Resenha de "Menina de Vinte" (Sophie Kinsella)



"Maravilhoso!!!!"

Sinopse: Lara Lington sempre teve uma imaginação fértil. Agora ela começa a se perguntar se está ficando maluca de vez. Meninas normais de vinte poucos anos não veem fantasmas, né? Pelo menos era o que ela pensava até o espírito da tia-avó Sadie, que foi uma jovem dançarina de Charleston com ideias avançadas sobre moda e amor, aparecer misteriosamente com um último pedido: Lara precisa localizar um colar que foi dela por mais de 75 anos. Só assim tia Sadie poderá descansar em paz. Além de encontrar a joia, Lara tem que lidar com probleminhas do dia a dia: a sócia foi curtir um romance em Goa, sua empresa está afundando e ela acabou de ser abandonada pelo homem “perfeito”. Nesta divertida história, Lara e Sadie são duas meninas de vinte bem diferentes que vão aprender a importância dos laços familiares e da amizade. (SKOOB)



Vocês sabem o quanto sou fan de Sophie Kinsella. Desde a primeira vez que consegui ler uma livro dela e quase fui expulsa de um ônibus de tanto rir, que eu nutro todo esse amor. s2
Só que como os livros dessa diva são super caros, leio um há cada seis meses. rsrs

Menina de vinte conta a história de Lara, uma garota que abandonou um emprego para começar uma empresa em sociedade com uma amiga que de tudo entendia sobre recrutamento de talentos para empresas de grande porte. O problema é que Lara não entende muito disso, deixando a cargo da amiga que era super experiente no assunto, só que resolveu tirar férias por tempo indeterminado em uma praia paradisíaca bem longe de tudo. 
Além disso, Lara foi chutada há pouco tempo pelo ex namorado e não consegue tirar o cara da cabeça. Manda mensagens todos os dias e faz de tudo para chamar sua atenção. Resumindo... Sua vida anda uma porcaria. 



No velório deprimente de sua tia Avó Sadie, uma senhora de 105 anos a qual ela mal sabia que existia, um fantasma de uma mulher de 23 anos de idade aparece para Lara exigindo que ela encontre o seu colar sumido. Apesar do susto, a garota inventa uma história maluca para tentar adiar a cremação da tia avó, e não é que dá certo?! Então as duas começam uma busca implacável por esse colar que não deixa o fantasma de Sadie sossegar.  

O livro é muito bom, gente!


Essa é, definitivamente, uma história para rir. Sadie é um fantasma atrevido, engraçado, impulsivo e totalmente galanteador. Não quero um fantasma na minha cola, mas se fosse para ter, queria que fosse uma Sadie da vida, mesmo com toda a sua chatice. rsrs

Lara fica louca com a presença espiritual da Tia Avó por perto. Ela influencia no que Lara come, no que veste e até com quem sai. Sim, porque o fantasma vai usar do artifício de estar morta para Lara fazer as coisas mais absurdas por ela. E nem estou falando apenas em usar roupas da década de 20 em uma festa importante de empresários, mas de dançar Charleston em um bar qualquer que nem tinha pista de dança, ou dizer as coisas mais esdrúxulas às pessoas para poder encobrir que estava enxergando o fantasma da sua tia avó de 105 anos. 

A questão familiar envolvida nesse livro é muito forte. Lara não conhecia sua tia avó porque ninguém de sua família se interessou em visitar ela nos asilo em todo o tempo em que ela esteve lá. Ninguém sabia realmente quem tinha sido Sadie, e isso era uma coisa que incomodava muito ela. Sadie se sentia pequena, mesmo sendo de uma personalidade tão majestosa. Ela achava que nunca teve influencia na vida de ninguém, mas que no final das contas, tudo se resolvia com um bom jazz e um copo de bebida. 


A amizade dessas duas é a coisa mais especial e linda! A gente percebe o crescimento de Lara, deixando de ser alguém pequeno de personalidade e se transformando em uma mulher forte e decidida. Percebe também a evolução que o espírito de Sadie precisava conquistar para deixar esse mundo. Ambas crescem na trama, e isso é uma coisa fabulosa de genial!

Depois desse livro, realmente não sei o que pensar a respeito da escrita de Sophie. Ela é majestosa escrevendo, sem dúvida. O texto é engraçado, com cenas muito bem trabalhadas e personagens pra lá de legais. E aqui volto a dizer, até queria ter uma fantasma como Sadie, ao meu lado. 
Mas o texto também tem essa crítica de cunho social forte. Nos coloca em uma situação a se pensar sobre os velhos que morrem em asilos e que acabamos por não saber quem eles foram, e qual foram suas histórias de vida. Velhice pode ser trabalhosa, mas também é bastante gratificante quando se sabe aproveitar da experiência desses senhores e senhoras que estão presos em asilos. 

E não tem romance nessa história??
É claro que tem! 

Como todo livro da Sophie, os personagens masculinos não tem aquele "tcham" especial. São só homens bons que precisavam de mulheres boas. O total foco da autora é em cima dos personagens femininos, e nesse livro como são duas mulheres incríveis, é que o pobre do personagem masculino fica bem para escanteio. Não é um livro sobre um romance, é um livro sobre uma amizade. 

Esse livro veio para mim em um momento crucial da minha vida: Estava precisando pensar em mais coisas além do meu coração. 
As bagunças que essas duas mulheres se envolvem em busca de um colar antigo, chega a ser surreal de louca e engraçada. 

O livro esta super recomendado! É um livro lindo, divertido e muito apaixonante! 



Alguém ai quer dançar Charleston? Fiquei totalmente apaixonada por essa dança! Talvez eu seja uma menina de vinte... Talvez todas nós sejamos um pouco. Toda mulher adora esse mundo glamouroso da felicidade.