que só depois dos 40 anos me dei conta de que praticamente todos os escritores de ficção e poesia que já publicaram uma linha que seja foram acusados de desperdiçar o talento que Deus lhes deu. Se você escreve (pinta, dança, esculpe ou canta, imagino eu), alguém vai tentar fazer com que você se sinta mal com isso, pode ter certeza. Não estou me lamentando aqui, apenas tentando mostrar os fatos como os vejo. 

Resenha de "Quase uma Rockstar" (Matthew Quick)

Título: Quase uma Rockstar
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Skoob: Adicionar

Sinopse: Quase Uma Rockstar - Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas.

Não sei bem o motivo, mas quando vi a capa de Quase uma Rockstar pela primeira vez imaginei que fosse um livro leve sobre uma adolescente querendo ser uma estrela no ensino médio. Em momento nenhum peguei a sinopse para ler e saber do que se tratava, e não sei se minha reação surpresa foi positiva ou negativa no momento em que descobri do que de fato se tratava esse livro. No fundo acho que deveria ter imaginado justamente uma linha de enredo,  por conhecer o trabalho do autor. 

Logo de cara você entende muito sobre a personalidade de Amber nessa história. Uma garota tão positiva, mas tão positiva em relação a vida, que você sente vontade de bater com a cabeça dela na parede ( o que foi o meu caso) ou sente vergonha de sempre pensar na metade do copo vazio. Sério, ela é tão para cima que chega a ser irritante. 

Está numa situação super ferrada na vida. Mora num ônibus escolar junto com a mãe - outra fodida que acha que todos os problemas financeiros se resolvem com um namorado que tenha dinheiro - e um cachorro muito do fofo. As vezes mal tem o que comer, mas passa os dias entre a escola, onde tem um grupo de amigos pra lá de especial, o coro da igreja, um asilo de velhos e nas visitas a um ex combatente de guerra. Sempre com um sorriso no rosto e nunca revelando para as pessoas que vive em um ônibus e que nem sempre sabe se terá janta naquela noite. É de fato a rainha da esperança. 

A personalidade de Amber, mesmo que positivista, é o melhor da personagem. Ela entra fácil na lista de personagens femininas do ano sendo justamente o contrário do que normalmente me agrada. Gosto de garotas sarcásticas, que chegam a ser cruéis, as vezes. Amber não é assim. JC, como ela, de um jeito camarada, chama Jesus Cristo, coordenada todos os seus passos. Então se você espera uma garota que fale palavrões, deseje sexo como qualquer adolescente normal, e nutra um amor impossível por um idiota qualquer do time de futebol, pode ir dando meia volta. Amber é diferente de tudo o que já vi. E mesmo que eu tenha me irritado com tanta positividade, ela é incrível! 

Até a metade do livro você entende como funciona a rotina dela, como também é apresentado a todas as pessoas que a cercam. Nenhuma delas tão positiva quanto a própria, mas cada uma com seu grau de importância na história, o que você entenderá mais para perto do fim. O fantástico desse livro para mim foi o modo como o autor cruzou as vidas das pessoas de maneira tão doce e esperançosa, até mesmo aqueles que não queriam ter esperança. Como se Amber fosse um fio condutor de dias ensolarados para todos eles, e de repente todos precisassem se unir para devolver o favor para ela. 

Sim, existe um clímax no livro que quebra toda essa positividade da menina. E depois que isso aconteceu, porque de fato já estava me irritando tantos pôneis malditos nessa história, eu me prendi em cada página e só consegui ir dormir depois de ler tudo. Pois é, eu gosto muito do drama, e Matthew Quick soube trabalhar as nuances dele de maneira a bater palmas. 

Eu amei Amber de coração, mas os personagens secundários são a cereja do bolo. Como citei acima, cada um deles tem uma relativa importância para o final dessa história. E quando ele chega, mesmo que tenha me lembrado um pouco filme de sessão da tarde, é de fazer chorar. Emocionante em cada pedacinho comum e pateticamente perfeito. Senti que estava levando um tapa na cara dessas pessoas.

Eu sou uma das criaturas mais negativas que conheço. As vezes transformo até as coisas boas em ruins. Não me pergunte como, mas faço merda desse tipo num piscar de olhos. Sei que isso é reflexo de tudo o que a vida já me deu, mas foi lendo Quase uma rockstar que entendi que me comportar assim prejudica além de mim, todas as pessoas que amo e que estão ao meu redor tentando me fazer levantar. 

É um livro cinco estrelas pelo conjunto da obra. Dou todos os créditos pelo autor me fazer sentir uma pessoa desumana por ser tão negativa. E certamente ele ganha créditos comigo pelo tanto que gostei de Amber, mesmo ela sendo inversamente o que costumo gostar. 

E daí você se pergunta onde entra a rockstar na história. Bom, vocês precisão ler para entender, e ainda assim talvez vocês acabem não entendendo. Porque não está nos acontecimentos previsíveis, e sim no conceito do que é ser uma rockstar. 

Lindo livro. Super recomendado. 

O que tem na cabeceira? #2


Olá, pessoal!
De acordo com meu planejamento para o blog, a partir de abril entra essa nova coluna para contar para vocês como vão minhas leituras de mesa de cabeceira. São os livros que estou enrolando de algum modo, os que estão no processo de leitura. 
Vocês vão perceber que alguns se repetirão, e daí vão entender o motivo disso. 
É mais uma coluna informativa, do que tipo que sei que vocês gostam.



Título: Uma Praça em Antuérpia
Autor: Luize Valente
Editora: Record
Aquisição: Recebido em parceria
Estou na página: 17


Comecei o livro ontem e não tenho muito o que dizer dele. Me parece uma leitura agradável, e as folhas amarelas e de fonte em tamanho decente, me faz pensar que acabarei esse livro muito antes do que imaginei. Por enquanto só conheci o prólogo, e ele promete. 




Título: Jonatha Strange & Mr. Norrell
Autor: Susanna Clarke
Editora: Seguinte
Aquisição: Cedido em Parceria
Estou na página: 52

Como comentei no vídeo de caixa de correio, não achei que esse livro seria tão grande até que ele chegasse aqui em casa. Tem mais de 800 páginas. E se levarmos em conta o tamanho da fonte, ele deve se igualar em tamanho ao meu calhamaço da vez, que é o IT. Contudo já comecei, e acho que lerei em tempo hábil porque a escrita da Susanna é deliciosa, e o texto até agora chamou minha atenção. Uma fantasia bem gostosinha. 



Título: Sobre a escrita
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Aquisição: Presente de aniversário
Estou na página: 35

Sobre a escrita não é um livro para se ler de uma tacada só. Peguei por um instante no trabalho e devorei poucas páginas, mas tomando o cuidado devido de anotar coisas que acho relevante. Está sendo um estudo sobre a escrita de King, e estou encarando como tal. 


Título: IT
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Aquisição: Compra
Estou na página: 300

Andando a passos de tartaruga, graças a escrita super detalhista do autor. Não acho isso ruim, só trabalhoso. Daí pego apenas quando estou com tempo sobrando, e com paciência para religar fatos e personagens que já foram citados. Vou te contar, ler esse livro é difícil pela quantidade de informação. 



Título: Fugitiva
Autor: Alice Munro
Editora: Biblioteca Azul
Aquisição: Kindle
Estou na página: 30%

Livros de contos e que eu não estou com nenhuma pressa para ler. Lendo no meu tempo, e tomando cuidado para entender a dimensão da natureza humana que a autora insere em cada personagem. Terminei o primeiro conto há pouco tempo, e agora estou no segundo. 







