E o Oscar vai para... (Parte 3)

Finalizando meu ranking de premiações, vamos à parte final. A mais difícil e a mais esperada.

Melhor roteiro original
ü  O artista
ü  Missão madrinha de casamento
ü  Meia noite em Paris
ü  A separação
ü  Margin Call – O dia antes do fim
Acredito de todo coração que o prêmio dessa noite vai para Meia noite em Paris. O roteiro do filme de Woody Allen é realmente coisa de outro mundo. Apesar de eu não ter morrido de amores pelo filme num todo, me apaixonei pelo roteiro. Uma história linda e surpreendente. Beirando a ficção, com diálogos inesquecíveis. Ótimo mesmo.

Melhor roteiro adaptado
ü  Os descendentes
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  O homem que mudou o jogo
ü  Tudo pelo poder
ü  O espião que sabia demais
Eu estou em dúvida cruel nesse quesito. Não é segredo para ninguém o quanto adorei os Descendentes, e até agora, no meu ranking, ele não levou prêmio nenhum. E se vier a ganhar, acredito que seja aqui. Mas o roteiro de O homem que mudou o jogo ficou ótimo também, e é outro filme que não levou mais nenhum prêmio. Então... Putz! Fico com os descendentes se o George Clooney não ganhar de melhor ator, se ele ganhar, fico com O homem que mudou o  jogo.

Melhor atriz coadjuvante
ü  Berenice Bejo (O artista)
ü  Jessica Chastain (Historias cruzadas)
ü  Janet McTeer (Albert Nobbs)
ü  Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)
ü  Melissa McCarthy (Missao madrinha de casamento)
Acredito que Octavia Spencer leva esse prêmio, apesar de ter amado a atuação de Jessica Chastain e de Janet McTeer. O papel de Octavia é convincente e brilhante. Então meu voto vai para ela.

Melhor ator coadjuvante
ü  Kenneth Branagh (Sete dias com Marilyn)
ü  Jonah Hill (O homem que mudou o jogo)
ü  Christopher Plummer (Toda forma de amor)
ü  Nick Nolte (O guerreiro)
ü  Max Von Sydow (Tão forte e tão perto)
Queria que o Max Von ganhasse esse prêmio porque seria o único de Tão forte e tão perto, e eu simplesmente adorei esse filme. Sem contar que a atuação dele é linda e singela. Mas... Como tem tantos atores maravilhosos no ranking, devo dizer que acredito no Christopher Plummer como vencedor nessa categoria. O papel que ele faz é forte e muito belo nesse filme.

Melhor atriz
ü  Glenn Close (Albert Nobbs)
ü  Viola Davis (Historias Cruzadas)
ü  Rooney Mara (Millenium – Os homens que não amavam as mulheres)
ü  Meryl Streep (A dama de ferro)
ü  Michelle Williams (Sete dias com Marilyn)
Ok. Devo dizer que mesmo que muita gente não tenha gostado, eu amei a atuação de Glenn Close. O que parece um papel seco, na verdade é o personagem que pede isso. Eu não diria que era ela se não tivesse visto o trailer antes de assistir. Está um homem de modos ingleses perfeito. Eu amei. A Rooney Mara é uma danada. A menina se transformou nesse filme e fez um papel glorioso. Mas o prêmio vai ficar entre Viola Davis pela atuação triste e dramática em Histórias Cruzadas e Meryl Streep pela digníssima e gloriosa atuação em A dama de ferro. Acredito que Meryl leva. Ela esta fantástica nesse filme.

Melhor ator
ü  George Clooney (Os descendentes)
ü  Brad Pitt (O homem que mudou o jogo)
ü  Jean Dujardin (O artista)
ü  Gary Oldman (O espião que sabia demais)
ü  Demian Bichir (A better life)
Aqui devo dizer que queria muito que George Clooney levasse esse prêmio. Eu simplesmente chorava vendo as caras e bocas dele nesse filme. Gente é a melhor atuação dele. Está simplesmente divino e me recuso a achar que a academia vai deixar essa passar. Mas, há grandes chances de Jean Dujardin levar o prêmio, na verdade chances enormes. E não posso dizer que será injustiça porque não vai ser. O homem leva um filme mudo inteiro com feições maravilhosas. Se já difícil fazer um filme com falas, imagine passar emoção em um que não tenha fala alguma. Seria merecido também.

