Seriado: Helix


Helix é uma série de tv americana de ficção científica que estreou em 10 de janeiro de 2014 no canal Syfy . A trama se passa no Ártico, onde o Dr. Hiroshi Hatake, cientista chefe da base de pesquisas científicas da ILARIA, envia um pedido de ajuda à cientistas do CDC (Centro de Controle de Doenças) que são convocados para conter um surto causado por um vírus até então desconhecido, o que no decorrer de todo procedimento são revelados segredos que podem mudar a vida de todos eles, ao passo que mortes e conflitos internos entre os personagens se estabelece num clima de tensão, isolados no meio do nada, cercados de gelo e em quarentena, esses sobreviventes são obrigados a colaborar entre si se quiserem permanecer vivos.
 Tem um bom tempo que comecei a ver essa série, e igualmente foi o tempo que acabei, já que a série é porreta de veloz e só descansei quando vi o último capítulo. Demorei para terminar essa resenha porque nunca me achava capaz de falar sobre Helix, pelo tamanho de amor e ódio que senti pelo conjunto da obra. Mas resolvi que tentarei ser totalmente sincera e imparcial, e deixar que vocês decidam se vale a pena ver ou não. 
Vou confessar que tenho um fraco por filmes e séries que falam sobre vírus mortal assolando o mundo e transformando as pessoas em "zumbis". Claro que não é exatamente o que acontece em Helix, mas tem um pé muito grande nessa ideia. Aqui o virus mortal sai do controle em uma base científica no meio do Ártico. Uma base que por si só abriga uma comunidade de cientistas voltados para essa área biológica, portanto, é uma bomba relógio cheia de vírus em si. 


Vendo que o vírus já não está mais contido, o diretor do lugar, Hiroshi, resolve buscar ajuda no centro de controle de doenças, que envia uma equipe pequena para o meio do nada na tentativa de conter a propagação do vírus, e descobrir um antídoto para ele. É assim que Alan, um renomado cientista e que vai ser o protagonista da série; Julia, sua ex esposa que é bióloga celular; Sarah, uma brilhante virologista que tem um tombo por Alan; Doren, a patologista veterinária que tem não papas na língua, e Sergio, um engenheiro militar (lindo de morrer) cheio de segredos, vão parar no meio do gelo

Claro que temos dramas no fundo dessa coisa científica. Como por exemplo... Alan só aceita ir na equipe quando descobre que o irmão, Peter, é quem está infectado na base. Eles não se falam há anos, desde que Peter dormiu que Julia, que na época era ainda esposa do irmão. 

Então lá vai nossa equipe de cientistas suicidas, para um lugar fechado onde um vírus mortal anda matando pessoas, e transformando as outras em potenciais transmissores. Pois é, eu é que não queria um emprego desses. 

Sim, também achei que a ideia do seriado lembra bastante o negócio de Resident Evil. Só que no caso de Helix, é como se os cientistas tivessem chegado assim que a coisa aconteceu, e não depois da base inteira estar infectada. 


Olha... A série tem um ritmo muito foda, e isso é fato. Não sei se os roteiristas souberam deixar ganchos que te prendem até o próximo capítulo, ou se foi realmente essa coisa de vírus mortal, irmão predador e segredos e mistérios nessa base. O caso é que não consegui parar de ver Helix até finalmente acabar. 

Meu problema com essa série, é que achei que em alguns momentos a galera viajou muito nas ideias. Já tem um pano de fundo forte que é a questão do vírus mortal. Daí eles vem com um troço lá meio sobrenatural e Arquivo X e outras coisas estranhas. A série para mim estava perfeita até ai, sem teorias de conspiração anormais. Poxa, já somos problemáticos e capitalistas demais para ainda nos preocupar com coisas que são além disso. 

Outra coisa chata é a química dos personagens em cena. Fala sério, a única pessoa que funciona em cena é o Sergio, e nem é porque ele é gato e perigoso em excesso, e talvez seja isso, mas eu fico esperando ansiosa as cenas dele e de Doren. Julia também é legalzinha, mas nada que você fica apaixonada. Sarah é uma pomba lesa, e por muito eu quis matar Alan. Enfim, deu para perceber a minha agonia com eles, não é? 


Não vou mentir e dizer que não tem coisas boas porque tem e muita, mas Helix pecou pelo excesso. Sem falar naquele final que de final não tem nada. É um pseudo final muito do mal explicado e cheio de furos. Acredito que isso seja para dar um gancho maior para a próxima temporada, já que sim, ela foi renovada. E até entendo, porque a premissa é bem interessante - tirando toda as drogas que o pessoal usou para criar algumas coisas

Entenderam agora minha relação de amor e ódio? Vi a primeira temporada em menos de uma semana, mas não posso dizer que terminei louca pela segunda, e acho que teve muito de decepção. Eu deveria estar ansiosa, já que a primeira deixou muito o que explicar, mas eu só fiquei confusa e isso me deu uma raiva dos infernos. 

Contudo deixo a dica. Se vocês gostam de seriado puxando para a ficção científica a la Resident Evil, assista Helix e me diz o que achou. Quero outra opinião de alguém que também viu.