Antes do Oscar #1


Olá gente!
Como todo mundo aqui sabe, eu sou uma completa apaixonada por cinema. Não tem um filme que concorra a algum prêmio que não tenha sido e analisado por mim. Adoro entender os tipos de premiações existentes em prêmios como o Globo de Ouro e o Oscar. 
Mas o meu grande queridinho, é o Oscar. Aqui em casa, dia de entrega tem direito a pipoca e família reunida.
Apesar de entender que essa premiação anda bem manipulada ultimamente, tenho que dar o braço a torcer; elo menos as escolhas existentes na lista deles, são (quase sempre) as melhores das melhores. Com algumas ressalvas, lógico. Diretores e atores que eles não conseguem condensar para caber na lista, e acabam dando em revolta mundial.  
Pensando nisso, eu tive a idéia de fazer um apanhado dos filmes que estão concorrendo as categorias mais importantes do ano de 2013. Falarei  do que achei do filme, e das minhas pretensões de prêmios. Alguns dias trarei mais de dois filmes, mas normalmente serão dois. Até a entrega do prêmio, que será dia 24 de fevereiro, quero contar a vocês o que achei de todos os principais concorrentes da noite. 
Então... Vamos brincar de sonhar? 



Esse foi o primeiro que assisti da lista. Pena que li depois de ver o filme (Odeio quando faço isso). 
Se eu pudesse condensar esse filme em poucas palavras, seria: Filosófico e artístico. 
As Aventuras de Pi veio com um premiado diretor: Ang Lee, e com um elenco nada habitual (foi uma proposta do diretor). 
O protagonista praticamente trabalha sozinho metade do tempo, visto que ele está em um barco com um tigre, que nunca realmente participou das cenas - Ele foi quase que totalmente criado por computação gráfica. 
A história é linda, muito filosófica e o roteiro do filme foi bem trabalhado. Mas se tem uma coisa que me encantou no filme, foi a fotografia. 
As luzes usadas nas cenas constroem o ambiente. Em um cenário onde só tem mar e um barco, um menino queimado de sol e um tigre, o espetáculo fica por conta de uma natureza montada com maestria pelas luzes e cores. Milhões de palmas para Claudio Miranda, o diretor fotográfico do filme. 
Se tem outra coisa que merece destaque, é a trilha sonora indiana deliciosa, e que ajuda bastante nas reflexões; e o design de produção (Uma premiação recente que valoriza a construção de cenário). Sei que o filme é inteiramente no mar, mas os poucos recursos que eles permitiram em cena, são úteis e combinam com o resto do filme. 
Então... Não acredito que Pi seja o grande vencedor da noite, no sentido: Melhor filme. Mas acredito que ele tem grandes chances com muitos dos prêmios que concorre. (Ele esta concorrendo a 11 categorias). 

Premiações: 


Trailer


_________________________________________________________________________________



Esse filme é uma coisa de louco de atuações. 
Tudo bem que li o livro, e que eles mudaram muita coisa para transformar a doença de Pat, que no livro teria um tratamento mais familiar; à uma doença de amor, trazendo uma Tiffany com mais funcionalidade do que no livro. 
Claro que eles não mudaram a personagem, mas ampliaram um campo de ação dela. 
Mas depois que li o livro e que vi o filme, percebi que isso só fez eu amar mais esse roteiro. Deram uma importância que ela teria na cabeça de Pat, e que talvez o escritor não tenha escolhido focar nisso. 
Sem contar que sabemos que romances lindos e bem construídos são bem comerciais no cinema. Não é? 
Mas isso não tirou em nada a graça desse filme. 
Ele esta concorrendo a todos os prêmios humanos do Oscar esse ano. 
Se acredito que leva todos? Não! Mas acredito que leve algum deles. 
Os protagonistas estão divinos! O Bradley que interpreta o Pat, tem uma loucura no olhar, que me lembrou um pouco o Al Pacino em Perfume de Mulher, (E todos sabemos o quanto ele estava perfeito naquele filme). Já a Jennifer foi uma surpresa e tanto para mim. Eu que conhecia essa mocinha apenas em Jogos Vorazes, fiquei fã da sua atuação limpa, segura e sincera. Robert De Niro está dando um show como coadjuvante. E a Weaver só ganha como atriz coadjuvante de eles não levarem nenhum dos outros prêmios, mas ela esta muito fofa nesse filme. 
P.s. Dei boas gargalhadas com esse filme.
(Ele esta concorrendo a oito categorias)

Premiaçãos





Trailer:


E então gente, esses foram os dois filmes de hoje. 
Não vou opinar de qual gostei mais, até porque gostei de coisas diferentes em ambos. Então esperem eu postar sobre todos, dai eu dou os meus palpites. Mas já vou avisando... O negócio está difícil. rsrs
E vocês, já viram algum dos dois? Corre para ver! 
Esperem, em breve, o próximo "Antes do Oscar" 

bjus