Resenha de "Easy" (Tammara Webber)

"Ué, quero mais!"

Sinopse: Ela foi salva por um estranho. Ele é assombrado por um segredo. Às vezes o amor não é nada fácil… Ele a assistia de longe, mas nunca a conheceu. Até que, graças a um encontro casual tornou-se seu salvador… A atração entre eles era inegável. No entanto, o passado que ele trabalhou tão dura para superar, e o futuro que ela colocou tanta fé ameaça separá-los. Somente juntos eles poderiam lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade e encontrar a força inesperada do amor. Um romance inovador do gênero new adult. Easy é a luta de uma garota para recuperar a confiança que perdeu, encontrar a força interior para lutar contra um atacante implacável e aceitar a paz que encontra nos braços de um rapaz reservado. {Fonte}








Ai, gente, vou dizer que gostei de Easy, mas muito menos do que a maioria das pessoas dizem que gostaram. Fiquei até receosa de vir escrever essa resenha, mas vou explicar, e daí vocês irão entender meu ponto de vista. Mas vou adiantando dessa forma: Ele é bem mais sério do que esperei (o que é MUITO bom!) e bem menos romântico do que achava.


Jackie saiu de sua cidade e invés de ir fazer faculdade de música como pretendia, seguiu o namorado para uma faculdade estadual e faz um curso para ensinar música. Ela amava o namorado demais, e não quis se separar dele quando o seguiu para uma faculdade que não queria. Acontece que o tal namorado, que foi aceito em uma das fraternidades gregas e que quer ser um futuro político, resolve acabar o longo namoro deles porque queria se divertir um pouco e porque, enquanto futuro político, não poderia fazer isso namorando para não manchar sua futura reputação na mídia. #Babaca!

Desiludida, ela sofre horrores, perdendo dias de aula e se isolando. Uma amiga resolve salva-la a levando em uma festa. Acontece que Jacqueline, como prefere ser chamada depois do fim do namoro, prefere ficar mais tempo fora da festa, porque logicamente, todas as fraternidades gregas estão lá. Do lado de fora e sozinha, ela é agredida por um desses rapazes, e salva por um cara que ela nunca tinha visto na vida, mas que certamente a conhecia. Lucas é "aparentemente" um Bad Boy, e muito do lindo!

E para completar sua tragicomédia, ela está prestes a reprovar em economia, e o único modo disso não acontecer, é ter aulas de reforço com um dos ex alunos do seu professor, o qual ela tem uma relação bem bacana, mas apenas via email.


Porque digo que não é exatamente um livro sobre romance? Bom, o foco que vi nesse livro é em cima de uma garota que passou por uma separação a qual ela não entende, que teve o trauma grande de ser agredida por um dos amigos do ex namorado, que precisa se recuperar em uma disciplina complicada e que está sendo atraída por um cara que ela não conhece muito, mas que suas amigas dizem ser um ótimo partido para esquecer que ela foi chutada. 

Lucas é um lindo! Ele é o Bad Boy menos Bad Boy que conheço. Apesar da aparência perigosa, e de certamente dar murros perigosos, ele é inteligente, sensível e cortês. Fala sério, quero um desses numa versão de bolso! hehehe

O desenvolvimento dos dois foi uma coisa bem bacana e nada apressada. Eles evoluem juntos e dão brechas para muitas coisas boas entre eles, mas não conseguem evitar as coisas ruins.Tive umas raivas ao ponto de querer bater na cabeça dos dois, principalmente da dela. Mas isso é clichê, não é? As meninas são sempre bem bobas nesses livros! kkkk


O romance é lindo? Sim, mas o que chamou minha atenção no livro foi a chamada que a autora fez para o problema de agressividade contra as mulheres. O lance do estupro é bem abordado e facilmente compreensível para quem é mais novo e pouco alerta.  O medo que se tem de qualquer coisa depois de uma situação dessas é muito maior do que a própria situação. Então temos personagens fazendo aulas de defesa pessoal, e garotas assustadas com a própria sombra. 

A autora também aborda essa coisa de uma pessoa que é importante ser facilmente absolvida de uma crime desse tipo por conta da importância dela. Não que a autora tenha seguido com esse raciocínio, mas acontece e sabemos disso. O lance da união que as fraternidades tem também foi relatado de uma forma pesada e até meio ridícula, mas real.

Na verdade, Easy é um livro que nos deixa muito mais alertas do que realmente suspirando de amores pelo casal. Então se você vier pensando em um romance, tipo  Belo Desastre, acho melhor nem vir, porque esse foi exatamente o motivo que não me deixou dar cinco estrelas ao livro. 

Apesar de ter achado fantástico, ele me enganou de muitas formas. E talvez, só talvez, eu tivesse esperado um pouco de atrevimento de Jacqueline em relação a Lucas. Ou talvez a autora nem precisasse criar um personagem com uma fachada tão grande de "cara mal", porque ele passa bem longe disso. 

Então sim, eu não dei cinco estrelas porque esperei uma coisa e encontrei outra. Mas não, o livro não é ruim em hipótese alguma, ele é muitooo bom! Acho que o que me atrapalhou, também, foi ter lido o livro em inglês. Me peguei parando bastante na história para traduzir certas coisas, e isso me deixou irritada, e possivelmente perdi o foco da narrativa, mas queria terminar o livro.


O final é bem fofo e até certo ponto, previsível, mas ainda assim, bem construido. 

A escrita da autora é ótima! Leve com picos de tensão. Acho que ela escreveu esse livro mais como um alerta para as mulheres, do que exatamente para ser o romance do ano. 

Enfim, vou deixar vocês lerem para me dizer o que acharam.