Resenha de "Fangirl" (Rainbow Rowell)

"Esperei um pouco mais"


Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Acompanho muitos canais gringos literários, e minha paixão pela ideia de Fangirl veio de tanto ver as meninas lá fora colocando esse livro na categoria de "melhores do ano". Gosto de livros mais leves, e esse me pareceu ser perfeito. E quando a Novo Século afirmou que traria a história, eu meio que pirei. Primeiro em agradecimento porque quase comprei a versão em inglês na Book Depository, e depois porque teria Fangirl na minha estante e com a minha língua. Pense na surpresa quando depois de ler a versão digital, me deparo sem nenhuma vontade de comprar o físico. 

Somos apresentadas a Cath, uma jovem que está entrando na faculdade e perdendo totalmente os vínculos familiares. E você pensa, poxa, ela deve estar adorando. Mas isso é porque vocês ainda não conheceram Cath, que é super diferente do habitual e que só quer estar em casa e continuar sua vida ao lado do pai e da irmã gêmea, Wren. 

Tudo é complicado para ela no início, por Cath ser tão fechada e pouco sociável, mas se tem uma coisa que a deixa calma em qualquer lugar do mundo, é Simon e Baz, os personagens de uma série de livros e filmes de uma autora famosa, e que Cath criou o mundo dela ao redor do mundo imaginário deles. Além disso ela é uma escritora de Fanfic, e suas histórias, baseadas em Simon e Baz, conquistaram uma legião de leitores por tudo o país, e que ela mantem com atualizações diárias em sua página. Então a vida de Cath é mais digital do que real. 

Hoje, depois de alguns dias que acabei o livro, percebo que a proposta da autora foi falar um pouco sobre essa bitolação que algumas pessoas ficam no meio digital. Só que invés de usar Facebook ou Twitter, ela usou esses sites de publicação de Fanfic. Acho ótimo a ideia que ela teve. Fiz uma resenha algumas semanas atrás sobre o livro Perseguindo Nuvens, da autora Ludmila Públio, que é uma fanfic maravilhosa sobre a banda One Direction. Então perdi totalmente meu preconceito com o gênero por conta desse livro. Posso dizer que fui de coração aberto ler Fangirl, mas não era exatamente o que imaginava. 

No final de cada capítulo a autora colocava um pedaço de cena de algo dentro dos livros de Simon Snow, como também das histórias de Cath sobre eles. Gente, depois da décima vez achei tão maçante e chato que pulava sempre que encontrava uma cena dessas. As vezes era bem curta, em outras era tão longa que dava preguiça começar. Sei que a proposta dela era nos fazer sentir o mundo no qual Cath vivia, mas não funcionou desse modo. Achei realmente chato.  Gosto de ver a devoção que Cath tem por Simon e Baz, independente de ler trechos dos livros deles. A autora soube trabalhar o amor da personagem pelos caras sem precisar disso, e me senti perdendo tempo lendo essas partes. 

Contudo digo que adorei os personagens em si! 
Adoro Cath com todas as minhas forças, apesar de as vezes querer socá-la. Ela é centrada, racional - até demais - e pra lá de maluca por personagens de livros. Tipo... sou tão eu que deu agonia. Já Wren eu quis realmente matar desde o começo. A irmã não queria ser uma gêmea dentro da faculdade e acabou se separando de Cath, me deixando bem decepcionada justamente por ser o contrário dela: Impulsiva e dramática. Enquanto minha diva protagonista corria atrás da irmã com saudade, Wren corria de Cath. 

Cath ganha alguns amigos que realmente irão fazer diferença na leitura. Você fica sem saber quem ama mais e qual deles é o mais maluco por aguentar as excentricidades da garota, mesmo que muitos deles em si também sejam um tanto insanos, de modos diferentes. 

As relações familiares de Cath é o ponto alto da história para mim. O pai dela é de outro mundo, e as coisas com a mãe não são nada fáceis. E o relacionamento que ela tem com a escrita é algo que me identifiquei bastante. Eu sou meio psicótica quando estou escrevendo também. Uso fones de ouvido e se pudesse me esconderia até o processo ter sido concluido. Escrever é solitário, e quando a autora usa esse fato na construção de uma personagem que escreve, me enche de orgulho. 

Os pontos negativos ficam por conta do final.
A autora veio com várias situações para resolver no fim, e sinto que ela apressou a narrativa ao juntar essas coisas para serem todas resolvidas em poucos parágrafos. Isso me deixou meio chateada e confusa. Quando percebi que o livro tinha realmente acabado, fiquei louca da vida. Ficava me perguntando o que aconteceu com algumas pessoas, com a história dela, com a faculdade... Enfim, um apanhado de coisas não explicadas e que me incomodaram MUITO. 

Fangirl é um livro leve e que provavelmente não vai mudar sua concepção sobre o mundo ou te fazer para para pensar sobre a vida. Claro que ele tem uma mensagem pra lá de bacana, e aposto que para adolescentes ele é uma mão na roda. Não tem como deixar de amar Cath e sua paranoia com Simon Snow, que é como o Harry Potter na minha visão. Aliás, você acaba se afeiçoando a Simon justamente por ver o quanto Cath o ama. 

Fui com muita expectativa e escorreguei de leve do cavalo. Não era o que esperava, mas me diverti bastante lendo. Tem passagens engraçadas e diálogos para lá de bons. Espero que vocês acabem gostando.