Fique por dentro do que estou lendo através do Twitter (@Mundirreparavel ) e do Instagram (@caroltelesbispo)

[Lançamentos] Arqueiro/ Sextante


Oi, gente!
Vamos dar uma olhada nos lançamentos que a Saraiva trouxe em abri? 


Adicionar legenda

Título: Os Últimos Passos de Jesus
Autor: Bill O'Reilly
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva 

Sinopse: "Quase dois mil anos depois de Jesus ter sido brutalmente assassinado pelos soldados romanos, mais de 2,2 bilhões de pessoas ainda tentam seguir os ensinamentos de uma das figuras mais polêmicas e revolucionárias da História e que muitos acreditam ser o messias. Agora Bill O’Reilly e Martin Dugard contam em detalhes os acontecimentos inquietantes que levaram à execução do homem mais influente que já caminhou sobre a Terra. Os últimos passos de Jesus apresenta um homem de grande intelecto em sua luta para aceitar o destino que o aguarda. Abrangendo desde o nascimento dele até o fim de seu ministério, a narrativa se concentra em apresentar os fatos que envolvem sua vida e o contexto histórico da época. Este é o resultado de uma extensa pesquisa que traz informações esclarecedoras sobre a Terra Santa, o texto bíblico e toda a crueldade da ocupação romana – inclusive a crucificação, a punição mais desumana e temida naqueles tempos. Este instigante relato sobre Jesus e seu tempo também apresenta em cores vivas outros personagens históricos importantes, como Júlio César, Cleópatra, César Augusto, Herodes, Pôncio Pilatos e João Batista. A partir de descrições ricas sobre os costumes do Império Romano, a vida dos judeus da época e sua maneira de enxergar o mundo, você vai testemunhar os eventos históricos e políticos que tornaram inevitável a morte de Jesus de Nazaré."



Título: Como chegar ao sim com você mesmo
Autor: William Ury
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva
Sinopse: "William Ury, coautor do clássico Como chegar ao sim, já ensinou milhares de indivíduos a se tornarem negociadores mais habilidosos. Ao longo dos anos, ele descobriu que o maior obstáculo a acordos bem-sucedidos e relacionamentos satisfatórios não é a outra parte, por mais difícil que a pessoa possa ser. Na verdade, o principal entrave somos nós mesmos – nossa tendência natural a reagir de uma forma que não atende nossos interesses. Se fizermos um exercício de reflexão e entendermos quais são nossas verdadeiras necessidades e o que de fato vai nos deixar felizes, criaremos as bases para compreender e influenciar os outros. Neste livro, Ury tira proveito de sua experiência pessoal e profissional em mediar conflitos pelo mundo e apresenta um método prático para ajudá-lo a chegar ao sim primeiro com você mesmo, melhorando drasticamente sua capacidade de chegar ao sim com os outros. Ele conta como foi atuar na negociação entre o empresário Abilio Diniz e a holding que controlava o Grupo Pão de Açúcar, influenciar o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez na grave crise política com a oposição e negociar um acordo de paz entre líderes guerrilheiros e o governante de um país assolado pela morte de milhares de inocentes. Este livro é um guia essencial para obter a satisfação interior que irá tornar sua vida melhor, seus relacionamentos mais saudáveis, sua família mais feliz, seu trabalho mais produtivo e o mundo um lugar mais pacífico."


Título: O Sangue do Cordeiro
Autor: Sam Cabot
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: "“Este documento, querida amiga, vai abalar a Igreja.” Ao ler essas palavras em uma carta encontrada em um arquivo empoeirado, Thomas Kelly fica cético. O documento citado na correspondência está desaparecido, mas Thomas, padre da ordem dos jesuítas, duvida que exista algo com tal poder – até ser convocado ao Vaticano para iniciar uma busca desesperada por ele. Enquanto isso, diante de um conselho formado por seus superiores, Livia Pietro recebe instruções claras: encontrar um padre jesuíta recém-chegado a Roma e juntar-se a ele na procura da Concordata, um tratado que contém um segredo tão chocante que poderá destruir para sempre todo o povo de Livia. Enquanto pistas cifradas do passado lançam os dois em um universo traiçoeiro repleto de obras de arte, maquinações religiosas e conspirações, eles são caçados por pessoas capazes de tudo para achar o documento primeiro. Thomas e Livia, então, precisam correr para montar o quebra-cabeça capaz de redefinir os rumos da história e evitar o caos e a destruição que a revelação da Concordata poderá causar. Livia, porém, tem um segredo: ela e seu povo são vampiros. Com uma narrativa que remete ao estilo de Dan Brown e ao terror sobrenatural de Anne Rice, O sangue do cordeiro é uma viagem inesquecível a um passado inimaginável."


Título: Atenção Plena
Autor: Mark Williams e Danny Penman
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva
Sinopse: "Com 200 mil exemplares vendidos, este livro e o cd de meditações que o acompanha apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas – que é o que faz você se sentir estressado, irritado e frustrado. Este livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada. Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre à sua disposição – a apenas uma respiração de distância."



Título: Campo dos Milagres
Autor: Hannah Luce
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva
Sinopse: "Em 11 de maio de 2012, um pequeno avião com cinco amigos caiu no meio de um milharal no Kansas, deixando apenas uma sobrevivente: Hannah Luce, na época com 22 anos, filha de um renomado evangelista. Hannah sempre seguiu o caminho que a família traçou para ela, se formando em uma universidade cristã e assumindo uma posição de destaque no ministério de seu pai. Mas questionava constantemente suas convicções religiosas. Até que ponto tudo que ela tinha aprendido era verdadeiro? Depois daquele dia fatídico, Hannah se viu física e mentalmente devastada. Por que tinha sido poupada? Como explicar os acontecimentos milagrosos que garantiram sua sobrevivência? Aos poucos, ela conseguiria desenvolver uma nova forma de fé, que iria acrescentar significado à sua vida e ao mesmo tempo honrar a memória de seus melhores amigos. Campo dos milagres é uma história real inspiradora e comovente sobre reinvenção pessoal, família e amizade."


Título: O Milagre
Autor: Nicholas Sparks
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: "Jeremy Marsh é um jornalista cético que dedica a vida a investigar e desmentir fenômenos sobrenaturais. Ele está no auge do sucesso, prestes a ir trabalhar na TV, quando recebe uma carta curiosa. Nela, uma senhora relata a ocorrência de luzes estranhas e fantasmagóricas no cemitério de Boone Creek, uma pequena cidade na Carolina do Norte. Farejando uma boa história, Jeremy sai de Nova York e vai passar uma semana lá. Quando começa suas investigações, ele conhece a obstinada Lexie Darnell. Responsável pela biblioteca local, ela está determinada a proteger as pessoas e a cidade que tanto ama – e nem um pouco disposta a confiar no forasteiro. Depois de sofrer pelo término de dois relacionamentos, ela tem duas certezas: a primeira é de que seu lugar é em Boone Creek, e a segunda é de que não se pode acreditar num homem tão sedutor quanto Jeremy. O que ela não imagina é que o jornalista também tem suas feridas. Ele nunca conseguiu superar completamente a dor de seu casamento desfeito e a frustração de saber que jamais poderá ser pai. Enquanto tenta descobrir a verdade por trás das luzes do cemitério, Jeremy tem que desvendar também os próprios sentimentos e se vê diante de escolhas muito difíceis, entre elas a de voltar para a vida que conhece em Nova York ou fazer algo completamente novo: acreditar. O milagre é um romance que explora os maiores mistérios de todos: os do coração."



