Resenha de "Atrás do Espelho" (A. G. Howard)

"Continuação incrível"



Sinopse: Em O Lado mais Sombrio , a releitura dark de Alice no País das Maravilhas , Alyssa Gardner foi coroada Rainha, mas acabou preferindo deixar seus afazeres reais para trás e viver no mundo dos humanos. Durante um ano ela tentou voltar a ser a Alyssa de antes, com seu namorado, Jeb, sua mãe, que voltou para casa, seus amigos, o baile de formatura e a promessa de ter um futuro em Londres. No entanto, Morfeu, o intraterreno sedutor e manipulador que povoa os sonhos de Alyssa, não permitirá que ela despreze o seu legado. O mesmo vale para o País das Maravilhas, que parece não ter superado o abandono. Alyssa se vê dividida entre dois mundos: Jeb e sua vida como humana... e a loucura inebriante do mundo de Morfeu. Quando o reino delirante começa a invadir sua vida real , Alyssa precisa encontrar uma forma de manter o equilíbrio entre as duas dimensões ou perder tudo aquilo que mais ama.

# (1) O Lado Mais Sombrio

Não é segredo para ninguém o quanto eu curto a história de Alice como um todo. É um dos livros que tenho em versão de colecionador porque simplesmente adoro a escrita psicodélica de Carroll. Ainda acho que o cara estava  muito doido quando criou aquilo, mas a magia está exatamente naquela loucura crescente e sem sentido que faz todo sentido do mundo para mim. 

Quando a NC começou a trazer essa série eu praticamente pirei de ansiedade. Comentei na primeira resenha -acho - que tem muito do estilo sombrio de Tim Burton nesses livros da A.G. Howard. Muito mais no primeiro do que no segundo, e isso foi um dos motivos que me fez ficar maluca pela série porque também não é nenhum segredo para vocês o quanto adoro a maluquice de Tim Burton. Em resumo, curto coisas malucas feita por gênios pirados. 

Em Atrás do Espelho acompanhamos Alissa em aventuras deliciosas, só que no mundo do lado de cá da toca. É como se invés da garota ir ao País das Maravilhas, ele tivesse vindo até ela. A bagaceira acontece no mundo real, e eu não poderia ter ficado mais empolgada com isso, ainda que a saudade da insanidade de Wonderland imperasse no meu coração, mas tenha sido aplacada pelos personagens insanos que a autora modificou para criar essa obra e que trouxe para o lado de cá. 

Eu confesso que é um livro que demoro um pouco para pegar ritmo. Foi assim com o primeiro, e aconteceu o mesmo com o início desse. É como se autora tivesse uma preocupação grande com a ambientação dele antes de jogar o leitor no frenesi dessa história. Claro que aqui as coisas começam a acontecer mais cedo do que no livro anterior, mas ainda assim é meio lento. 

É um livro repleto de aventura, para quem curte o estilo. Eu me deliciei com cada uma delas porque acredito que Howard sabe criar o mundo dela e amarrar tudo nas cenas de ação com perfeição. Até a chatice de Alissa em dizer o tempo inteiro que é mais terrena do que intraterrena, se torna um ponto positivo quando as páginas vão avançando. 

Quanto a Jeb e nosso outro personagem fantástico que não posso falar muito sobre ele, estou cada dia mais encantada com os dois. Jeb é um protetor maravilhoso e um amigo incrível. Ele é sincero, dedicado e tem aqueles moldes de cara perfeito que a maioria das meninas tanto adoram. Já o outro personagem é... intenso, mentiroso, manipulador e altamente provocante. Portanto, não poderia amá-lo mais. Sério, no meu coração não existe essa de escolher, porque na verdade esse outro personagem me escolheu desde o primeiro minuto em que apareceu nessa história. Fui abduzida e não tem volta. 

Acredito que a autora tenha criado um mundo inovador e muito delicioso com esse País das Maravilhas surreal dela. Existe o básico e intransferível de tudo o que conhecemos na versão original, e também existe o que ela fez o favor de modificar e transformar em algo novo. 

Fiquei com medo de Atrás do Espelho cair na maldição de livro do meio, mas que nada! Ele foi tão incrível quanto o primeiro. Até o visual nas vestimentas - algo que adoro nessa série - ela conseguiu trazer para esse segundo livro, ainda que ele se passe no nosso mundo. 

As coisas vão acontecendo aqui e você não sabe quem está mentindo e quem está falando a verdade. É uma teia louca onde o traidor pode ser até a mosca que buzina seu ouvido de manhã - e estou falando no sentido literal. Essa é uma das coisas que mais gosto nesse livro. Você já sabe quais personagens podem ser malucos e se comportar de forma maldosa, mesmo sem querer, e daí quando as coisas acontecem você não tem ideia se eles estão no modo "mentiroso por um motivo altruísta" ou "te trai e vou te sacanear até a morte". 

Eu estou maluca pela continuação. O final desse livro foi tipo "Arghhhhhh". Sabe o que me lembrou? O final de Piratas do Caribe e toda aquela tensão que se gera pela possibilidade de algo big no próximo volume. Porque, logicamente, a bagaceira vai ser maior ainda no último. Alissa está com raiva, mais maluca ainda e tem total noção de quem ela de fato representa para o País das Maravilhas. A garota vem com tudo no próximo. 

É uma série que super indico para quem curte o gênero. Ela é diferente, com elementos mágicos incríveis e personagens loucos e cativantes. Então se você quer sair do comum nas suas leituras, aposte em O Lado Mais Sombrio e depois venha com gosto para Atrás do Espelho e agonize comigo até sair o último volume da série.