Resenha de "A última Nota" (Lu Piras e Felipe Colbert)

"Mágico e poético"

Sinopse: Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar. Porém, a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tomando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian. Preocupada, Alícia pede que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para o seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar o noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre duas famílias tradicionais gregas. Só que, aos poucos, ela começa a descobrir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importantes decisões para o futuro. (SKOOB)



Ultimamente ando lendo muitos livros com Alícias como protagonistas. Não me decepcionei com nenhum deles. Acho que vou levar isso como um sinal divino! HaHa! 

Alícia é filha de gregos. E o que isso significa? Que a família dela não poderia ser mais tradicionalista. 
Quem já viu ao filme Casamento Grego tem um ideia do que estou falando. São famílias numerosas e barulhentas e que costumam casar seus filhos com outros gregos para ter mais gente barulhenta e numerosa. E com Alicia não é muito diferente. Ela estuda numa faculdade de música, a contragosto da mãe, e trabalha no restaurante "grego" dos pais, e ainda namora um grego (sério?). Tem uma vó que não é grega (aleluia!) a qual ela tem um verdadeira adoração.

Alicia esta enfrentando um momento difícil nos seus estudos. Tem um professor bem antipático que passou tipo uma prova final para ela que chega a ser impossível de ser realizada com o pouco tempo que deu. Então ela está correndo contra o tempo ao lado do violino para dar conta da prova e da pressão da família para o casamento com Theo. 

Durante um concerto na faculdade, Alicia erra a última nota de uma composição feita por seu falecido avô, e o ganha como prêmio?? É chamada ao hospital porque um cara foi encontrado nu e desmemoriado em uma praça chamando por ela. E é ai que a vida da menina vira de cabeça pra baixo. 

A avó dela resolve adotar o rapaz por um tempo, e até lhe dar o nome de Sebastian. 
Alicia precisa ficar o mais longe possível do homem, e de problemas. Mas logicamente ela não consegue. 

Então, deu pra perceber que minha explanação acerca do livro é longa, mas é porque os autores tiveram um tripé para trabalhar: A música de Alicia, a família de Alicia e o romance de Alicia. Então pode apostar que eram coisas demais para se finalizar numa história. 

Acerca da música não tenho queixas. Eles souberam usar termos corretos e referências corretas do mundo dos violinos. A capa está excelente e tem tudo haver com a história! 
Acho que em muitos momentos consegui captar a emoção da garota quando estava tocando. É um instrumentos fantástico e que normalmente te conduz na melodia até algum canto fora do próprio corpo. Não sei se é porque meu instrumento predileto é um violino, mas o fato é que me sinto no além quando estou com um nas mãos. E essa parte no livro, ficou realmente boa!


Sobre a parte da família grega, eu consegui me ligar em muitas referência sobre os gregos, tradições e costumes. Mas senti falta de uma família numerosa e do barulho que uma família de gregos causam. 
Tem um ritual no livro que não conhecia, e que fiquei feliz em conhecer. 
A família de Alicia é complicada ao extremo, principalmente a mãe. Ela era tão louca que parecia mais uma adolescente com atitudes duras e burras. Mas dou o braço a torcer que no final do livro eles melhoraram 
bastante. Até pareciam outra família.  

A avó de Alicia é um amorzinho! Sério! A minha deveria fazer um curso de avós melosas com essa. hehe
O Theo foi um dos personagens que mais senti falta de desenvolvimento e finalização na história. Mas relevei esse pedaço. 

Já a parte do romance... Como dizer? 
Bem, não me conectei com Sebastian. Passei o livro inteiro com a sensação de que não conhecia nada dele. E não é porque ele apareceu desmemoriado, mas porque ele era um pouco vazio. 
Quando vi Sebastian de frente pra um instrumento, achei que os autores iriam caminhar a história pra um lado que seria bem interessante, mas daí não foi. Eles usaram o místico sem usar propriamente o místico. E isso me deixou meio frustrada. 

A relação de Alicia e Sebastian é complicada de início. Ela é uma menina difícil, mas ele é um doce e com pouco tempo consegue amansar a fera. Sinceramente? Se fosse eu daria uma chance do garoto se explicar de início, e não ficaria surtando de raiva cada vez que ele aparecia na frente. 

Quando esses dois começam a caminhar pro mesmo lado, daí o negócio começa a melhorar na história. E vem bem até o ponto que os autores dão um "Bum" no enredo, e daí fiquei realmente sem entender. Achei que aquilo era desnecessário visto que a menina já estava passando por problemáticas demais. Sabe o que acontece? No final da história algumas coisas ficam sem amarrações. 

Sobre o final da história...
A proposta era confusa, mas boa! 
A parte musical do final foi excelente e isso não tem discussão. 
Mas a parte final romântica, putz! Vamos trabalhar o incomum, mas vamos explica-lo, né?
Assim... Claro que pra literatura não precisamos de explicações. Ela se auto explica pela mágica possível. Mas eu senti realmente falta de uma explicação acerca de algumas coisas em relação a Sebastian. Mas se os autores estiverem fazendo uma continuação, ou um conto explicativo, fico feliz. 

Foi um livro "bom", mas não foi ótimo por conta desse final e pelo fato de não ter conseguido me apegar ao protagonista. Mas ele é um romance bem fofo e eu indico bastante!