Título: Pepe Mujica
Autor: Allan Percy
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva
 
Sinopse: "Uma das lideranças mais admiradas da América Latina, Pepe Mujica ficou conhecido como o “presidente mais pobre do mundo”. Durante seu mandato, o político uruguaio doava a maior parte de seu salário e era visto circulando em seu fusca azul. Sua história serve de exemplo para muitos jovens e está repleta de fatos tão peculiares quanto seu modo de vida, marcado pela luta contra o consumismo e por sua aparência, que em nada lembra a de um chefe de Estado. No entanto, seu jeito boa-praça esconde as duras lições de um passado de idealismo e dificuldades. Membro de um grupo guerrilheiro, Mujica participou de ações armadas e acabou capturado pela polícia. Durante o período do cárcere, sofreu torturas e severas privações, chegando à beira da loucura. Libertado após 13 anos de prisão, voltou à vida política e ocupou os cargos de ministro e de senador antes de se tornar presidente. Mas foi durante seu governo que colocou o Uruguai no mapa como uma das nações mais progressistas do mundo, ao aprovar medidas como a descriminalização do aborto e a legalização da maconha e do casamento gay."


Título: Ligeiramente Maliciosos
Autor: Mary Balogh
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: "Após sofrer um acidente com a diligência em que viajava, Judith Law fica presa à beira da estrada no que parece ser o pior dia de sua vida. No entanto, sua sorte muda quando é resgatada por Ralf Bedard, um atraente cavaleiro de sorriso zombeteiro que se prontifica a levá-la até a estalagem mais próxima. Filha de um rigoroso pastor, Judith vê no convite do Sr. Bedard a chance de experimentar uma aventura e se apresenta como Claire Campbell, uma atriz independente e confiante, a caminho de York para interpretar um novo papel. A atração entre o casal é instantânea e, num jogo de sedução e mentiras, a jovem dama se entrega a uma tórrida e inesquecível noite de amor. Judith só não desconfia de que não é a única a usar uma identidade falsa. Ralf Bedard é ninguém menos do que lorde Rannulf Bedwyn, irmão do duque de Bewcastle, que partia para Grandmaison Park a fim de cortejar sua futura noiva: a Srta. Julianne Effingham, prima de Judith. Quando os dois se reencontram e as máscaras caem, eles precisam tomar uma decisão: seguir com seus papéis de acordo com o que todos consideram socialmente aceitável ou se entregar a uma paixão avassaladora? Neste segundo livro da série Os Bedwyns, Mary Balogh nos conquista com mais um capítulo dessa família que, em meio ao deslumbramento da alta sociedade, busca sempre o amor verdadeiro."



Título: A Identidade da alma
Autor: Panache Desai
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva


Sinopse: "A identidade da alma é o nosso DNA espiritual – a essência de quem realmente somos, a parte mais autêntica do nosso ser, nossa contribuição única para o mundo. No dia a dia, acabamos permitindo que nossa identidade seja bloqueada por inúmeros obstáculos emocionais, como raiva, medo, culpa, vergonha, tristeza, desespero. Quando não somos capazes de enfrentar as dificuldades de forma amorosa, elas se tornam um peso sobre nossos ombros, nos impedindo de abraçar nossa natureza divina primordial. Condicionados a permitir que o olhar do outro determine a maneira como nos vemos, criamos uma versão irreal de nós mesmos. Nessa busca por aceitação, deixamos de lado aquilo que mais importa e perdemos a capacidade de nos enxergar sem dissimulações nem disfarces. Para ajudá-lo a se abrir para a mudança e recuperar a conexão com a sua verdadeira essência, Panache Desai criou este programa de desintoxicação emocional. Com exercícios e meditações para serem feitos pela manhã, no meio do dia e à noite, este guia prático e inspirador foi concebido para servir de bússola no caminho do autoconhecimento. Nesta jornada de 33 dias de reflexão e ensinamento, você vai reencontrar sua autenticidade, redescobrir seu propósito e suas paixões, e voltar a acreditar, do fundo de sua alma, na infinita possibilidade de todas as coisas."

Título: Agência de Investigações Holísticas
Autor: Douglas Adams
Skoob: Adicionar

Sinopse: "A série O Mochileiro das Galáxias consagrou Douglas Adams por sua fina ironia e sua capacidade de elaborar histórias hilárias e inusitadas. Porém, essa não foi sua única obra-prima. Também na década de 1980, ele criou o personagem Dirk Gently, cujos elementos principais surgiram quando escrevia episódios para Doctor Who, outro ícone britânico da ficção científica. Adams morreu em 2001, deixando dois volumes sobre as aventuras do detetive carismático e arrogante. Agora, finalmente, o primeiro livro é publicado no Brasil. Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams."




Título: Floresta Encantada
Autor: Johanna Basford
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva



Sinopse: "Neste livro, Johanna Basford convida o leitor a embarcar numa viagem ao coração de uma floresta encantada. Enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, seu desafio é encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo destas páginas. Eles destravam o portão do castelo, revelando seus mistérios. O que será que ele guarda? Traga à tona o artista que existe em você e divirta-se em uma jornada através desse universo deslumbrante."

[Tag] Trilha Sonora do Cinema na Literatura


Oi gente!
Como uma completa apaixonada por livros e cinema, criei essa Tag inspirada em uma Tag chamada Música Clássica na Literatura, criada pelo canal Romeu e Julieta
Deu um trabalho dos diabos editar esse vídeo, mas no final das contas eu amei o resultado! 
Espero que vocês gostem. 

As trilhas sonoras usadas são dos seguintes compositores: 
(Steve Boeddeker, John Williams, Howard Shore, Danny Elfman, Nacio Herb Brown, Bernard Hermann, Max Steiner, Vangelis, Hans Zimmer, Klaus Badelt)

Perguntas da TAG

Trilha de Psicose: Um livro que vai gerando tensão do início ao fim.
Trilha de Carruagens de Fogo: Um livro com um personagem obstinado.
Trilha de E o vento levou...: Um romance que ultrapassa os séculos
Trilha de Harry Potter: Um livro nostálgico. Que te lembra a infância.
Trilha de Missão Impossível: Um livro onde acontecem coisas bizarras. Que você não sabe de onde o autor tirou aquilo.
Trilha de Piratas e Caribe: Um livro com um personagem que você gostaria de conhecer.
Trilha de A Lista de Schindler: Um livro triste, que te deixa depressivo.
Trilha de O Exorcista: Um livro que te  deixa arrepiado só de lembrar.
Trilha de Cantando na Chuva: Um livro que te faz rir
Trilha de Jurassic Park: Um livro que você leu tantas vezes que já decorou as falas.
Trilha de Star Wars: Um livro com uma história que você gostaria de viver.
Trilha de O Senhor dos Anéis: Um livro inspirador. Que deixa uma mensagem para levar até o resto da vida.



Fique por dentro das redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/Irreparavel
Twitter: https://twitter.com/Mundirreparavel
Instagram:http://www.skoob.com.br/usuario/133391
Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/133391
Google +: google.com/+CarolTeles

Resenha de "Bruxa da Noite" (Nora Roberts)

Título: Bruxa da Noite
Autor: Nora Roberts
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: De uma das autoras mais queridas do mundo chega uma trilogia sobre a terra a que nos conectamos, a família que guardamos no coração e as pessoas que desejamos amar...Com pais indiferentes, Iona Sheehan cresceu ansiando por carinho e aceitação. Com a avó materna, descobriu onde encontrar as duas coisas: numa terra de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias – a Irlanda.
Mais precisamente no Condado de Mayo, onde o sangue e a magia de seus ancestrais atravessam gerações – e onde seu destino a espera.Iona chega à Irlanda sem nada além das orientações da avó, um otimismo sem fim e um talento inato para lidar com cavalos. Perto do encantador castelo onde ficará hospedada por uma semana, encontra a casa de seus primos Branna e Connor O’Dwyer, que a recebem de braços abertos em sua vida e em seu lar.
Quando arruma emprego nos estábulos locais, Iona conhece o dono do lugar, Boyle McGrath. Uma mistura de caubói, pirata e cavaleiro tribal, ele reúne três de suas maiores fantasias num único pacote.
Iona logo percebe que ali pode construir seu lar e ter a vida que sempre quis, mesmo que isso implique se apaixonar perdidamente pelo chefe. Mas as coisas não são tão perfeitas quanto parecem. Um antigo demônio que há muitos séculos ronda a família de Iona precisa ser derrotado.
Agora parentes e amigos vão brigar uns com os outros – e uns pelos outros – para manter viva a chama da esperança e do amor.