Melhor diretor
ü  Woody Allen (Meia noite em Paris)
ü  Michel  Hazanavicius (O artista)
ü  Alexander Payne (Os descendentes)
ü  Martin Scorsese (A invenção de Hugo Cabret)
ü  Terrence Malick (A árvore da vida)
Como esse prêmio é muito movido a quem leva o melhor filme, então acredito que Michel Hazanavicius leve. O trabalho dele está maravilhoso em O artista. Apesar, e como sempre vou ser do contra, de ter achado muito sensível a direção de Alexander Payne por Os descendentes.

Melhor filme
Ø  O Artista
Ø  Cavalo de guerra
Ø  Os descendentes
Ø  Tão forte e tão perto
Ø  Meia noite em Paris
Ø  A árvore da vida
Ø  Histórias cruzadas
Ø  A invenção de Hugo Cabret
Ø  O homem que mudou o jogo

O negócio esse ano está muito difícil. Fato!
O artista é sobre a mudança do cinema mudo para o cinema falado. E detalhe: O filme é mudo além de ser preto e branco. Isso mesmo gente, igual aos filmes de antigamente. Os atores são fantásticos e o roteiro é excelente. A fotografia e direção de arte não pecam em nada. O filme é belo e sensível com toques de humor muito inteligentes. E não é entediante hora nenhuma. Resumindo... É fantástico!
Os descendentes é sobre como a vida da gente pode dar reviravoltas. O protagonista tem sua esposa em coma, devido um acidente, e fica com a guarda das filhas (super problemáticas) e tem que lidar com a venda de um terreno que é herança familiar, com os problemas de ser pai sozinho e com um possível adultério por parte da mulher dele. George Clooney esta excelente no papel. A direção é muito sensível e capta coisas bobas tornando elas enormes. O roteiro é delicioso e o visual é paradisíaco. Eu me apaixonei pelo filme.
Tão forte e tão perto A narrativa de Tão Forte e Tão Perto gira em torno do excepcional Oskar Schell, que aos 9 anos já é inventor amador, admirador da cultura francesa e pacifista. Depois de encontrar uma misteriosa chave que pertencia a seu pai, morto nos atentados de 11 de setembro, o garoto embarca em uma incrível jornada – uma busca frenética por um segredo cruzando as cinco regiões de Nova York. Ao percorrer a cidade, ele encontra pessoas de todos os tipos, todos sobreviventes em seus próprios caminhos. Esse é meu tipo de filme. Ele tem um trabalho excelente de atores, o menino que faz o Oscar esta perfeito. A sensibilidade de algumas passagens de cena é coisa de doido, bem parecidas com os de Hugo Cabret. O roteiro é lindo, o lance do pandeiro para dissipar o nervosismo foi um toque maravilhoso. Pra mim, o melhor filme desse ano.
Meia noite em Paris conta a história de um escritor que esta noivo e que é apaixonado pela cultura e os antigos artistas de Paris. Durante uma viagem com a família a cidade luz ele descobre que em uma esquina específica da cidade, em um horário certo ele pode voltar ao tempo e conhecer os escritores e artistas que ele admira vivendo na época a qual ele é fascinado. O filme parece ser bobo, e em muitos momentos ele me incomodou, mas confesso que num todo é encantador. O roteiro é muito bom mesmo e a arte do filme, o conjunto de figurino, cenário e fotografia é lindo demais. Os diálogos são típicos dos filmes de Woody Allen e a carga dos personagens é uma delícia. Mas não gostei muito do final.
Histórias Cruzadas ambientado no Mississipi da década de 60, conta a história de uma garota que provoca muita confusão na cidade quando resolve escrever sobre as mulheres negras que sempre cuidaram das famílias do sul juntando entrevistas delas na intenção de publicar em um livro. O filme tem um roteiro muito bom, bastante elaborado com tempos de silêncio perfeitos e com diálogos sem igual. As atuações do elenco negro são excelentes. Mas entre muitos pesos concorrendo nessa categoria, no meu ver, não levaria o prêmio maior não.
A invenção de Hugo Cabret conta a história de um garoto que ficou órfão e que mora no relógio da estação de trem de Londres. O pai antes de morrer deixou um mistério a ser desvendado, e ele sente que desvendá-lo é o único modo de manter o pai sempre por perto. Eu nem tenho palavras para descrever esse filme. Ele é sensacionalmente belo. Ele tem um visual esplêndido e uma fotografia de matar qualquer fotografo de inveja. O elenco infantil é inédito na minha visão, e por isso perfeito para este filme. O roteiro é bonito e tem cenas que você sente que esta realmente dentro da tela e não quer sair mais nunca. Sem contar a trilha sonora muito linda e a sensibilidade de direção em momentos marcantes. E como total fã de livros e filmes infantis, eu adorei este filme.
O homem que mudou o jogo fala sobre como o gerente do time de baseball Oakland Athletics desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes de esporte nos anos 80. Não sou muito chegada a filmes de esportes, mas tenho que dar o braço a torcer por muitos deles, esse é um. Especialmente pela atuação madura de Brad Pitt e pelo roteiro bem amarradinho. Não é um filme que venceria facilmente essa competição, mas a academia não deixaria de colocá-lo.

