Resenha de "Violetas de Março" (Sarah Jio)

"Emoção do começo ao fim"


Nome: As Violetas de Março
No Original: The Violets Of March
Autor (a): Sarah Jio
Páginas: 229
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar.
Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta.
Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história.
Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades.(SKOOB)

P.s. Essa resenha não faz parte do Mês Arqueiro, portanto não conta para o Top Comentarista. 


E quando um livro te faz acreditar que na sua vida pode acontecer um pouco de mágica?
Já tinha lido algumas resenhas fofinhas do livro, mas nada que realmente fizesse jus ao que eu senti quando o li. Não vou dizer que foi alguma coisa que mudou ao extremo minha vida, mas me fez parar para refletir muitos acontecimentos dela. Como por exemplo, o fato de eu ficar esperando que as coisas aconteçam sem buscar por elas.

Emily foi trocada por outra mulher.
Seu marido saiu de casa e a deixou completamente sem ação. Só uma coisa Emily não conseguiu fazer quando ele foi embora, chorar.

Achando que estava precisando esclarecer mais sua mente e sair um pouco de sua rotina deprimente, Emily resolve tirar umas férias na ilha que foi cenário da sua infância, ao lado da tia, Bee. Emily é escritora e acha que o lugar pode servir de inspiração para seu próximo romance.

Em sua temporada na ilha, ela acaba encontrando um diário na gaveta do quarto onde está dormindo, e esse diário conta uma história belíssima e sofrida de alguém que ela não conhece, mas a qual ela se sente intimamente ligada. O diário que passa a ser os dias e as noites de Emily, fora a algumas pessoas bem interessantes que aparecem na história, claro!
Como escritora, Emily é uma ótima jornalista investigativa. À medida que a história vai passando, algumas coisas ficam abertas nas páginas do Diário, deixando ela muito curiosa para descobrir mais, e cada vez mais certa de que aquilo não é uma obra de ficção, mas um relato real de alguém que viveu naquela ilha.

Eu tentei de coração ler esse livro em uma semana, mas não passei de três dias. Não tem como!

Apesar de ser um romance com drama, ele tem toda essa parte de mistério que deixa qualquer leitor ávido por mais. Eu me apaguei a história da personagem do Diário como me apeguei à história de Emily. Tudo parece ter uma ligação muito forte nessa ilha, e todos os fatos ajudam Emily a descobrir mais coisas, ou atrapalhar as que ela descobriu.

Os personagens secundários são ótimos e super misteriosos! Cada vez que um aparecia na história, eu ficava pensando se ele não tinha alguma coisa haver com o diário. Ficava imaginando uma teoria de conspiração.

Como todo bom romance que se preze, lógico que tem uma linda história de amor, ou nesse caso, várias.  Não chega a ser um triângulo amoroso tedioso como a grande maioria, mas é relativamente triste porque todo personagem desse livro carrega uma história pesada. Acredito que todo ser humano carregue algo assim.

É uma história moderna mesclada com romance de época. Então tem toda aquela magia de antigamente, o que eu pessoalmente adoro, e a praticidade da modernidade. Então não tem como se entediar com esse livro. Na verdade não tem como se entediar com esse livro de forma nenhuma. Ele é leve e muito bem escrito.

Sarah Jio é uma escritora envolvente e deliciosa de se ler. O livro tem ligações maravilhosas e a protagonista tem um crescente desenvolvimento durante a trama. Eu me senti totalmente conectada com a vida dos personagens desse livro. Com suas histórias, seus medos e suas alegrias. É um livro que nos mostra o quanto é difícil viver, e o quanto pode ser muito fácil dependendo do ponto de vista que você for encarar um problema.

Dizer que amei esse livro é pouco.

Eu acho que toda história atinge quem lê de forma diferenciada, e essa me atingiu quando eu precisava ser atingido por ela. Por isso acredito nas escolhas que fazemos dos próximos livros que iremos ler. Sempre tem uma pitada de mistério.

Para aqueles que gostam de tensão, mistério e romance, esse é um livro de mão cheia!