Quando se trata de Nora Roberts, eu nunca espero muita coisa. Não por não gostar dos livros dela, mas porque eles são altamente lineares. Não sei se porque todos os que li são romances, mas é praticamente a mesma coisa, mudando apenas os protagonistas e as situações nas quais eles estão inseridos. 

Esse livro começa no século XVIII, com uma bruxa e seus três filhos tentando escapar de um mal que ronda a casa deles em busca do poder dela. Acontece uma determinada situação nessa época, e ela divide o poder para os três filhos, e todos os descendentes deles que virão com os anos. 

Disso nós pulamos para o século XXI, com a personagem principal dessa história que é a Iona, uma das descendentes da Bruxa da Noite, que também é uma bruxa, só que meio despreparada para o poder. Cresceu longe dessa parte da sua família, e de tudo o que fosse relacionado a magia e esoterismo. 

Ela acaba voltando para a Irlanda, numa busca de reconhecimento próprio. Acredita que seu lugar nunca foi ao lado dos pais ou no país onde morou praticamente a vida inteira. Então arruma as trouxas e se muda para perto dos primos Connor e Branna, que também são descendentes, e portanto bruxos. 

É com eles que Iona vai descobrir como usar seu poder, e também com eles que ela descobre que o mal que rondava a família séculos atrás, ainda está atrás do poder da bruxa. Eles precisam se unir para derrotar esse vilão, que meio que funciona como uma resolução profética de que aconteceu na família deles anteriormente. A magia é praticamente um protagonista a parte desse livro. 

Claro que temos um romance no meio, e ele vem na figura de Boyle, que se torna seu patrão nos estábulos. Uma coisa importante para saber sobre Iona é que ela é completamente apaixonada por cavalos, e que seu poder permite que ela saiba o que esses animais estão sentindo. Como se conversasse com eles, e isso também tem muito do que aconteceu no começo da história. 

O enredo é de um romance simples, mas mesclado com essa pitada gostosa da magia que existe na família de Iona. São três descendentes dos poderes da Bruxa da Noite, e eles juntos formam uma unidade interessante. Tem seus poderes isolados e meio únicos, mas também tem poderes abertos a todos, de modo geral. 

Contudo o que me encantou nesse livro não foi o fator magia ou personagem principal, já que Iona é dessas alegres e positivas que fala tudo o que vem na cabeça, e eu não tenho tendência a gostar de personagens assim. Mas quando juntamos ela, Connor, Branna, Boyle, Meara e Finn, daí eu pego gosto na história. Tem muitas cenas deles juntos, e elas são ótimas! Adoro livros onde existem grupos de amigos que se completam, de algum modo. 

Branna e Finn tem aquela tensão do proibido no ar, e por isso é meu casal predileto. Vivem brigando e soltam veneno um para o outro o tempo todo. Isso porque Finn tem uma peculiaridade interessante dentro da magia, mas vocês precisam ler para entender. 

Connor é o engraçado. Aquele que todo mundo ri das piadas e que deixa o ambiente leve. Meara é dessas garotas que você não vai querer pisar no calo, porque ela morde. 

Pessoalmente gostei mais dos outros dois casais do que do casal principal desse livro, mas tentei encará-los apenas como um modo que a autora usou para mostrar ao leitor o cenário e o enredo que ela queria que entendêssemos dessa história. Quando se coloca a magia no meio, você até esquece que o casal principal não tem essas químicas todas juntos. Na verdade eu até curti o Boyle, só não gostei muito de Iona. Acredito que isso é uma questão de afinidade de personalidade mesmo. Não tenho amigas tipo ela, e acharia irritante se tivesse. 

Eu gostei bastante do livro. Adoro histórias que envolvam magia de algum modo, e nessa você vê a magia praticamente em todas as páginas. Incomodou-me um pouco que tudo parecesse muito comum para eles, inclusive para aqueles que não praticam a magia. Sei lá, acho que a coisa da descoberta e do susto também ficariam interessante aqui. Contudo não foi nada que me fizesse desgostar do livro num todo. 

O enredo é gostoso e te deixa com água na boca para saber o que a autora vai aprontar no volume seguinte porque, claro, nosso vilão virá mais forte do que nunca. Prevejo muitos risos, por se tratar do livro de Connor, e muitas bundas machucadas, por conta de Meara. 

Se vocês gostam de magia, romance e Nora Roberts, não deixe de conferir Bruxa da Noite. É só uma trilogia - graças a Deus - e não vai dar tanta dor de cabeça acompanhar. Sem contar que você lê rapidinho e que te deixa com vontade de mexer os dedos e fazer penas voarem. 



Essa série: Daredevil (Demolidor)


Marvel's Daredevil (no Brasil, Demolidor), ou simplesmente Daredevil, é uma web série americana de televisão desenvolvida para a Netflix por Drew Goddard, baseado no personagem da Marvel Comics com o mesmo nome. Ela está inserida no Universo Marvel Cinematográfico, compartilhando a continuidade com os filmes da franquia, e é a primeira de quatro séries sobre super-heróis que futuramente irão se unir em uma equipe, levando à minissérie Marvel's The Defenders . É produzida pela Marvel Television em associação com a ABC Studios, DeKnight Prods. e Goddard Textiles.

 Foi depois de Daredevil que percebi que existia de fato um amor platônico entre minha pessoa e as séries do Netflix. Apesar de não amar todas, as que amo são aquelas que só paro de ver depois que vi a temporada inteira. Foi o que aconteceu com Marco Polo, Hemlock Grove e House of Cards. 

Que uma coisa fique bem clara aqui, não sou fã de quadrinhos de heróis. Os únicos quadrinhos que li na minha infância foram os que todas as crianças leram, e que não inclui os da Marvel. Na verdade percebi esses dias que eu nem saberia por onde começar a ler algo de heróis. Sim, sou uma completa tapada para isso.

Contudo, como vocês podem perceber na trajetória do Irreparável, sou a maior fanzoca desses carinhas no cinema. Fico rindo a toa quando paro para pensar nos vilões de Batman, ou na trajetória de crescimento do Homem Aranha. Minhas paixões eternas são Loki, de Thor, e o V, de V de vingança. E, apesar de ter odiado o filme do Demolidor, a bexiga do herói entrou na minha curta lista de heróis favoritos simplesmente por causa de uma série. Dessa série. 


Assisti o primeiro episódio super despretensiosamente. Estava meio entediada, queria tentar uma série nova e BAM, fui jogada em Hell's Kitchen e totalmente tragada pelo submundo desse lugar. Pelos vilões de caricaturas culturalmente sociais, e pelo mocinho que praticamente não tem cara de mocinho, mas que ganhou meu coração logo em uma das primeiras frases. 

"Não vim pedir perdão pelo o que fiz, padre, mas pelo o que ainda vou fazer". (Corações aqui)

A série já começa com o Matt adulto, abrindo a empresa de advocacia ao lado de Foggy, seu melhor amigo, e pegando um caso sobre um assassinato suspeito onde uma tal de Karen tinha sido acusada. Também vemos o lado cruel da série, com o grupo tão variado de pessoas que tomaram as ruas escuras e perigosas da cidade. Trafico humano, narcóticos, assassinatos cruéis...Um leque aberto de tipos comuns em histórias onde existem inimigos para mocinhos bem humanos. 


