E os tais finais?






O que o final de um livro significa?
O que significa um final?
Um ponto e todo aquele sonho se desfaz, como mágica. Mas de início, não foi a mesma mágica que te levou a ler?  O que na verdade quer dizer aquela última página? Não dá para acreditar que aquele personagem que você tanto amou, ou aquele país que você acabou de conhecer, acabe no último capítulo de um livro; que se desfaça todo um mundo de uma história incrível porque tem um maldito ponto preto e cruel na última folha. O que realmente significa o “viveram felizes para sempre”? Uma aliteração sem fim de um estado de espírito que não existe eternamente?
Será que para manter o leitor feliz e fiel tem que fazê-lo acreditar que a vida termina feliz?
Isso é mito! É um mito muito grande.
As pessoas gostam de histórias que terminam bem, quem não gosta? O mocinho casou com a mocinha e tiveram filhos e nunca brigaram. Sério? Quem acredita nisso? Todo mundo briga! A felicidade está em se reconciliar depois. A nossa vida não é sempre colorida, ela tem momentos escuros e nevoentos e até isso é maravilhoso.
Acho bacana quando os finais acabam bem. Mas acho incrível quando eles não acabam. Invés de me deixar pensando:
- Quando será que minha felicidade eterna vai chegar?
Ela me deixa pensando:
- Amanhã o dia nascerá melhor, mesmo depois de uma catástrofe.
Não é melhor quando pensamos assim? Realidade também pode ter gosto de magia.
Odeio finais. Isso é fato!
Tenho o costume de nunca ler a última página dos livros – E não me pergunte o motivo, apenas fui assim! Não gosto de despedidas, não sei como agir frente a elas. E olhe que já precisei me despedir um bocado na vida.
Final de livro me deixa nostálgica! Finais me deixam nostálgica!
E quando você está lendo aquela série... A série que você acompanha há muitos anos... Que cresceu com você, e uma hora ela simplesmente acaba e você fica ouvindo grilos o resto da sua vida porque o personagem era quase como se fosse seu irmão. E daí se ele viveu feliz e viu os filhos embarcar em paz em um trem? Eu quero saber sobre o seu trabalho, sobre sua vida amorosa, sobre os problemas do casamento. Eu quero saber o que o seu primeiro filho falou e como foi o primeiro dia depois do vilão morto. Do mesmo jeito que você quer saber como está seu irmão e quem ele namora.
Eu sei que despedidas faz parte da vida de qualquer um, principalmente de um leitor assíduo.
Mas a vida da gente é assim, não é? Você se acostuma com uma pessoa, com uma coisa, com uma cidade, com uma ideia, com um ano, com uma oportunidade e então elas se despedem e se vão.
Lógico que quero notícias, sou humana, tenho sentimentos! (Juro que tenho!)
Meu último ano foi cheio de despedidas... Literárias e reais. As literárias doem, mas a qualquer momento eu posso reviver as histórias. As reais, não!
Sinto falta dos amigos que conquistei arduamente e que por divergências de escolhas, não os tenho da mesma forma. Quando se é amigo, não se fica constrangido na presença do outro. Doce constrangimento, porque me escolhestes?
Amor é mel e é limão: Doce e azedo. Amo meus personagens e eles são lindos na minha lembrança porque eles terminam com um ponto final. Já as pessoas começam em um e jamais terminam dele.
Que venha mais um ano!
De personagens novos, de cidades e amores novos.
Mas que venha também mais um ano de despedidas... Fazer o que? Elas são inevitáveis! Então é melhor aceitar, e mais que isso, entender.
Sobrevivi anos à coisas que não gosto e continuo não gostando delas. Mas elas me fizeram quem sou hoje, e qualquer caminho que tenha me trazido até onde estou, é digno de aplausos.  

2@13... Segura as pontas que estou chegando!