Finalmente:
Para vocês verem como a academia é doida com suas escolhas, o filme que eu mais gostei foi aquele que quase não teve indicações. Amei Tão forte e tão perto, mas como sei que ele não tem chances vamos aos outros.
Eu queria muito ver Os descendentes como vencedor. Pelo conjunto de atuações maravilhosas, pelo roteiro simples e forte e pela sensível direção. Mas acredito que quem levará o prêmio seja o aclamado O artista, o que também vai ser muito justo. O filme é totalmente novo apesar da temática antiga. Ele é até uma sátira para os filmes em 3D que vemos ultimamente e que deixamos de lado muitas vezes o que foi tradição. A mensagem do filme junto com o visual e a idéia provavelmente dará a estatueta para esse maravilhoso espetáculo cinematográfico.


Essa semana volto para comparações do meus prêmios com os que ganhou. 
Estarei assistindo o Oscar a noite. Até mais então!!


E o Oscar vai para... (Parte 2)


Hoje vamos para a segunda parte da postagem sobre o Oscar 2012.
Essa foi a mais difícil de ser feita para mim porque a maioria das filmes eu não conhecia e não tive acesso direto, então fiz meus critérios de acordo com trailer, sinopse, fotografias (a coisa que mais me fascina no cinema), e comentários de quem teve acesso. Então vou dar meus palpites por alto.


Melhor fotografia
     O artista
     A invenção de Hugo Cabret
     Millenium – Os homens que não amavam as mulheres
     A árvore da vida
     Cavalo de Guerra

Como esse é o quesito que mais me fascina no cinema, foi justamente ele quem me deu mais trabalho escolher. Quando me decidia em um, voltava a ver os filmes e escolhia outros. Fiquei passando entre fotos e cenas fantásticas tentando escolher qual o conjunto delas mais me agradou e qual acredito que agradará a academia. Acabei me decidindo, mas que fique claro que todos os candidatos desse ano tem fotografias diferentes entre si e maravilhosas. Vale lembrar que quando falamos de fotografia no cinema não nos referimos apenas a parte estática da coisa, mas todo o desenvolvimento dela, as passagens de câmera, luzes, perspectivas de visão. São seus olhos atrás da câmera.
Então... O artista tem uma fotografia poderosa por ser um filme feito em preto e branco, então usa iluminação como uma coisa que tem vida própria, que passa uma sensação de calma ou fúria dependendo do contexto da cena. Devo admitir que o melhor da fotografia desse filme é realmente a luz em conjunto com as atuações. A invenção de Hugo tem como forte, na fotografia,  a direção de arte em si, o conjunto de figurino, iluminação e maquiagem. As cenas de mágica são ótimas, e a luz escura condiz com o peso da história. A fotografia de Millenium é uma coisa mais moderna. Para mim a melhor parte dela são as cenas externas na neve. Cavalo de Guerra tem como forte a paisagem sem igual. As luzes naturais são perfeitas e as cenas da guerra tem fotografias divinas. Já A árvore da vida é “a fotografia” de 2012. Gente, o que é a fotografia desse filme? As luzes são perfeitas e brandas, as passagens de câmera são divinas e transmitem o valor e forma de cada personagem. As cores são...putz!! As cenas da criação do mundo são coisa de doido. Existe uma simplicidade e delicadeza no que diz respeito a
 fotografia individual de cada personagem .
Então, meu prêmio desse ano, e acho que o da academia também, será para A árvore da vida.