Por mais que se saiba que O Demolidor é um cara com instintos muito mais apurados do que qualquer cego, provavelmente por conta da intoxicação que teve quando era criança por conta de um produto químico, ele segue a linha de vilão humano. E o que quero dizer com isso? Ele não voa, não tem teias saindo do braço, não vira um monstro ou usa um martelo de poder. Matt Murdock sangra, e muito!Nem o Batman, que também é um herói terreno, mas que tem uma vasta cadeia de vilões incríveis, sangra tanto como esse cara. Pessoalmente? Nunca gostei do homem morcego, e nem gostava do Demolidor antes, mas a sensibilidade com a qual os roteiristas criaram esse personagem aqui despertou meu instinto materno, fraterno e todos os instintos de proteção que poderia ter com um personagem. 

Acho que o segredo de Daredevil foi justamente o roteiro. Ele é incrível e te suga de maneira que você nem percebe que está sendo sugado. A todo momento você entra no conflito do herói sobre fé e justiça. Matt é extremamente católico, e ser um cara que bate em outras pessoas sendo católico é bem complicado. Ele se culpa por fazer o que faz, mas acha que algo precisa ser feito e tem que ser feito por ele, porque ele pode fazer. A corrupção tomou uma proporção em Hell's Kitchen, que até quem está assistindo sente que precisa fazer alguma coisa em relação a aquilo, imagina ele que mora lá e tem instintos bizarros! 

A construção do personagem o torna humano de uma forma singular. Claro que tem seus monstros, ou não faria o que faz. Mas o incrível é que seus monstros poderiam facilmente ser os meus os seu, que está me lendo agora. Na verdade, assistindo Daredevil eu senti que se tivesse a capacidade de fazer alguma coisa, também o faria. A desumanidade começa quando você pode fazer algo bom e não faz por omissão. Mesmo que para chegar ao algo bom precise passar por algo ruim. Ou fazer algo ruim a alguém. 


Até o Wilson Fisk, o nosso vilão FODA da vez, é humano. Não sei se porque o ator está divino no papel, ou se porque o roteiro o criou tão incrível mesmo - ou os dois - mas Fisk é quase tão humano quanto o próprio Matt. A questão dos flashback dos personagens dá essa humanidade da qual estou falando. As passagens de infância deles são cruéis e tristes, e quem parar para pensar vai entender que as vezes não dá para fugir de uma determinada situação sem ser mal, saca? É como se com Fisk você entendesse um pedaço da cabeça de Matt, e vice e versa. É genial! 

Um dos maiores símbolos dessa série foi um quadro que o Fisk comprou numa galeria de arte. Um quadro branco e texturizado que aparece na primeira vez que o personagem se mostra na série, e também na última aparição dele. É um ciclo de uma ideia que se inicia com aquilo, vai para infância para entendermos o significado, e volta para a fase adulta dele e te enche de uma sensação de que nada está concluído, e que você entende o que ele está sentindo. 


Eu nem vou comentar a fotografia incrível dessa série porque seria desonesta com vocês. Nada que eu diga pode explicar como ela é maravilhosa, e vocês precisam assistir para senti-la, Planos sequenciais de tirar o fôlego e cenas de luta arrepiantes. Não tem como explicar esse elemento sem que vocês vejam, mas posso deixar um gostinho bom do que esperar por aqui. Vejam o vídeo abaixo e prestem atenção como não tem um único corte de câmera nessa cena inteira. A bexiga da câmera é uma expectadora quase palpável desses cinco minutos. É de fazer babar. 



Uma das melhores - e filosóficas - cenas dessa série é uma conversa que Matt tem com o padre da igreja onde ele frequenta, acho que no episódio 9. Não sou muito inclinada a igreja católica, mas frequentaria uma missa que esse cara rezasse com prazer. A cabeça desse padre é incrível, e os diálogos que ele tem com Matt chegam a ser heresia em alguns momentos, mas também uma mostra de um determinado tipo de fé que talvez tenha se perdido na humanidade de hoje. 

Não tenho mais argumentos para convencer vocês de que precisam ver Daredevil. Não pensem em uma série de heróis, apenas. Pensem numa série de pessoas com capacidade de mudar o mundo, e nem precisa de super poder para isso. Sendo sincera? Eu praticamente chorei quando o ator apareceu com a roupa vermelha a qual estamos acostumados a ver nos desenhos. Era uma conquista dele, mas também uma conquista minha, que estava só assistindo. Era a força que Matt precisava para fazer o necessário, e minha força para entender que ele tinha que fazer aquilo. Botei meu instinto de proteção pela cara de lado e torci por ele, mesmo que se arrebentasse no fim. Se tem uma coisa que você aprende assistindo Daredevil, é que ele suporta muito mais do que aparenta suportar, e que você, só um expectador daquilo, tem que aguentar com ele. 

Se dispam de preconceitos a super heróis e assistam!



Resenha de "Se joga!" (Nancy Levin)

Título:, Se joga!
Autor: Nancy Levin
Editora: Gente (Cedido em parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Você não está feliz com os rumos que sua vida tem tomado e está deixandoseus sonhos de lado. Sente-se num beco sem saída. E está errado! Existe uma nova rota. Só precisa fazer uma escolha – e esta é a coisa mais difícil pela qual já teve de passar. Falta coragem? Então este livro vai ajudá-lo.
Nancy Levin teve de suportar uma grande dor, e sobreviveu! Sua superação aconteceu por meio do método que agora ela compartilha com você. São dez passos para se jogar em direção ao que sempre desejou, e finalmente realizar o que seu coração tanto lhe pede.
Essa é uma jornada de aceitação e verdade para que você consiga visualizar-se livre. Ao fazer sua escolha, terá clareza sobre seus limites, as pessoas certas ao seu lado e autodomínio para ir aonde quiser. Quando estiver pronto, saltará. E não estará sozinho! Este livro o acompanhará para que consiga lidar com as consequências da mudança e tenha uma transição suave. Por fim, o grande trunfo: dizer sim. Para você. Para sua vida. Para seus sonhos.


Vou confessar que não sou muito boa em ler livros de auto ajuda. Ganhava vários do meu pai na época da adolescência, quando ele achava que eu poderia surtar só pela quantidade de hormônios bagunçados em mim. Lembro que gostava, mas passava longe de ser o amor que tinha pelas histórias ficcionais. E exatamente por isso é o tipo de livro que raramente peço de parceria. 

Acontece que desde a primeira vez que meus olhos caíram em Se Joga! Que não consegui desgrudar da ideia de lê-lo. Não sei se foi a sinopse em si, ou apenas a frase de chamada, mas ele me chamou, e não neguei que viesse até mim. 

O livro é dividido em dez capítulos onde a autora cria passos para te ajudar a "pular" de uma determinada situação que está te causando mal. Cada capítulo traz um grau de complexidade e um olhar diferenciado sobre um problema. E no final deles ainda temos os exercícios propostos por ela, o que para mim funcionou como um tapa na cara. 


Levei muito a sério a coisa do ler o livro e seguir os passos indicados pela autora. Então se no exercício da vez eu tinha que sair da minha zona de conforto e dizer a alguém um não, algo que é muito raro de minha parte, eu me estremecia toda, tremia feito a máquina de lavar da minha mãe, mas finalmente saia. De acordo com Nancy, quando você não está pronto nem para se ajudar, ajudar outra pessoa pode ser atrapalhar um pouco. E ela tem razão. 

