A Arqueiro e o gênero policial


Olá, pessoas!
Estou aqui hoje para falar do gênero policial dentro da proposta da editora Arqueiro, que é, ultimamente, a maior referência editorial brasileira dentro desse gênero. 


Bem, quando a gente vai ao site da editora e clica na aba empresa, na barra superior, eis que aparece falando sobre Geraldo Jordão Pereira, que é aquele cara que sempre está dentro dos livros da Arqueiro. Lembram? Aquele com um arco nas mãos? Esse mesmo! 



Vale ressaltar que ele era um completo aficionado por livros de suspense. Diz lá no site que ele descobriu O Código Da Vinci antes mesmo de ser lançado lá fora, e apostou nele trazendo-o para a Sextante, que era com o que eles trabalhavam na época. 

É tanto que os livros do Brown tanto tem selos da Sextante, como da Arqueiro, que provavelmente surgiu com essa identidade nova de livros. 


Desde então, vemos que todos os meses nos lançamentos dos livros da editora, sempre tem que haver um título policial. É comum, e para as pessoas apaixonadas pelo estilo, é uma mão na roda, visto que sempre haverão novidades desse gênero dentre os lançamentos da Arqueiro. 



Quem quando criança nunca quis ser um policial ou detetive ou médico forense? (ok, esse último talvez nem tantos. rsrs)

Mas é bem comum que as pessoas gostem de ver filmes de investigação- eu pelo menos os adoro. E quanto a ler sobre investigação?


Claro que quando a gente está vendo ao filme, temos no máximo umas duas horas para descobrir quem é o vilão, quais métodos ele usou, e qual o motivo. Não é assim?

Será que é por isso que a leitura de livros policiais tendem a ser frenéticos? Justamente por causa do nosso fascínio para saber o final?


Provavelmente o gênero policial começou em colunas de jornais, já que ele tem essa estrutura partida e novelesca que nos deixa curiosos e doidos para comprar o próximo jornal. Foi a literatura servindo de base comercial e publicitária. O caráter não era educador, como a grande maioria das coisas numa sociedade capitalista. 



E a partir disso temos grandes nomes de detetives na literatura policial, como Poirot, por exemplo. Também temos gibis e uma infinidade de jogos e filmes dentro dessa área. Preciso dizer como a Arqueiro está sendo inteligente de apostar em algo que é antigo e animalescamente sedutor, como os livros policiais?



Não sou completamente fã do gênero, mas acabei me apaixonando por muitos escritores que são publicados pela Arqueiro. Dentre eles o próprio Brown, o qual tenho um completo amor; Harlan Coben e John Verdon.


Brown, como a maioria de vocês já sabem, segue uma linha policial, mas tem sempre um contexto histórico e artístico fascinante. Gosto pra caramba da desenvoltura das histórias dele, ainda que a estética seja igual em todos os livros, e que isso é meio chato, as vezes. Quando tem livro dele na área, os fãs ficam enlouquecidos pela completa aula de história e o banho de novidades que o cara trás. 





Coben é aquele tipo de escritor que você não consegue desgrudar das páginas dos livros dele até que tenham acabado. Também tem uma narrativa escandalosa de boa, além de ser fascinante com desfechos. Amei os livros que li do cara, e sou completamente apaixonada pelo ritmo frenético da sua narrativa. 







Verdon é... é... Putz! Ele é exatamente isso.Indescritível. 
Um escritor genial, com ideias geniais, com personagens geniais. Tenho vontade de esganá-lo lendo os livros dele, de tão bons que são! É o autor que te envolve ao ponto de você sufocar se o personagem sufocar. Você simplesmente não vai conseguir parar até ler a última linha do livro dele, e pode ter certeza de que vai ser algo fantástico!


Fora os três autores, vocês ainda podem encontrar livros de James Patterson, Chevy Stevens e Daniel Silva. Cada um deles com um catálogo impressionante dentro da editora. Confira AQUI



Enfim, quando entro em uma livraria, romance policial não é a primeira coisa que foco. Mas se você me der um livro policial, vou lê-lo em menos de dois dias e chorar no seu ouvido pedindo mais. Afinal de contas, eu era uma adolescente que lia Agatha Christie e Conan Doyle, e amava. 



Agora quero saber de vocês...

Vocês curtem livros policiais? Se curtem, qual o seu predileto?









Para participar clique aqui