Melhor direção de arte
     O artista
     A invenção de Hugo Cabret
     Harry Potter e as Relíquias da morte
     Cavalo de guerra
     Meia noite em Paris

Se o Harry Potter levar maquiagem não acredito que leve esse prêmio não. Aqui vou votar em A invenção de Hugo Cabret porque no conjunto, como citei  acima, ele é o melhor. Tem luzes ótimas, figurino excelente cenários muito bem trabalhados.


Melhor curta-Metragem (Animação)
     Dimanche/Sunday
     The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore
     La luna
     A morning Stroll
     Wild Life

Olha gente eu pessoalmente me apaixonei por The Fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore. A animação é a minha cara, e como eu queria ter uma biblioteca daquela, com livros temperamentais como aqueles. (kkk)... Me fez lembrar de sonhos de criança. Eu amei. Mas acredito que a academia dará o prêmio a La Luna, faz mais o perfil de escolha deles. É muito lindo e delicado.

Melhor curta-metragem
     Pentecost
     Raju
     The shore
     Time freak
     Tuba Atlantic

Nessa categoria escolhi aquele que mais ouvi falar bem. Não assisti a nenhum.
 Li comentários e vi trailer. Dou prêmio a Raju




Melhor documentário (curta)
     The Barber of Birmingham: Foot soldier of the Civil Rights Movement
     God is the Bigger Elvis
     Incident in New Baghdad
     Saving Face
     The Tsunami

Igualmente o item anterior. Não conheço a fundo os indicados. Mas gostei muito do trailer de Incident in New Baghdad e o de The Barber...Darei ao primeiro.








Melhor documentário (Longa)
     If a Tree Falls: A story of the Earth Liberation Front
     Paradise Lost 3: Purgatory
     Pina
     Undefeated
     Hell and back again

Novamente um palpite. Gostei da ideia de Paradise Lost.

Melhor Filme estrangeiro
     Bulhead (Bélgica)
     Monsieur Lazhar (Canada)
     A separação (Irâ)
     Footnote (Israel)
     In Darkness (Polônia)

Como A separação é um filme que esta concorrendo em duas categorias esse ano, e isso é meio inédito nesse tipo de produção, então ele vai ganhar aqui.
Melhor animação
     Um gato em Paris
     Chico & Rita
     Kung Fu panda 2
     Gato de Botas
     Rango

Não vi todos, mas o Rango esta sendo muito aclamado pela crítica. Por isso resolvi escolher ele.