Não foi um livro fácil de ler justamente porque todo momento a autora colocava um espelho em minha frente. E não só o espelho da minha aparência, mas das minhas atitudes e formas de encarar a vida. 

Estou passando por uma dessas crises que você não sabe bem a que lugar pertence, e se o que você gosta de fazer é louco demais para ser considerado uma opção de vida. 

Nancy usou da separação dela para ajudar o leitor a entender que sentir certas coisas ruins é necessário, mas não viver o luto por elas mais do que deveria. E do mesmo jeito que funcionou para a separação, me ajudou a ver outros aspectos da minha vida, como o profissional, por exemplo. 


Sou agente de saúde pelo município onde moro. Dessas que vão de casa em casa procurando focos da dengue e fazendo o tratamento. Odeio o meu trabalho! E acreditem que admitir isso publicamente é mais difícil do que eu achei que seria.  

Não sou dessas trabalhadoras automáticas. Tem gente que nasceu para a repetição de uma situação. Eu nasci para criar, e estar nas ruas colocando veneno nas casas me soa como desperdício do meu tempo. Não que isso não seja importante, é, e muito! Mas do jeito que o governo daqui encara o nosso trabalho, ser agente é meio ridículo e cheio de descaso. 

Já dei várias ideias para fazer com que o programa da dengue deixe de ser padrão para se tornar um exemplo no país. De atividades educacionais junto à empresa de limpeza urbana, até uma WEB 2.0, onde a própria população também teria um trabalho de agente indicador de problema. A situação da dengue no país é crítica, e pode apostar que é absurdamente mais educacional do que qualquer outra coisa. A parcela dos moradores que cuidam do seu quintal é até grande, mas ainda é inferior em relação aos que não cuidam. E nesse caso todos pagam o pato. 

Mas minhas ideias nunca foram ouvidas porque, como disse o ex coordenador do programa em Maceió, nós somos a ralé da saúde. E isso para alguém que cria é absurdamente humilhante. Estou aqui oferecendo ideias legais e eles se preocupam mais com quantas casas você conseguiu entrar em um dia. 


Esse desabafo foi para dizer que o livro da Nancy me fez pensar sobre o que estou fazendo da minha vida trabalhando em algo que não valoriza o que eu sei fazer. E não culpo quem deveria estar olhando minhas ideias, e sim a mim, que não procurei sair daqui e fazer algo melhor. 

A situação ficou tão séria, que eu arranjei uma síndrome do pânico por conta dos assaltos que sofri trabalhando, e provavelmente mesclou com uma depressão por estar nesse trabalho que me sufoca mentalmente. Não pelo serviço, porque ele é fácil, mas pela incapacidade criativa dele. 

Por isso estou naquele momento na minha existência que tento mudar. Não sei como começar, nem para onde irei com essa decisão, mas preciso mudar. Como diz a autora, preciso me jogar. Ainda não o fiz porque tenho um filho de seis anos que precisa do meu salário, mas vou fazer por onde manter minha sanidade junto com meu salário. Não nasci para ser uma repetidora automática das ideias dos outros. Nasci para ter ideias. 

Perceberam o quanto esse livro me colocou para pensar? O quanto cada exercício me chocou e me tomou a voz em muitos momentos? Esse espelho de Nancy mostra alguém que você tem medo de ver, e esse seria o interno de quem tu és. É assustador, caótico e por vezes asqueroso, mas ainda é você. Trabalhar pela mudança começa quando enxerga o que precisa mudar. Eu enxerguei. 

Se você tem medo de se jogar, esse é um bom livro para ler. Talvez os exercícios te ajudem a dar o primeiro passo. 

Resenha de "Supernova - O Encantador de flechas" (Renan Carvalho)

Título:Supernova - O Encantador de Flechas
Autor:Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito (Cedido em parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Supernova - O Encantador de Flechas - Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.
Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.

Apesar de ser uma completa apaixonada por fantasia, esse é um gênero que quase não leio mais. Começar o blog exigiu muito do meu tempo de leitura, e se antes eu passava meses para terminar de ler um livro, agora preciso dar conta de pelo menos cinco. E como fantasia é sempre um pouco demorado e complicado para ler - graças a ampla quantidade de elementos novos ao entendimento do leitor - eu quase não pego. 

Tirei esse da estante porque não estava muito querendo os outros dois que vieram juntos. Daí achei de optar por esse por ter o enredo mais chamativo para mim, e parecer de fato muito bacana. Li as primeiras páginas e já estava sugada por ele. A quantidade de elementos que o autor insere logo no início deixa o leitor curioso e ambicioso por mais. 

Não vou conseguir explicar esse livro muito bem a vocês, até porque tudo o que precisam saber está na sinopse ai em cima. Mas a medida que lia eu pensava muito numa mistura de Joseph Delaney naquela série de O Aprendiz e o filme que Nicholas Cage é um professor de magia de um garoto. O clima era bem esse. 

Não ter me situei muito bem no tempo onde a história se passava. Acho que ela tinha um pouco do medievalismo misturado com algo bem futurista também, principalmente se tratando das vias sociais dos personagens. O trabalho do avó de Leran, a escola onde o garoto estudava e as forças mágicas e científicas envolvidas no enredo. Era como se ele cortejasse tempos diferentes da nossa linha histórica. Isso não me incomodou, e até que achei bem trabalhado. 

Falando a verdade, Renan teve uma ideia excelente com esse livro. A base dele de fato é muito boa e complexa. E aí surge o problema: a complexidade. 

É um livro voltado mais para o público jovem, e talvez esse público se perca um pouco na história de Leran quando começam as intermináveis páginas sobre a política do lugar ou a aprendizagem da magia. E tudo bem que existam essas explicações quando elas são necessárias, mas para fazer o leitor perder o ritmo e foco é bem fácil. Demorei mais lendo esse livro do que achei que demoraria, e isso não é legal para um que deveria -  e poderia - ser bem mais frenético. 

Não é um livro ruim, mas é um livro com grandes oscilações no ritmo, e isso é cansativo. Acho que o autor tinha muita coisa sobre o que falar e quis por tudo no mesmo volume. O mundo que ele criou é complexo de todos os lados, mas justamente por isso que achei que as coisas poderiam ter sido reveladas em um tempo melhor trabalhado. Nos momentos que precisávamos de velocidade, o livro parava, e isso acontecia com o reverso também. 

Mesmo assim as questões que o autor levanta são bem interessantes. Tanto em se tratando dos personagens como essa questão da formação da cidade. Apesar de ser uma fantasia, o governo comanda com punhos de aço, e nisso a gente pensa muito nos mundos distópicos. Aliás, esse livro do Renan pisa em alguns subgêneros diferentes da fantasia em um único volume. 

É um bom livro. Um pouco cansativo para o cérebro em alguns momentos, mas um bom livro. Certamente que compraria para alguém que curte o gênero como presente. 

[Lançamentos] Catálogo Literário do GER

Oi, gente!
Eis nossa primeira NEWS do Grupo Editorial Record, especificamente do Catálogo Literário.
Acho que jamais fiquei tão em dúvida sobre o que pedir. Muito amor por esses livros!


