Como cuido dos meus livros?



Está ai um assunto complicado. Principalmente para mim. 
Os livros são amigos indispensáveis, no meu ver, e como meus amigos, eu os trato com cuidado - Sim! Mas com descontração também. O que isso significa? 
Significa que sempre depois que acabo uma leitura, gosto de escrever a data que terminei e colocar uma frase ou trecho que gostei na primeira folha com espaço livre. 
Eu sei, eu sei! Que espécie de bibliotecária eu serei desse jeito? 
Digo que serei uma espécie que não irá se arrepender de nada disso. Como já disse diversas vezes, meus livros contam além de suas próprias histórias. Eles também contam momentos de minha vida, e quero me lembrar de cada um deles quando leio as páginas escritas. 
Peguei esse costume com meu pai, que era um grande leitor. Ele era do tipo que lia o livro, amava, e passava para alguém que ele achasse que fosse fazer diferença na vida dessa pessoa. Ok, eu ainda não cheguei nesse grau de desapego, mas caminho para isso. 
Vamos parar de falar da parte filosófica do assunto? 

O fato é que nós, viciados compulsivos, compramos mais livros do que podemos ler, e acabamos com menos espaço em casa e amontoando nossos amigos de papel uns em cima dos outros. Com os meses, e quantidade de livros, ficamos sem tempo para cuidar deles. Olhamos para a prateleira- enorme, e pensamos:
- Quanta preguiça, hoje. Vou deixar para amanhã. 
Esse amanhã se transforma em dias, e meses. Quando você vê, os livros estão criando mofo ou cheirando mal. 
O que fazer?


Bem, para começar, torne isso um hábito, como arrumar o guarda roupa ou limpar a geladeira. 
Se sua agenda, como a minha, for apertada, priorize seu tempo. Deixe de fazer as unhas artísticas um final de semana, e troque pela limpeza da estante. Se seu espaço de livros for grande, então não tem jeito, tem que abdicar praticamente um dia inteiro no trabalho. Mas pense positivo, você pode arranjar outras coisas para fazer nos intervalos. O importante é que pelo menos uma vez por mês, você cuide do seu espaço. 

Páginas amareladas são inevitáveis, então não se desespere quando elas começarem a aparecer. A culpa á da acidez do papel, ainda não inventaram livros feito com papeis Acid-free. Ainda bem, pois seriam caríssimos. 

Se você for alérgico a poeira, separe uma máscara, dessas que usam em hospitais. Além de evitar que espirros e tosses lancem bactérias nos livros, evitarão que você fique mal durante todo o processo. 

Se seus livros forem novos, o máximo que você precisa fazer é tira-los da estante e espalhar em uma mesa, ou em cima de um lençol no chão por algum tempo, contanto que seja num local arejado. De preferência abertos. Os livros precisam manter uma temperatura bacana. 

Passe uma flanela seca nas capas e laterias, olha lá heim gente, é seca! 
Você também pode passar uma escovinha com cerdas macias entre as folhas, se por acaso morar em um local que junte muita poeira. 

A estante tem que ser limpa também. Cuidado com o material que você vai usar para limpar as prateleiras. Cada material exige um tipo de produto diferente. (Madeira, ferro, plástico). 

Tentem manter os livros em pé ao guarda-los. Eles respiram melhor dessa forma. E tentem também manter um espaço respirável entre um e outro, nada de sufocar na estante ao ponto de você não conseguir deslizar com ele facilmente. 

Se seus livros forem antigos, o cuidado é redobrado. Muitos deles podem ter algumas folhas manchadas, isso é porque na época você ainda não tinha lido esse artigo aqui no blog. rsrs. Essas manchas são uma oxidação irregular causada pela poeira. Por isso a limpeza interna é importante.

Se você notar que um livro está com mofo, separe-o imediatamente dos demais. Eu normalmente o coloco em local arejado por alguns dias, já que o mofo é proveniente da umidade. Um sol de começo de dia e final de tarde também não vai prejudicar. Mas olha lá, é pouquíssimo sol. Coisa de minutos. E se você ficar com medo desse processo, pode chamar um especialista. Do mesmo jeito que existem pessoas que consertam e limpam obras de arte e brinquedos de colecionador, também tem aqueles que consertam livros.

Tentem não deixar coisas dentro dos livros, clips, marcadores de páginas, dinheiro. Nem aquela flor linda que um gato te deu numa praça na França, viagem a parte; qualquer material carrega a sua própria cota de material em sua composição que pode vir a danificar seus livros. Então tomem cuidado com isso. 

Os bibliotecários também indicam não riscar. Mas eu sou a do contra, e risco mesmo. E se você for como eu, procure usar material de escrita que seja livre de ácido (Papelarias boas e lojas de Scrapbook vende esse tipo de canetas). 

Para alguns de vocês que gostam de guardar os livros em sacos plásticos para mantê-los seguros, lembrem sempre que eles precisam ser arejados, e os sacos abafam o oxigênio. 

E por último, as palavras de ordem das pessoas que tem muitos livros da estante: 

Temperatura, manuseio e limpeza. 

Não exponha seu livro ao sol constante. Sempre o tire da estante para respirar. Pelo menos uma vez por mês, trate de limpá-los. 




Ufa!
Quanta coisa, né? 
A vida seria mais fácil de comprassemos um kindle e desistissimos das estantes de papel e poeira. 
Acho que nããããão! rsrs
Nasci no século errado. Apesar de acompanhar os avanços tecnológicos literários, tenho uma alma antiga. 
Mas isso é assunto para uma outra postagem.