Top 10 Feminino da Literatura


E ai meus leitores maravilhosos!! 
Sei que o blog ficou meio largado essa semana. Sorry! Foi uma péssima semana. 
Vou tentar deixar tudo programado durante o final de semana para a semana inteira; se não conseguir, vou ao menos tentar manter as atualizações em dias alternados. O negócio está bem puxado para mim. 
Mas vamos deixar o momento, desculpas, de lado e vamos ao que interessa. 
Como coloquei domingo passado o meu Top 10 de meninos, vim colocar hoje o Top 10 de meninas. Esse foi um pouco mais difícil; é mais fácil encontrar personagens masculinos encantadores do que femininos. Será que é meu lado mulher falando? rsrs
Bom, vamos a seleção então. Quero a participação de vocês no final, heim! 






A Ellie é uma protagonista por assim dizer, porque nesse livro cada um dos personagens é um pouco de principal também. 
Fiquei em dúvida se a colocava nessa lista, mas acredito que eu e ela tivemos alguma coisa bem parecida e que de alguma forma me atingiu. Até fotografias baseadas nela eu fiz. Conferir aqui
Não é uma série bem conhecida, tampouco é a minha predileta, mas ela me tocou bastante. Pena que os livros são tão caros e que ainda não consegui comprar o segundo da série. 
Essa mocinha é linda, atrevida, com hormônios bem perturbados e uma tendência pirofágica homicida. 
Eu muitos momentos eu me vi no lugar dela, tomando as mesmas decisões que ela. A Ellie tem uma preocupação bem grande com os amigos, mas isso não faz com que ela seja uma líder forçada nem tirana, ela é leve. E as vezes se esquece que pertence ao grupo. 






Personagens femininas que tem um atrevimento masculino sempre foram as minhas prediletas. A Puck é o resultado de toda uma criação com homens. Ela perdeu os pais cedo e terminou sua criação tendo que tomar conta do irmão mais velho e do mais novo. Ambos ensinaram para ela muito sobre ser mulher em uma ilha de forças masculinas, e ela é um dos maiores exemplos disso. 
Indo de encontro a tudo o que foi acostumada, ela entra em uma corrida de cavalos mágicos com uma égua comum. Então é a primeira mulher a concorrer nessa corrida, e a primeira pessoa a se atrever a não ter um cavalo no mesmo porte dos demais. 
Isso faz com que a população masculina do lugar a veja com outros olhos. Ela recebe ameaças e várias tentativas de tira-la da competição. Já as mulheres da ilha, ou acham que ela é louca, ou a tem como um exemplo. 
A garota é uma personagem maravilhosa! A Puck não leva desaforo para casa. 
Ficou tanto tempo vivendo com homens, sendo um pouco deles também, que quando conhece o Sean, ela não sabe como reagir. 
Adoro essa garota!







Essa mocinha é bem conhecida. 
Apesar de ter vontade de enforca-la em metade do livro, eu a tenho muito em cota alta. 
A começar pela coragem. A menina toma o lugar da irmã e entra em uma competição de vida ou morte; mas morte do que vida. É preciso muita coragem para enfrentar algo assim. 
Depois ela é mega atrevida. Ela não aceita as coisas como são tão facilmente, e quando se vê em uma situação em que pode se fazer notada, a sua revolta, ela faz. Não pensa em muitas consequências dos seus atos, até porque ela não acredita que terá algum amanhã. 
Eu a admiro demais! E de algum modo, eu queria muito ter alguns desses atrevimentos da Katniss. 
A minha raiva dela diz respeito aos meninos. Ela passa três livros para saber quem quer. Acredito, na verdade, que ela nem tenha decidido por conta própria, acho que as situações que se desenvolveram durante o livro, a levaram para aquele final. 
Teimosa até a alma, a Kat faz o que acredita ser o correto. E amo muito isso nela, mesmo que seja uma coisa mega errada. 