As melhores atuações infantis

Há algumas semanas a minha banda de rock predileta, a Palhaço Paranoide,  gravou o seu segundo clipe da fantástica música: O garoto invisível.Tive a honra de mais uma vez fazer parte desse mundo que começou na cabeça deles e hoje povoa a minha como um oceano inteiro de idéias. Acontece que o protagonista do clipe só tem 11 anos, chama-se Vinícius Padilha e ele caiu como um anjo nas nossas vidas na época, nos salvando de uma desistência em cima da hora.
 Eu sempre trabalhei com atuações de adolescentes, eles são minha área de licenciatura dramática. Mas na idade do Vinícius ainda não havia trabalhado. E como acho a comédia mais acessível aos jovens, tanto de atuar, como de entender, nunca trabalhei com meus alunos dramas. E no final das contas o clipe é bastante carregado de emoções fortes. O menino não era ator. Não tinha vivência nenhuma com teatro ou cinema. Então... Como fazer uma criança sentir emoções manipuladas?
Eis a grande dúvida durante aqueles dias de gravação.
Mas acontece que tínhamos o melhor diretor e preparador de elenco que já trabalhei, meu mestre Henrique Oliveira. E em conjunto com o assistente de direção Nivaldo Vasconcelos, com o ator Noel Smith (que diga-se de passagem foi fantástico) e mais uma equipe maravilhosa, eu consegui enxergar a magia do que é trabalhar com uma criança.
As vézes batia o desespero porque eu não queria que ele fosse sujeito a certas coisas, mas dai quando eu via um pré resultado, a satisfação me enchia. Eu vi o menino da fazenda se transformar num gigante de sentimentos em frente as telas, nos salvando de uma mudança drástica de roteiro.
E é por aquela vivência específica que comecei a me lembrar dos filmes atuados por crianças que me emocionaram. E fico totalmente feliz de ver que tem talentos tão pequenos espalhados no mundo prontos à ser lapidados e lapidar todos a sua volta.
Então aqui vai a lista de atuações infantis que eu mais amo. Posso ter esquecido alguém, certamente esqueci (Meus filmes prediletos tem sempre crianças), mas tentei fazer uma boa composição de atores e personagens envolventes que me marcaram.
Divirtam-se!


Jamie Bell (Billy Elliot) 

Eu vi esse filme tantas e tantas vézes que tinham falas dele que me saiam decoradas. Ele esta excelente nesse filme. Uma atuação sensível, digna de prêmios, uma trilha sonora linda. Vale conferir! A cena que ele dança movido pela raiva é perfeita. 



Danny Lloyd (O iluminado)

Esse garotinho que na época tinha apenas seis anos amedrontou o mundo inteiro com sua atuação profissional no terror O iluminado. E me pergunto... Como eles faziam pra deixar as crianças tão novinhas com o medo necessário da cena. Nem demais, nem de menos? Ai ai cinema... 
Adoro a cena em que ele anda de velocípede no corredor e vê as meninas. 


Miko Hughes (Código para o inferno)

Esse lindinho é pouco lembrado pelo público de cinema infantil, mas sinceramente, desde que vi esse filme numa sessão da tarde eu me apaixonei por essa atuação. Se já é difícil você encarar as câmeras sendo uma criança normal, o que você me diria de encara-la sendo uma especial? O Miko interpreta nesse filme um garoto autista. Gente ele tem expressões divinas. Me lembra muitas vézes a cegueira de Al Pacino em Perfume de Mulher. Maravilhoso! Ele esta perfeito no filme inteiro. Eu não tenho uma cena que eu possa destacar mais do que as outras. 


Henry Thomas (E.T.)

Esse é das antigas. E confesso que não me lembro muito desse filme inteiro. Mas lembro que achei o Henry maravilhoso nessa atuação. Também não é fácil contracenar com seres alienígenas. (rsrs). A melhor cena é sem dúvida essa da foto que ele esta entrando em contato com o E.T. 

Freddie Highmore (O som do coração)

Eu acompanho a carreira desse fofo há tempos. Adorei ele na Fantástica fábrica de chocolate e Em busca da terra do nunca. Escolhi O som do coração (que esta na minha lista de melhores filmes já vistos) justamente pela doação dele no filme. A cena em que ele esta descobrindo o violão é linda demais. E quando ele esta regendo a orquestra no fim eu choro toda vez. Adoro esse baixinho!


Josh Hutcherson (Ponte para Terabítia)

Eu nunca achei que esse menino tivesse jeito de criança. Ele sempre teve um rosto forte e carregado. E nesse filme ele interpreta um pré adolescente com problemas para imaginar. Então achei o papel a cara dele. Ele esta muito bem nesse filme. E eu sou apaixonada pelo trabalho dele desde ABC do amor. A cena que ele descobre do acidente da amiga me emocionou. 

Saoirse Ronan (Desejo e Reparação)

Finalmente uma garota!
Quem não lembra dessa atuação memorável? A menina participa de um pedacinho pequeno do filme e concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Ela dá banho no resto dos atores.  A cena em que ela  inventa a história é muito, muito, mas muito boa mesmo!. 


Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine)

Outra gatinha pintando ai. Essa belezinha fez um papel tão fofo nesse filme que vou morrer falando dele. O filme em si já é maravilhoso. Tem um roteiro lindo e a direção soube trabalhar muito bem com essa criança. O personagem dela é muito sensível. É tanto que ela concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. As cenas dela com o avô são divinas. 


Dakota Fanning (Grande menina, pequena mulher)

Uma das atrizes mirins que teve a melhor carreira foi essa ai. Começou com uma atuação incrível em Uma lição de amor, e vários outros trabalhos de renome apareceram. Eu pessoalmente adoro essa personagem. Ela é uma criança que sofre de TOC e parece ter muito mais idade do que realmente tem. É uma atuação sincera e pesada. Um personagem muito bem construído. A cena dela no brinquedo de xícaras é linda. 


Haley Joel Osment (O sexto sentido)

Esse carinha é bem conhecido. Mais especificamente por essa cena. Quem não conhece a célebre frase:  Eu vejo gente morta
Além do filme ser o melhor desse diretor, souberam fazer um trabalho incrível com o menino. Ele é responsável pela maioria dos meus medos assistindo O sexto sentido. Sabe-se que esse terror é mais emocional e psicológico do que físico em si. Portanto o medo é passado mais pelas atuações do que pelos acontecimentos. Ele fez um trabalho muito bom . A cena em que Bruce esta na sala tentando fazer ele se aproximar com perguntas é muito forte. Ele ficou totalmente na cena. Maravilhoso!

Thomas Horn (Tão forte e tão perto)


Eu não tenho palavras para descrever a atuação desse menino. Ele é um rosto novo no cinema, e já tem uma carga estúpida nas costas. O personagem que interpreta nesse filme é tipo um inventor e desbravador do desconhecido que para resgatar a memória do pai viaja pelos vários cantos da cidade a procura de respostas e um consolo pela perda. Essa é minha homenagem a esse filme que quase não recebeu indicações e que para mim, é o melhor deles. Pela atuação dele principalmente. Não tem uma cena ruim dele, mas ressaltaria a cena em que ele escuta os telefonemas do pai, a cena em que ele surta e derruba um monte de coisa no chão, a cena da despedida dele com o velho e a cena dele explicando a historia dele para um dos Blacks... Sem contar as cenas com a Sandra Bullock que são divinas... Quer dizer, eu não sei uma cena ruim que ele fez nesse filme. 


Vinícius Padilha (Jack Valete)

E finalizo com meu pequeno notável. O garoto que interpretou divinamente seu personagem e que nas horas extras me fazia rir por demais. Parabéns pelo incrível trabalho garoto!


E ai, o que acharam? 
Quero saber quem é ator mirim predileto de vocês. Deixem comentários. Sempre leio o que vocês escrevem. 
Programei a segunda postagem do Oscar para amanhã. Deixei hoje para essa postagem especial.
 Espero vocês
Beijos


E o Oscar vai para...

Sumida novamente não é?
E andarei por mais algum tempo. As aulas do meu filho começam semana que vem, as minhas começaram semana passada e meu trabalho volta amanhã. ôôô vidona!!
Mas hoje eu vim por um único e vasto motivo: Oscar 2012
Como tinha tirado uns dias de férias fiz uma promessa  a mim mesma: assistiria a maior quantidade de filmes possíveis que de alguma forma estivesse concorrendo a estatueta esse ano. Normalmente assistia os principais e deduzia as outras categorias.
Posso dizer que fiz meu trabalho direitinho. Os que pude ver eu vi, os que não teve como eu baixei os trailers e sinopses e comentários de pessoas da área. Este será o primeiro ano em que darei uma opinião baseada em dados, e com quase todos os filmes assistidos. Então, aqui vai a primeira parte da minha lista:


Melhor efeitos visuais
ü  Harry Potter e as relíquias da morte
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  Gigantes de aço
ü  O planeta dos macacos: A origem
ü  Transformers: O lado oculto da lua

Ok. Nesse quesito já fui descartando alguns, e no final das contas fiquei com Transformers e O planeta dos macacos: A origem. Apesar do primeiro ser muito efeito visual, afinal de contas travar uma batalha entre robôs não é nada fácil, o que inclui as brigas fantásticas de Gigantes de aço; mas O planeta dos macacos leva a frente por usar captura de movimento, também usado no O Senhor dos Anéis, muito difícil de se fazer, mas rende um bocado quando feito legal. E tenho que admitir que, apesar de não ter morrido de amores pelo filme, os macacos ficaram fantásticos. Então, esse no meu ver vai ser campeão. 

