E se eu quiser me organizar?


Quando começamos no mundo dos blogs literários, normalmente temos alguns poucos livros que colocamos em uma prateleira qualquer perto dos ursos de pelúcia. Acontece que com o tempo e as parcerias, essa quantidade vai aumentando, colocamos os ursos em cima do guarda roupa e livros por cima de livros por falta de espaço. Compramos estantes, mais pranchas e qualquer outro artifício que nos ajude a guarda-los. Mas chega o momento que eles começam a cair em cima de nós. Começamos a não saber quantos volumes nós temos e quais livros emprestamos. 
E é exatamente ai que a idéia de um catalogador nos vem a cabeça. 

Hoje em dia o mercado de programas para computadores anda bem vasto. Mas poucos são os programas voltados para a área de biblioteca. Sei disso porque sou estudante de biblioteconomia e a minha universidade ainda usa a forma antiga de catalogação, isso significa: Nada de informatização do sistema. 
Sim, estou querendo dizer que o negócio lá funciona com papel e caneta, tipo, mega cenozoico. 


Lógico que encontramos programas para livros, principalmente se você entende inglês com maestria. Eu digo com sinceridade que meu inglês é arcaico e pouco prático. Fico impaciente de ler textos e tentar entender nomes científicos dentro dos programas de catalogação, por isso desisti desses internacionais. 

Comecei minha caçada a programas em português. Por sorte minha, e muita indicação de amigos, achei dois que me deixaram bastante feliz. 

MiniBiblio

O Mini Biblio é um programa simples e bem versátil. Ele serve tanto para livros como para CD's e DVD's. Ele é bem básico, mas totalmente suficiente. Ele também tem ferramenta para registrar empréstimos. 



Autec Biblioteca

Esse é o programa que eu uso. Gosto dele porque é totalmente voltado para livros. Tem um layout legal e é bem fácil de lidar. Nele você faz catalogação além de livros, das editoras, dos autores e dos grupos de leitura. Você também pode emitir carteirinhas para usuários (Ele é voltado para quem tem bibliotecas) e códigos de barra para colocar nos livros. 
Achei o melhor dos dois, apesar de ser mais detalhado e demorar um pouco mais para mexer. 



E para quem lê E-book? 

Eu uso um Mix-leitor, que é emprestado de um amigo. É um leitor digital bem simples sem muitas funções e sem brilho na tela. Para mim, funciona uma maravilha. Contudo, ler arquivos em PDF nesse leitor, cansa muito a vista. As letras ficam pequenas e como ele não tem luz própria, doí bastante os olhos. Isso tudo porque o Mix-leitor foi feito para ler E-Pub, que é um outro formato de livros digitais. A leitura fica em tamanho normal e não cansa de forma nenhuma. 
Mas e se você tem um arquivo em PDF e não um E-pub? 
Que tal transformar? 
Para isso existe outro programa excelente. 

Calibre

Esse programinha além de organizar e gerenciar todos os E-books que você tem no computador, transforma um tipo de arquivo em outro, por exemplo: PDF em E-PUB. 
Posso dizer que o Calibre me salvou por completo. 



Mas e se você é antiquado e não gosta de manter toda a sua vida literária em um programa de computador? Vai que a distopia do nosso mundo venha a ser a falta de energia eterna. (Tudo pode acontecer!). Então nesse caso eu sugiro que você faça igual a mim, use papel e caneta! 

Apesar de eu ter todo o meu catálogo de livros no Autec, também os tenho em um pequeno caderno. Nele coloco quase os mesmos dados do programa, e acrescento uma citação que eu goste do livro. Funciona quase como um Book Journal, só que sem custar tão caro. 
Pode ser feito em um caderno pequeno, ou grande. Coloque fotos, adesivos, use sua criatividade. 








"O meu é um caderno pequeno onde escrevo todos os dados que preciso e coloco uma foto da capa do livro para sempre me lembrar de qual se trata." 













E vocês, qual forma usam para catalogar seus livros?