Resenha Dobradinha: "O Sabor do Amor" (Vanessa Gramkow) e "Casamento por Aparências" (Dill Ferreira)

(E-books)

Sinopse: Qual é o sabor desse sentimento que todos nós queremos vivenciar? Bem, Manoela descobriu o amor enquanto curtia as férias com a amiga na praia, conhecendo Luís Gustavo por acaso e depois descobrindo que ele é o Luca, um cantor sertanejo famoso em todo o Brasil, e aproveitou o momento com ele, mas a fama acaba os distanciando. No entanto, Manu não guardou apenas lembranças desse amor e sua vida simples se tornou muito mais difícil, mesmo sendo humilde, enfrentou seus problemas e tentou ser feliz do seu jeito, nunca o esquecendo e nem imaginando que ele se lembraria dela por aquele simples sabor. O amor é um gosto incomparável por ser único e que poucas pessoas o sentem de verdade, não porque não o possuem ou não o anseiam, mas porque não se permitem de verdade ou não se dão conta. E pra você, que gosto ele tem? Qual é o sabor do amor? (SKOOB)



Acredito que bons escritores surgem do ato de escrever, e que maravilhosos escritores surgem do ato de escrever e repetir tantas vezes quanto puder. Com isso quero dizer que o que falta a Vanessa é só um pouco de tempo e de escrita para que a história flua mais livre pelos dedos dela. 

O livro tem uma ideia bem bacana, um tanto clichê, é verdade, e clichê não quer dizer ruim de modo nenhum, eu sou a maior fã de clichês em livros. Só acho que ela poderia ter trabalhado melhor os protagonistas e ter desenvolvido o momento de Manu sozinha um pouco mais. 


Me senti meio perdida na história e achando que tudo estava rápido demais. Acredito que tenha sido uma opção da autora ter desenvolvido melhor uma parte da trama e ter deixado a outra um pouco mais ligeira, mas meio que isso prejudicou um pouco a leitura. O final poderia ter sido bem melhor, visto o potencial que Manu tinha nas mãos de fazer a história acontecer. 

Enfim, é uma autora que promete porque sabe tirar a matéria prima de lugares bacanas, mas que falta só um pouco mais de treino. Devo ressaltar que tem erros de português fortes e um descuido com a estrutura do texto. 





Sinopse: Para afastar o ex marido e não perder a guarda do filho, Amanda tinha apenas uma opção, casar-se com seu melhor amigo. Antônio era companheiro, atencioso e sempre esteve ao seu lado ajudando-a. Ela não conseguia imaginar-se casada com ele, não queria por em risco uma amizade como a que tinham, mas o que fazer? Ele irá propor a ela um Casamento de Aparências. Sem nenhum tipo de contato íntimo. Um acordo para proteger Amanda e seu filho. Sem alternativas ela aceita um casamento sem amor. Porém quando menos esperava, Amanda começa a vê-lo não apenas como amigo, mas também como homem. Agora quem irá protegê-la daquele novo sentimento. Como afastar-se daqueles braços que tanto desejava. Ela conseguiria manter-se imune aquele deus que a testava constantemente com sua virilidade? (SKOOB)

Outro clichê, mas um clichê com um tipo de história que gosto bastante!
O livro é rápido e fácil de ler e mais simples ainda de entender. A mulher quer se livrar do ex marido e casa de novo com um amigo para poder dar um lar ao filho e não permitir que o ex marido tome a guarda do menino. Acho isso pouco provável judicialmente, a não ser que a mãe seja uma porra doida, o que não é o caso dessa, ou que o pai seja uma porcaria de "chegado" de algum juiz potente. Mas enfim, o caso é que ela e esse amigo se relacionam, e até que isso começa bem chatinho. 

Dá para perceber de cara o jeito como Antonio a trata e como mudaria o mundo inteiro por ela. É bacana ver as mudanças dos sentimentos dela em relação a ele, apesar de ter sido um pouco rápido demais e um tanto quanto forçado em alguns momentos. Mas isso não me chateou tanto. 

Acho que aqui o problema maior foram os errinhos de digitação e de concordância. Isso de um modo geral não é o principal em um livro, mas faz com o que o autor perca a credibilidade. Se não quer fazer a revisão é legal pagar alguém que faça, e é até melhor! As vezes os nossos olhos treinados não enxergam um erro porque o escreveu. 

É um livro bacana que dá para ler numa tarde. É um autor que tem tudo para crescer com o tempo.