Resenha de "Enfeitiçadas" (Jessica Spotswood )

"Bem surpresa com esse livro"


Sinopse: Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas. (SKOOB)


Pedi esse livro para a Arqueiro de forma bem despretensiosa. Tinha uma capa linda e uma premissa pra lá de bacana. Imaginava que poderia ser uma fantasia legal, mas não imaginei que ela pudesse ser tão envolvente para mim. Pode ser que não agrade todo mundo da mesma forma, mas me atingiu bastante e em um momento onde eu precisava ser atingida. Tinha muito tempo que não lia um livro tão rápido e delicioso quando Enfeitiçadas. 


O livro conta a história de três irmãs que são bruxas, mas o livro tem Cate como narradora, que é a filha mais velha. A bruxaria nesse livro tem aquela característica marcante do que realmente aconteceu na história: Prisões, cremações... Por isso as três irmãs tem que guardar o segredo do poder delas a todo custo, e isso fica a cargo de Cate, que briga com as garotas quando usam o poder.  A mãe das três também era bruxa, mas ela não sobreviveu o suficiente para ensinar as garotas como usar o poder e como se relacionar na sociedade massacrante onde elas viviam, escondendo algo que é mais forte do que elas. 

E então Cate descobre que tem uma terrível profecia falando sobre irmãs bruxas, e que provavelmente se refere a elas três. E é quando as coisas começam a acontecer de forma intensificada ao redor delas e Cate precisa tomar decisões difíceis demais para uma adolescente. 

Não quero falar muito sobre o enredo desse livro porque é a melhor parte dele, quando a gente vai conhecendo os personagens e as coisas vão acontecendo e você fica querendo morrer por não estar dentro do papel para ajudá-las. 

Se eu fosse considerar o livro até a metade dele, não teria dado cinco estrelas. O começo é lento e funciona mais para fazer com que o leitor conheça as irmãs, as limitações, os relacionamentos entre elas e como elas se portam junto das pessoas que convivem. É um começo bacana para o livro, só que me senti entediada por muitas folhas. Claro que depois que passamos do meio entendemos o real significado da autora ter passado tanto tempo descrevendo pessoas, atitudes e lugares. Não, não é um livro descritivo, e sim um livro bem trabalhado. Se você começou a ler e a leitura emperrou, dê mais uma chance e leia até se sentir fisgado. Vai acontecer!

As três irmãs são maravilhosas! 
Maura é um ano mais nova que Cate e tem uma personalidade bem marcante. Adora livros e é uma menina muito pra frente do que as outras da sua idade. Tem pensamentos fortes e é decidida, mas também é impulsiva. 
Tess é a caçula e, pra mim, a melhor delas. É doce, mesmo quando tem uma pitada de amargor nela. Entende os problemas dos outros, mesmo que isso a toque de modo negativo. Não costuma criticar e é a mais inteligente e centrada das três. Não gosta de ter que manter sua magia em segredo, mas é totalmente racional para entender que as coisas tem que funcionar assim. 
E finalmente Cate, nossa garota. Cate é a "mãe" das irmãs. Depois que a mãe morreu ela se sentiu na obrigação de cuidar das outras duas, e por isso é quem mais tem maturidade, beirando a chatice. É a chata quando as irmãs fazem besteira, e a voz da razão, mesmo que cruel, quando é necessário. Ela é uma garota cheia de medos. Viu coisas demais na vida para ficar tranquila tendo duas irmãs bruxas em um mundo machista de homens que tem medo de mulheres com opinião própria. Mas Cate também pode ser corajosa, quando é necessário. 

Tem muitas coisas interessantes acerca desse livro, e a magia é a menor delas. 
Enfeitiçadas tem uma crítica bem forte em relação as sociedades machistas. Na cidade onde elas vivem, os homens mandam. E só para constar... São homens religiosos. E mais uma crítica social. Bingo para a autora!

As muitas condenações e punições que aconteceram na cidade, não tiveram muito haver com mulheres praticando magia, e sim com mulheres independentes querendo ter voz nessa sociedade. Se uma mulher for vista com um livro na mão ou se metendo em conversas de homens, logo ela se torna alvo dos Irmãos. Ridículo, eu sei, mas isso existiu em uma época, ainda existe em alguns países e culturas. A autora só colocou um pouco de magia em uma crítica maravilhosa. 

O livro também é repleto de segredos e mistérios. É um suspense pra lá de delicioso, mesmo que o ponto forte dele não seja esse. Jessica Spotswood soube conduzir o enredo de modo que ficamos presos a ele até chegar ao final. Seja por conta das profecias, ou por causa de personagens que você não sabe a que lado pertencem, vai ser difícil largar esse livro. 

Ela trabalha muito com o talvez, o que deixa o livro rico. 
Se aparece um personagem e você tem dúvidas sobre ele, a autora trata de colocar os dois pontos de vistas e deixar o leitor se virar para desvendar. É a típica autora que faz você se apaixonar por um personagem e no final o coloca como um ser malvado de outro mundo. Eu simplesmente amei isso nela, e já estou com medo do que ela fará com alguns deles. 

Se tem romance? Tem sim senhor! 
Temos Paul, um antigo amor de infância de Cate, o qual ela pode aceitar um pedido de casamento, mas terá que abandonar as irmãs sozinhas no interior e ir morar com o marido na capital. E tem Finn... Ai, Finn! Morrendo de amores por esse cara!!!! (*-*). Finn é o jardineiro da casa de Cate. Filho de uma livreira, simples e inteligente. Finn não é o melhor partido para Cate, mas quem liga?! Ele é fabuloso! 

Essa é a outra coisa bacana nesse livro. É um romance possível e ao mesmo tempo impossível, tanto pela definição de vida de Finn, como de Cate. Nenhum dos dois tem ilusões sobre um futuro promissor, e ambos sabem se colocar no devido lugar quando necessário. Finn mataria pela mãe e pela irmã, e Cate faria o mesmo por Maura e Tess. São as possibilidades que a autora coloca que nos deixa completamente insanas por mais. Ela conduziu bem esse romance. O construiu aos poucos, com um toque fabuloso de magia e bom senso. Aqui não tem mocinha em perigo, e nem mocinho príncipe. É um jardineiro e uma bruxa rica. Posso dizer que a autora abre umas brechas para umas coisas interessantes, pelo menos foi isso que percebi lendo esse livro, e já estou ensandecida para saber o que ela fará com o final dessa história. 

Sobre a profecia... OMG! De fazer arrancar os cabelos, gente! É até compreensível a forma medrosa e protetora como Cate encara as coisas. Eu no lugar dela já teria enlouquecido. 

E o final? Caraca! Fiquei com vontade socar a autora e também de beijá-la. 

É um livro que enfeitiça, com uma protagonista que te deixa no chinelo no quesito força de vontade. Eu pessoalmente estou apaixonada por esse livro. Não tenho tido sorte para livros de bruxas, mas esse me pegou de jeito. Tem romance, fantasia, suspense e uma puta pitada de bom senso para uma história fantasiosa. 

Enfim, indico de todo o meu coração para quem gosta de livros desse tipo. 









Clique aqui para participar