Resenha de "Sessão de Terapia" (Jaqueline Vargas)

"Extremamente real!"


Sinopse: 'Sessão de Terapia' traz o relato secreto de Theo Cecatto - seus pensamentos, suas fobias e os acontecimentos antes e depois de cada sessão. É um diário emocional de tudo o que aconteceu com ele enquanto Júlia, Breno, Nina, João e Ana estavam em terapia. Aos 56 anos, dono de uma carreira sólida na psicologia e com um consultório lotado de pacientes, ele se encontra em uma dupla crise. Seu casamento de décadas parece um campo minado. Fora isso, o trabalho, que sempre foi tudo para ele e seu maior aliado para fugir dos problemas, se tornou um fardo insustentável. (SKOOB)







Depois que li o livro O Homem Visível, percebi o quanto gostava de livros que se tratavam de salas de terapia. Na maioria das vezes são livros que atinge o leitor pela familiaridade de fatos entre os personagens e nossa própria vida. Em Sessão de Terapia me afeiçoei a todos os problemas de uma forma singular com cada um. Parecia que eu estava vendo minha própria história sendo contada por vários personagens de uma única vez. Isso me expôs e me encantou. Adorei!

Theo é um terapeuta que esta com problemas no casamento e é um pai um tanto ausente. Contudo essa segunda parte, Theo não enxerga. Durante esse livro ele tem alguns casos  bem curiosos. O primeiro é de Júlia, uma médica que se descobre apaixonada pelo terapeuta. O segundo é Breno, um cara super auto confiante que é atirador e matou uma criança sem querer durante uma operação. Nina é uma ginasta adolescente com tendência a aparecer machucada. Finalizando por João e Ana, o casal mais louco que já consegui ler sobre. 

O livro narra algumas sessões que Theo tem com esses pacientes e um pouco, ou muito, da sua vida pessoal com a família e a sua própria mentora e terapeuta, Dora. 

Primeiro devo dizer que todos os personagens são animais em sua essência quando se trata de terapia. É como se dentro da sala do terapeuta, todos os medos e valores meio que se perdem ou se coloca em evidência. Para mim o mais confuso era o próprio terapeuta, nesse caso, Theo. 

A família dele meio que ruindo e ele só conseguia dedicar seu esforço máximo de trabalhar dez horas por dia, aos seus pacientes. Eu cheguei a xingar o personagem tantas vezes quanto pude. Achei ele burro demais por isso! Mas engraçado como é comum esse tipo de situação. 
As vezes a gente mesmo presta mais atenção aos problemas de quem está fora de nossas vidas de uma forma geral. Eu sou assim, e me identifiquei com a burrice de Theo em um grau absurdo de preocupação. 

Dos seus pacientes, posso dizer que me abusei com Júlia! Não conseguia me afeiçoar a sua história, e mesmo quando descobri qual era a dela, ainda não consegui me apegar, apesar de ter ficado bem surpresa. 
Sobre Breno, foi uma das minhas paixões! Sempre com textos inteligentes e atitudes firmes. Gosto de gente assim!
Nina foi o meu maior mistério nesse livro. Tentava dar uma de terapeuta e descobrir o que a garota realmente queria com aquilo tudo, e palmas novamente para o livro no fechamento para essa personagem. Pereito!
João e Ana tiraram meu juizo no livro inteiro! Genteeeee, que casal mais complicado! E que perfeição na construção deles! Nossa!!!!!! Muito bom! 

Em cada um desses personagens algo acaba te tocando de forma única. Não tem como dizer exatamente como fui tocada por cada um deles, senão estarei soltando spoilers do livro, mas acreditem, vocês vão se identificar um pouco com todos eles. 

Como é um livro feito em cima de uma série de TV, acredito que a construção dos personagens, o melhor no meu ver, tenha sido uma coisa bem forte porque estamos falando de Tv, onde os pequenos gestos são enormes. E deve realmente ser um seriado maravilhoso! Fiquei com muita vontade de ver durante a leitura, mas não queria ser prejudicada pelo visual da coisa. Mas agora que acabei, correndo para ver!

A autora foi ótima em criar o psicológico dos personagens! 
Eles são verossímeis e seus pensamentos são próximos demais do que acredito em termos de realidade, por mais loucos que sejam. 
Marquei alguns quotes bem bacanas, mas vou mostrar pela página do blog no Facebook porque quero ver os comentários de vocês. 

E o que foi aquele final? OMG! Amando quem criou esse roteiro!

Sessão de Terapia não é um livro para ser engolido, como tenho costume de fazer com a maioria dos meus livros. Foi um que exigiu muito de mim. Exigiu que eu parasse de ler e fosse refletir sobre minha própria vida. Foi um livro que me deixou sem chão em muitos momentos, mas e quem não estaria? 

Ser analisado é algo que nos desconserta. Fato. 
A exposição com a qual a pessoa entra num ambiente desses é quase infantil. São atitudes bestas e agressivas e talvez um pouco falsas na tentativa de esconder quem você é. 
Não sou chegada a psicólogos, e isso é outro fato. Tenho medo de sentar de frente para alguém e deixar jorrar sobre mim. Me sinto uma peça mutilada na maioria dos momentos de minha vida, e de ver minha mutilação, basta olhar para o espelho. 

Então se você curte livros que são para pensar, aposte em Sessão de Terapia que vocês não vão se arrepender. Eu pessoalmente estou exposta agora para dizer a vocês o quanto esse livro é bom, porque realmente ele é muito bom!