Tris é outra que acho bem parecida comigo. 
Ela nasceu em um lugar onde todo mundo tinha por obrigação ser legal, ceder o lugar no ônibus ou dividir sua comida; contudo ela não acredita muito nisso tudo. Ela vai de encontro ao meio em que vive, então ela decide mudar de facção, indo de abnegação para a audácia. 
Pois é, uma mudança e tanto. 
Juntamente com a mudança física de espaço e a perda da família, ela tem que lidar com um lugar onde vencer é mais do que importante e que algumas pessoas podem ser más, e muito. 
E então a Tris aparece como nunca. Ela aprende a lutar, torna-se uma aluna muito convincente e uma amiga valiosa. Acontece que apesar de amiga, a garota também pensa muito nela própria, e isso é mais comum no mundo do que se parece. 
Ela é audaciosa! 
Aprende como ser uma moradora nessa nova sociedade em que vive, mas quando tem que se provar, ela não pensa muito em facções, mas no que realmente faz diferença para ela. 
Muito fã! 







A Rose é uma vampira, ou melhor, Dampira muito bem construída. 
É uma adolescente, e como uma, com muitos defeitos e neuras de meninas jovens; mas também é bastante impetuosa, e consegue ser uma adulta quando a situação pede. 
Ela é muito amiga, e daquelas que se metem na frente de um trem em prol da sua amizade. Ela morreria por um amigo, e isso é algo que valorizo demais nela. 
A Rose é impulsiva, e acaba metendo os pés pelas mãos em algumas situações. Ela também pode ser bastante difícil de se conviver; é atrevida e orgulhosa. Não escuta ninguém e não divide suas preocupações e pensamentos com ninguém  Tem muitos problemas de relacionamentos, justamente por passar em cima de qualquer pessoa quando esta fazendo o que acha correto. 
Ela não é o tipo de pessoa que se preocupa com o que os outros acham dela, ou pelo menos ela pensa que não. 
Mas acima de tudo isso, ela é jovem, com hormônios loucos e uma vontade enorme de se provar. Adoro!!






Sabe tudo o que Rose é? 
Suzannah é também e mais um pouco. 
A garota é um barato e muito divertida justamente por ser uma louca. 
Ela é menina bem macho. Chuta o traseiro de qualquer um que a incomode; o que torna perigoso até se aproximar dela se tiver uma notícia ruim. 
Ela teve que sair de uma cidade grande para ir morar com a mãe, o novo padrasto e três meio irmãos em uma cidade do interior. O grande problema, é que Suze é uma mediadora, ela vê gente morta, parafraseando Sexto Sentido:
Todo o tempo! (rsrsrsrs)
Contudo a menina é invocada demais para se deixar intimidar por qualquer um deles. É o tipo de mediadora que se o fantasma não for embora durante uma conversa entre amigos, ou com soluções plausíveis, ela manda o pobre do espírito na base da força para o além. 
Mas ainda á uma adolescente, ou seja, com problemas como qualquer outro. 
Mas são apenas a cereja no bolo cremoso que é a vida de Suzannah. Eu adorei ler sobre ela, acho que vocês deveriam experimentar. 







"Capitu tinha olhos de cigana; oblíquos e dissimulados. Eu não sabia o que era oblíquo  mas dissimulados eu sabia". (Bentinho)
Você é brasileiro e não sabe quem é Capitu? 
Tá brincando comigo! 
É simplesmente a mulher mais enigmática da literatura brasileira. 
Tudo bem que lemos o livro pela perspectiva de Bentinho, e quem dera Machado de Assis ainda estivesse vivo; com certeza eu o prenderia numa gaiola até ele escrever a mesma história pelo ponto de vista de Capitu. Eu adoro a idéia dessa personagem. 
Ela é doce e maligna; misteriosa até a alma. Capitu esconde em seus olhos o segredo de uma obra que nunca será revelado. 
Quando leio sobre essa moça, músicas sacras entram na minha cabeça e me envolvem em uma melodia mágica sem fim. 
Adoro Capitu! 
A concepção de Capitu, a malícia dela me deixam sempre sem voz. É uma personagem maravilhosa! 
Traindo ou não traindo Bentinho, ela sempre terá um lugar nesse pódio. 