Melhor efeitos sonoros
ü  Millenium- Os homens que não amavam as mulheres
ü  Transformers: O lado oculto da lua
ü  Cavalo de guerra
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  O homem que mudou o jogo

Não entendo muita coisa de como eles escolhem essa parte de efeitos sonoros e edição  de som, mas vou dar meu palpite com o que conheço. Na verdade nesse item fiquei entre dois. Cavalo de guerra é ótimo como efeitos sonoros porque tem uma guerra, e filmes de guerra sempre tem efeitos fantásticos, tiros, quedas, e nesse em específico: trote de cavalo no meio de tudo. Mas sou simplesmente encantada com o efeito sonoro de A invenção de Hugo Cabret, eles fizeram sons pequenos e muito sensíveis grandiosos nessa história. 

Melhor edicao de som
ü  Cavalo de guerra
ü  Drive
ü  Millenium- Os homens que não amavam as mulheres
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  Transformers: O lado oculto da lua

Aqui vou dar para o Cavalo de Guerra. Eram sons reais. Nada de muito efeito como em Transformers. Eles simplesmente passaram sons puramente reais para a tela do cinema. Ficou uma edição show de bola. E como tradição, filmes de guerra na maioria das vézes leva essa estatueta.


Melhor Cancao
ü  Man ou Muppet (Os Muppets)
ü  Real in Rio (Rio)

Por mais que eu ame Rio - meu filho assisti várias vézes ao dia. Acredito que aqui o prêmio vai para a música dos Muppets.

Melhor Trilha Sonora
ü  As aventuras de Tintim: O segredo de Licome
ü  O artista
ü  O espião que sabia demais
ü  Cavalo de guerra
ü  A invenção de Hugo Cabret

Nesse item fiquei em dúvida porque não vi Tintim, é uma vergonha eu sei! Acredito que como ele não teve indicação mais nenhuma, o que foi uma lástima para os fãs, ele possa vir a ganhar, mas não o julgarei porque não o vi. O artista é o filme que foi totalmente desenvolvido em cima de sua música, já que é um filme mudo. Então meu voto vai para ele pela dificuldade, apesar de ter adorado fanaticamente a trilha francês e doce de A invenção de Hugo Cabret. 

Melhor montagem
ü  Os descendentes
ü  O homem que mudou o jogo
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  Millenium – Os homens que não amavam as mulheres
ü  O artista

Eu fiquei louca pela montagem de A invenção de Hugo Cabret, as cenas de flash back e de mágica são simplesmente belíssimas, para mim, seria o vencedor. Mas vou dizer que esse prêmio é movido muitas vézes ao vencedor do melhor filme, então vou optar por O artista. 

Melhor maquiagem
ü  Harry Potter e as relíquias da morte
ü  Albert Nobbs
ü  A dama de ferro

Gente eu voto de verdade no Harry Potter. É a maquiagem mais complexa entre os escolhidos. Gosto muito da de Albert Nobbs também, mas fico com o filme do bruxinho. 

Melhor Figurino
ü  O artista
ü  A invenção de Hugo Cabret
ü  W.E.- O romance do século
ü  Anônimo
Jane Eyre




Meu palpite? W.E. - O romance do século. Tem um figurino bonito apesar de eu achar exagerado para a época em alguns momentos. Gosto muito mesmo do de Jane Eyre e o de Anônimo é tudo de lindo. Mas fico com o primeiro, porque acho que a academia escolheria, não por ser meu predileto. 


Amanhã venho com Fotografia, direção de arte, os curtas, os documentários o filme estrangeiro e a animação.