Título: A Europa Alemã
Autor:Ulrich Beck
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: A Europa Alemã - Em um famoso discurso proferido em Hamburgo em 1953, Thomas Mann advertiu os alemães sobre o perigo de quererem voltar a almejar uma “Europa alemã”. E que muito menos catastrófico seria que conseguissem obter uma “Alemanha europeia”. Mas no rastro da crise do euro, foi justamente o que aconteceu. Com uma política “Merkiavélica”, brinca o autor em referência à liderança de Angela Merkel, a Alemanha se tornou hegemônica na Europa, tanto do ponto de vista político como do ideológico. Como líder econômica do continente pode ditar aos países da zona do euro as condições para a obtenção de novos créditos, incluindo o esvaziamento dos direitos de coparticipação dos parlamentos grego, italiano, espanhol e até mesmo do alemão. Quais as consequências da polêmica política de contenção alemã para o equilíbrio de poder europeu? Que soluções são possíveis no conflito entre os arquitetos da Europa e os ortodoxos do Estado nacional? Como conciliar os imperativos da solução da crise e da democracia face ao risco-Europa? São essas as questões que Ulrich Beck aborda. E ele conclui que é preciso um novo contrato social europeu: um contrato que, através da própria ideia de Europa, garanta mais liberdade, mais segurança social e mais democracia.


Título:A Fascinação das Palavras
Autor: Cortázar e Gadea
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: A Fascinação das Palavras - Julio Cortázar e Omar Prego Gadea se encontraram pela última vez em 20 de janeiro de 1984. Eles haviam se conhecido dez anos antes, em um vernissage, em Paris. Em 1982, depois da morte de Carol Dunlop, companheira do escritor argentino, nasceu a ideia desta obra – “um livro muito doido”, segundo Cortázar. Os dois amigos combinaram, então, de escrever um texto “a quatro mãos”, sem temas proibidos. A conversa foi interrompida somente com o falecimento do autor, em 12 de fevereiro de 1984. • Em 2014, as comemorações do centenário de Cortázar geraram diversas matérias na imprensa e uma exposição no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro. • Cortázar é um autor cult, que inspirou vários filmes, entre eles, Blow-Up – Depois daquele beijo, de Michelangelo Antonioni, e Week End, de Jean-Luc Godard. • É uma leitura imprescindível para os fãs do autor de O jogo da amarelinha, e para aqueles que estão começando a leitura. • Esta edição traz fotografias dos arquivos pessoais de Omar Prego Gadea, de Aurora Bernárdez, viúva de Cortázar, e do pintor e escultor Julio Silva, além de cronologia do escritor e texto crítico sobre suas obras póstumas. Palavras-chave: Julio Cortázar, Omar Prego Gadea, literatura argentina, literatura uruguaia, América Latina, crítica literária, entrevista, escritores


Título: A Mão que me Acariciou primeiro
Autor: Maggie O'Farrell
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: A Mão Que Me Acariciou Primeiro - Neste fascinante romance, Maggie O’Farrell nos apresenta a incrível história de duas mulheres separadas no tempo, mas com o mesmo destino marcado pela arte, pela maternidade e por inúmeros segredos. A mão que me acariciou primeiro é uma assombrosa investigação sobre como conduzimos nossas vidas, quem somos de verdade e como podemos estar profundamente conectados pelos mais prosaicos acontecimentos.







Título: O Tom ausente do Azul
Autor: Jennie Erdal
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: O Tom Ausente de Azul - Viajando a Edimburgo a trabalho, o francês Edgar Logan prevê uma temporada de iluminação e tranquilidade para traduzir os textos de David Hume, uma referência em sua vida. Mas, já na Escócia, Edgar conhece por acaso Harry Sanderson e sua cativante esposa, a artista Carrie. A partir daí, sua vida meticulosa passa por um turbilhão, e a viagem que se pretendia estritamente profissional ganha uma carga dramática à qual Edgar nunca se vira acostumado — na verdade, sempre evitara.
Após sobreviver a uma infância solitária e a um colapso nervoso na época da faculdade, Edgar agora segue seu instinto e tenta manter distância das emoções e da desordem. Enquanto isso, Sanderson — anárquico, paranoico e brilhante — se vê à beira de uma crise autodestrutiva. Atraído pelo casamento conturbado dos Sanderson, Edgar deve enfrentar seus medos mais profundos e seu crescente interesse pela encantadora Carrie. Quanto mais ele descobre os muitos segredos dessa família — e se dedica ao trabalho —, mais a viagem ganha ares de thriller. Edgar não é mais o mesmo homem: o turbilhão (do qual ele não sabe quando nem como sairá) já lhe deixou marcas indeléveis. Logo nele, que parece querer passar pela vida sem deixar assinatura, talvez apenas em sua profissão.
Inspirado na obra do gigante do Iluminismo David Hume, o título do livro se refere à capacidade de reconhecer um tom de azul mesmo sem nunca tê-lo visto, apenas intuindo sua existência a partir dos outros tons. Um sensível ponto de partida para um texto leve e irônico, que faz referências a Sócrates, Sartre, Freud, Piaget e Tolstói, entre tantas outras figuras consagradas. O Tom Ausente de Azul: Uma Aventura Filosófica é um retrato tocante, inteligente e espirituoso da implacável condição moderna: da ausência de fé ao flagelo do ciúme; da natureza fugidia da felicidade à capacidade humana de amar.


Título: Ísis Americana
Autor: Carl Rollyson
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Ísis Americana - A vida e a obra de Sylvia Plath assumiram proporções lendárias. Educada na Smith College, uma faculdade particular de artes para mulheres, a escritora norte-americana manteve um relacionamento conflituoso com a mãe, Aurelia, e, após o casamento com o poeta Ted Hughes, foi absorvida pelo redemoinho da consagração literária. Seus poemas foram disputados, rejeitados, aceitos e, por fim, aclamados por leitores de todo o mundo.
Aos 30 anos, Sylvia cometeu suicídio enfiando a cabeça num forno enquanto os filhos dormiam no andar de cima, em quartos que ela vedara contra o gás venenoso. Ariel, uma coletânea de poemas escritos numa velocidade avassaladora durante seus derradeiros meses de vida, tornou-se um clássico moderno. Seu único romance, A redoma de vidro, passou a fazer parte do cânone literário, constando em listas de leituras para estudantes de vários países.
Nesta biografia a primeira a utilizar materiais recém-integrados aos arquivos de Ted Hughes na Biblioteca Britânica , Carl Rollyson nos apresenta uma Sylvia Plath poderosa, que abraçou tanto a baixa quanto a alta cultura para se transformar na Marilyn Monroe da literatura contemporânea.


Título: As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica
Autor: Gustav Shwab
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva


Sinopse: As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica - Uma obra que oferece ao leitor, em três volumes, uma ampla coletânea dos mitos gregos e romanos em versão romanceada.
“Hoje, As mais belas histórias da Antiguidade Clássica permanece como leitura valiosa não apenas para adolescentes, mas também para adultos. Útil para quem procura um primeiro contato com os mitos da Antiguidade clássica (sem a aridez habitual aos manuais de mitologia), as narrativas são também lidas com grande prazer e curiosidade pelos já iniciados, pois é antes de tudo obra de valor literário intrínseco, além de qualquer função didática que possa ter.” - Paula da Cunha Corrêa.
No primeiro volume estão reunidos “Metamorfoses e mitos menores”, a começar pelo mito de Prometeu, o mito hesiódico das gerações humanas e os relativos às origens das tribos gregas. Além destes, as histórias dos argonautas, de Héracles e os heraclidas, Teseu, Édipo e a guerra de Tebas.


Título: Mitos Clássicos
Autor: Jenny Mareh
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva



Sinopse: Mitos Clássicos - Os mitos da Grécia e Roma antigas estão entre as mais dramáticas e apaixonantes histórias de amor, guerra, heroísmo e traição criadas pelo homem. Seus personagens inspiram as artes e ajudam o homem a compreender a si mesmo: Ícaro voa perto demais do sol, Prometeu rouba fogo dos deuses, Édipo vive sua tragédia incestuosa.
Agora os apaixonados pela mitologia antiga têm em mãos um guia essencial. A famosa classicista Jenny March apresenta uma deliciosa compilação dessas histórias e conduz o leitor às origens, transformações e interpretações dos mitos que moldaram o mundo. Mitos clássicos é o guia fundamental para o estudo desses mitos e lendas inesquecíveis.