Essa moça é outra que todo ser humano na história da literatura jovem, conhece; e meio que dispensa falatório, não é? 
Hermione é uma bruxinha muito inteligente, a mais inteligente e esforçada que eu já conheci. Ok, eu não a conheci, e não conheci nenhum outro bruxo. 
Mas acredito que a qualidade mas admirável nela seja a amizade. 
Poxa, o que essa menina faz na própria vida, para poder seguir Harry, é algo que não existe no mundo real. É como se ela fosse movida por um poder social de fazer mais para salvar o mundo bruxo. 
Hermione tem sempre as melhores idéias e as melhores perguntas. Ela é questionadora e muito corajosa, sempre disposta a ajudar. 
Ela é bem racionalista e linear. As vezes dá vontade de ver mais ação vindo dela, mas é a típica personagem do pensar, e não do agir. Claro que se Harry e Rony forem, ela não se incomoda de ir e cair em uma armadilha; mas ninguém melhor que ela para pensar numa fuga. 
Sou apaixonada por essa personagem! 






Eu já tinha conhecido essa moça quando vi o filme, mas ler o livro é a coisa mais incrível do mundo. 
Se você tem raiva e pena de Briony vendo o filme, no livro tudo se intensifica.
É uma personagem odiosa no início. Você sente tanta raiva das ações dela que dá vontade de jogar o livro numa lareira com chamas até o teto. 
Até que se entende as ações da personagem quando se lê, ainda assim não são desculpas justificáveis. Tudo bem, ela tem 13 anos e uma imaginação para lá de fértil; compreensível. Mas que é odiosa, isso é! 
Acontece que temos uma segunda parte do livro, e daí você passa do ódio para o amor em segundos. Briony passa a ser seu xodó e ter um espaço enorme no seu coração. Ela te faz chorar de ódio e depois de amor. É incrível! 
É uma personagem sem igual. Queria de verdade ter a oportunidade de parabenizar o McEwan por ter escrito ela, por ter deixado ela aparecer em minha vida e ter me tomado dessa forma. 
Porque, então, ela ficou em segundo lugar? 
Justamente pela metade do livro e sua parte odiosa. 
Mas acreditem, Briony compensa cada raiva que você tem dela. 







- Aranhas Malditas! (Deryn)

Fala sério gente! Ela é bárbara!!!
Deryn é uma menina que sempre foi apaixonada por aviação, só que ela vive em uma época onde mulheres não são soldados. E o que ela faz? 
Aprende a ser um menino, literalmente!
Ela tem corte de cabelo de menino, ela se veste como menino e ela se comporta e xinga como um menino. Deryn é um menino!
Você acompanha essa gatinha e ela se torna um diamante para quem ler. 
Ela é corajosa, putz! Como é corajosa! 
Acho que nunca conheci uma coragem como a dela. 
Deryn é muito patriota, sabe em que lado da guerra ela esta e não vacila hora nenhuma quanto a isso. Ela é o tipo de soldado que se quer, que se pede, que se implora ter por perto. Nunca iria de encontro a o que acredita. 
O melhor de Deryn é o humor. Sério! 
Homem nenhum tem o humor que essa gatinha tem. Ela fala coisas engraçadas até quando esta pendurada do lado de fora de uma nave. 
Ela vai de encontro com tudo o que conheço ser feminino. 
Ela se veste como homem, come como homem, deixa de tomar banho como homem. Ela não tem medo de altura e não se deixa intimidar por nada. Ela não chora. Ela pula de encontro a morte quando precisa salvar alguém, ou alguma coisa. 
Ela é mega, hiper, super maravilhosa! 
Eu sou muito fã dela! E é o maior motivo de esperar tão ansiosa, pela continuação do livro. 
Tive dificuldades de escolher esse primeiro lugar? Sim! Mas não me arrependo dele. Ela tem muito para se mostrar ainda nessa história. 



XXXX

E ai gente! 
Ufa! Finalmente conheceram as minhas mulheres da literatura. Mas ainda quero saber... 
E a de vocês?