Resenha de "Bem-Casados" (Nora Roberts)

"Passatempo divertido"



Sinopse: Bem-casados, terceiro livro da série Quarteto de Noivas, é uma linda história sobre a doçura do amor. Quando terminar de lê-lo, você terá certeza de que os sonhos podem se realizar das formas mais inesperadas. Parker, Mac, Emma e Laurel, amigas de infância, ganham a vida realizando o sonho de inúmeros casais apaixonados. As quatro são proprietárias da Votos, uma empresa de organização de casamentos. Após ter trilhado um caminho muito duro para conseguir ser alguém na vida, Laurel McBane se tornou a criadora dos bolos e quitutes mais lindos e saborosos do estado. Ela preza sua independência acima de tudo e não aceita que ninguém interfira em suas decisões. Talvez por isso, apesar do sucesso profissional, ainda não tenha se entregado ao amor. Apaixonada desde sempre por Delaney Brown, irmão de Parker, ela nunca teve coragem de revelar seus sentimentos. Afinal, sabe que é como uma irmã para ele. Advogado da Votos, Del se sente responsável por cuidar não só dos assuntos burocráticos da empresa, mas também do bem-estar das quatro sócias. Porém, sua postura paternalista e superprotetora começa a gerar desentendimentos entre ele e Laurel. Mas essas diferenças de opinião também fazem ferver uma química que vinha cozinhando em fogo brando havia muito tempo, acendendo uma faísca que eles não sabem se conseguirão – ou se querem – conter. Agora Laurel e Del precisarão conciliar suas convicções e personalidades para que o orgulho não fale mais alto que a paixão.

 # (1) Álbum de Casamento
 # (2) Mar de Rosas

Bem, não é novidade para ninguém o quanto eu curto essa série da Nora. Tudo bem que depois de Bem-Casados percebi que li os dois do meio praticamente para chegar até o último. Não que eles sejam ruins, mas não foram tão gostosos quanto o primeiro. E realmente não tenho noção se foi porque Carter é só amor, ou por Mac ser a fotógrafa (amo fotografia) ou ainda por ser a apresentação da série, mas o fato é que li esses dois meio que esperando uma mudança legal de rumos, que acredito vir apenas no último. 

Em Bem-Casados acompanhamos o desenrolar da história de Laurel e Delamy, que é o advogado e irmão de Parker. Ele também é sócio da Votos, a empresa de casamento das meninas, e sempre está pela mansão, seja para resolver algum problema, ou apenas para filar a comida da casa. 

Como todo livro nessa linha, existe aquela briguinha meio problemática de início, até porque é Laurel e todos que leem essa série sabem o quanto a mulher é invocada. E por conta de um surto dela, a vida deles dois muda completamente, para melhor, claro. Não tem muito o que falar do enredo além disso. Ele é bem básico e no estilo narrativo comum de Nora nessa série. 

O que posso falar dela que venha a empolgar vocês? 
Bem, é fato confirmado, depois de três livros, que Nora dá sempre um jeito de te fazer ficar babando pelo trabalho das personagens na individualidade delas. E eu que nunca fui apaixonada por flores, ou pelo processo de montar um bolo de festa, me vi completamente encantada nisso tudo. É como se autora tivesse uma magia em descrever Emma cuidando de flores e Laurel fazendo o recheio de um creme brulee. E nem vou falar de Mac com suas fotos, já que aquilo sempre foi minha paixão. 

Estar no meio da Votos é um tanto inebriante. Não gosto da ideia de casamento. Sério, me dá até coceira pensar, mas adoro o desenrolar desse processo que as noivas passam até o "dia especial" delas. Chega a ser louco o quanto a felicidade dessas noivas irradia nas páginas de cada livro dessa série. 

Sobre os personagens, não posso dizer que não os adoro. Laurel é desbocada e atrevida, e ainda assim mantem uma frieza sem tamanho. Não sei se ter estudado gastronomia, e como diz o povo, gastronomia é para gente esnobe, mas Laurel criou um distanciamento refinado. Ela tem uma postura digna de mordomos ingleses. Achei meio estranho no início, mas depois me encantei por isso. Já Dell é sem igual. Totalmente o aposto dela, e talvez por isso o negócio funcione tão bem entre eles, mesmo ambos negando a princípio. 

Pessoalmente meu romance predileto ainda é de Carter e Mac. Não sei explicar ao certo, mas não me apaixonei por Emma e Jack juntos, e Laurel e Dell é meio que tão lógico que não consegui sentir um crescente na relação, entende? Por isso acho que vou gostar do próximo, já que o parceiro de Parker não é da turma deles, portanto é alguém que vamos conhecer aos poucos, como foi com Carter. 

Quarteto de Noivas não é uma série que irá mudar sua vida, ou pelo menos eu acredito que não. É divertida e deliciosa para passar algumas horas e suspirar com as frases românticas perfeitas e cenas de sexo bacanas, mas não passa muito disso. Então se você gostar desse estilo de livro e quiser algo para passar o tempo, vem com tudo e se joga nessas quatro amigas incríveis e nos trabalhos apaixonantes delas.