Título: Rio Negro 50
Autor: Nei Lopes
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Rio Negro, 50 - Um romance passado no Rio nos anos 50, em plena afirmação do negro na sociedade.
As histórias – pois são muitas as vidas que se cruzam neste romance – começam no dia 17 de julho de 1950, quando a derrota do escrete brasileiro na Copa do Mundo motiva um assassinato absurdo, de fortes conotações racistas. O crime é discutido na roda do Café e Bar Rio Negro, epicentro da vida intelectual dos “homens de cor” na Capital da República, e onde somos apresentados a fascinantes personagens. A partir desse microcosmo da então capital da República, em que personagens da história brasileira, como Dolores Duran e Abdias Nascimento, se cruzam nas deliciosas criações ficcionais de Nei Lopes, percorremos uma década decisiva da cidade do Rio de Janeiro e da afirmação da cultura afro-brasileira.

Título: Tancredo Neves A Noite do Destino
Autor: José Augusto Ribeiro
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Tancredo Neves - A noite do destino - Tancredo Neves: A noite do destino retrata a vida pessoal e, principalmente, a trajetória política do primeiro presidente brasileiro eleito após o regime militar. O jornalista político José Augusto Ribeiro, assessor de Tancredo Neves durante a histórica campanha de 1984, traz a público o resultado de mais de quinze anos de pesquisa. O leitor encontrará farto material bibliográfico, incluindo documentos do arquivo pessoal de Tancredo, fotos, entrevistas exclusivas e fatos ainda inéditos sobre esse líder nacional.





Título: Uma Praça em Antuérpia
Autor: Luize Valente
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Uma Praça em Antuérpia - Após sua estreia literária com O segredo do oratório, sucesso de público e crítica, Luize Valente volta a mergulhar, de maneira ainda mais surpreendente, na história de uma família de migrantes em Uma praça em Antuérpia. Com domínio da narrativa, que vai e volta do ano-novo de 2000 em Copacabana para os anos da eclosão da Segunda Guerra na Europa, Luize reconstitui a desgraça imposta pelo nazismo aos judeus, razão pela qual muitos deles viriam fazer a vida no Brasil.
Reunindo sensibilidade pelo drama humano e extensa pesquisa histórica, Luize retrata a chaga do nazismo na miudeza do cotidiano, na intimidade das famílias alemães e europeias, com bárbaros desdobramentos em Portugal, no lar de Clarice e Olivia, de onde a narrativa parte para ganhar o mundo e o Brasil. Acompanhamos a fuga de Clarice e seu marido, o pianista judeu Theodor, por grande parte da Europa, sempre um passo à frente da perseguição nazista, fuga que leva parte da família a cruzar o oceano. Como se não bastasse essa narrativa de tirar o fôlego, Luize presenteia o leitor com um final emocionante e totalmente inesperado.


Título: Tudo o que precisamos saber sobre mitologia...
Autor: Kenneth C. Davis
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia - Um livro para aprendizes de mitologia, entusiastas do assunto ou qualquer pessoa que goste de uma boa narrativa.
De onde viemos? Por que as estrelas brilham e as estações do ano mudam? O que é o mal? Desde o princípio dos tempos, a humanidade vem respondendo a essas perguntas com histórias criativas, que já foram utilizadas pela religião, ciência, filosofia e literatura popular. Neste volume, Davis introduz e explica os grandes mitos mundiais, bem como as obras de literatura que os tornaram famosos, abordando, entre outros, o mesopotâmico Gilgamesh, o primeiro herói da mitologia; Aquiles e a Guerra de Troia; Stonehenge e os druidas; Thor, o deus nórdico dos trovões; e A vida e as grandes dificuldades enfrentadas pelo homem que se tornou Buda.


Título: O Senhor agora vai mudar de corpo
Autor: Raimundo Carrero
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: O senhor agora vai mudar de corpo - Raimundo Carrero lança o aguardado romance escrito durante a batalha contra um AVC que quase lhe tirou a vida.
Na madrugada de 18 para 19 de outubro de 2010, o escritor Raimundo Carrero – um dos mais premiados escritores brasileiros – sofreu um AVC, que o deixaria com o lado esquerdo comprometido. Ao retornar da UTI do hospital onde permaneceu durante 15 dias, sentou-se no computador para tentar transformar em literatura aquela experiência dolorosa. Quatro anos e diversos rascunhos apagados depois, por fim Carrero encontrou a forma literária que procurava. O senhor agora vai mudar de corpo é um breve e pungente romance, em que o escritor revisita momentos decisivos de sua vida passada a partir do terrível momento em que temeu perder definitivamente controle de seu corpo.


Título: Flores da Ruína
Autor: Patrick Modiano
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Flores da Ruína - Novo livro da “trilogia essencial” de Patrick Modiano.
Em 24 de abril de 1933, dois jovens cônjuges se suicidam em seu apartamento em Paris. Naquela noite, eles teriam se encontrado com diversas pessoas e foram dançar. Trinta anos depois, o narrador tenta reconstruir a história deles, que parece se cruzar com a sua própria. Cada pergunta suscita outras, como um eco, ao curso de andanças fantasmagóricas por Paris, de lembranças que retornam à memória...
Remissão da Pena, Flores da Ruína e Primavera de Cão são histórias independentes mas formam a “trilogia essencial” da obra de Patrick Modiano.
• Patrick Modiano foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2014 e foi ganhador de diversos outros prêmios na França, como o Goncourt e o Grand Prix du Roman da Academia Francesa.



Título: Primavera de Cão
Autor: Patrick Modiano
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Primavera de Cão - Aos dezenove anos, numa manhã da primavera de 1964, o narrador encontra o fotógrafo Francis Jansen. Ele trabalha em Paris para uma revista norte-americana, foi amigo de Robert Capa, encontrava-se com uma mulher chamada Colette Laurent que agora o procura incessantemente, guarda todas as suas fotos em três maletas, e desaparece sem deixar vestígios.
Homem evasivo e misterioso, Jansen faz parte da galeria de tipos que, como só Patrick Modiano é capaz de descrever, prefere o silêncio e as reticências às palavras. O narrador retorna a bairros afastados, tenta reencontrar pessoas perdidas, e busca romper a camada de silêncio e de amnésia ao seu redor. As silhuetas lhe escapam; depois de trinta anos, os rostos já não estão nítidos. Ele deseja recuperar o passado, para que se torne algo além de fragmentos distantes e ausentes. Tudo lhe causa uma sensação de irrealidade. E é na busca do passado, de Francis Jansen e de tantos outros, que sua identidade é rememorada.


Título: Remissão da Pena
Autor: Patrick Modiano
Skoob: Adicionar
Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: Remissão da Pena - A autobiografia romanceada do autor do Prêmio Nobel de Literatura em 2014
Patrick e seu irmão são confiados a amigas de seus pais em Paris após a Segunda Guerra. Das mulheres responsáveis pelos dois meninos pouco se sabe além do que revelam os trechos de conversas entreouvidas porPatrick: que uma delas é uma pessoa triste e que a outra foi artista de circo. Isso e o fato de receberem as visitas frequentes de Jean D. e Roger Vincent durante o dia e de diversos visitantes noturnos. Nesse mundo intangível, os dois irmãos seguem de mãos dadas pela infância através da rue du Docteur-Dornaine e em meio a visitas a castelos, excursões a Paris, leitura de histórias de aventura, tardes ouvindo rádio — sempre à espera de que, um dia, alguém volte para buscá-los.