Roteiro adaptado e literatura



Uma das premiações mais esperadas da entrega do Oscar todos os anos, é o de melhor roteiro (adaptado e original) Muitos cinéfilos dizem que tal prêmio, juntamente com o melhor diretor, determina o grande vencedor da noite.

É certo que o roteiro é a espinha dorsal do filme. Todo grande filme foi originário, ou de uma mente brilhante com uma ideia fantástica, ou de alguém que enxergou uma ideia fantástica em um livro brilhante.

O quesito roteiro para mim é um dos mais importantes. Mas ele não define o filme como um todo. Quantas e quantas vezes vemos um roteiro baseado em um livro divino virar uma bela porcaria? Como exemplo, temos A Bússola de Ouro, que não deu a audiência esperada, nem passou metade da emoção que existe no livro. São tantos outros exemplos que passaria o dia inteiro nesse post. Um filme é um conjunto de grandes artistas: sonoplastas, diretores, contra regras, atores, roteiristas. Sem um deles, tudo desanda. Não existe filme sem som, sem imagem, sem história. Fazer cinema é uma colcha de tecidos. Não rola se não for em equipe.

Porque estou falando disso?
A postagem de hoje tem haver com cinema, e com literatura. Enfim, tem haver com roteiros. Se levarmos em conta que um roteiro é a espinha de filme, sem ela o filme não tem vida. Um roteiro original é aquilo que alguém um dia simplesmente sentou na frente do computador e começou a escrever. Uma ideia, e tudo anda conforme a música. Temos como exemplos mais recentes o aclamado O Artista (Fabuloso), A Origem (Adoro a concepção desse filme), Meia noite em Paris (Do maravilhoso Woody Allen), O Discurso do Rei (Muito, muito bom).
Um roteiro adaptado é tudo aquilo que foi tirado de algo que já existe. Um conto, um livro e a mágica se faz. Eu poderia citar zilhões de roteiros adaptados, sou apaixonada por eles, e fico doida quando não li o livro que rendeu tanto cinematograficamente. Forrest Gump (Genial), Beleza Americana (O que é esse roteiro?), Reparação (M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o), O Senhor dos Aneis (Amo, Amo, Amo demais!).

O fato é: Adaptações estão ganhando o mundo. E, depois de Harry Potter, o mercado da magia no cinema para adolescentes vem se expandindo. E pensando nisso, baseado em livros que adoro, vim mostrar a vocês os que estou, ansiosamente, aguardando para essa virada de ano, e todo o ano que vem.

Vamos viajar comigo ao mundo do cinema!


Estreia programada para: 14/12/2012
Com: Martin Freeman e Ian McKellen

Quem assistiu O Senhor dos Anéis certamente esta lembrando do Sr. Bilbo Bolseiro e todo o seu amor pelo precioso (anel). Mas é em O Hobbit que se explica como esse anel chegou na mão desse pequeno homem.

 Eu confesso que nunca li o livro. Já o peguei por diversas vezes, mas tenho uma lembrança viva da escrita de Tolkien, e sei o quanto ela pode ser difícil de pegar o embalo. Demorei para pegar quando li A Sociedade do Anel, mas depois que se pega, não dá para parar.

O diretor é o mesmo na saga de O Senhor dos Anéis  a equipe é praticamente a mesma. A arte está tão divina quanto eu me recordo dos meus três filmes prediletos em todo o mundo.


Ansiosa? É pouco! Não consigo assistir o trailer sem sorrir em todos os momentos. Sei o quanto o Peter Jackson fez um trabalho divino na trilogia enquanto adaptação, uma das melhores que já vi, e sei que ele não vai decepcionar nessa. É sério... Vocês já viram ao trailer? Não tem como não ficar nervoso de ansiedade. A estreia está próxima, quero a emoção de pegar a mesma fila que peguei para ver O Retorno do Rei, e quem sabe, chorar do mesmo jeito.  Atentem para a direção de arte fabulosa desse filme! 



TRAILER




****



Estreia programada para: 01/02/2013
Com: Nicholas Hoult e Teresa Palmer

Foi um dos livros que li recentemente. Ele tem uma filosofia doida, mas que convence, do seu modo. Li o livro porque vi o trailer e fiquei bem ansiosa.

O trailer traz um aspecto mais comédia, menos terror, e acho que é bem o que o livro propõe. A maquiagem esta bem bacana, e as poucas cenas em que se vê no trailer, são bastante fieis ao livro.

O meu problema com Sangue Quente são os pensamentos do protagonista. O livro é todo narrado em primeira pessoa, então vemos tudo pela cabeça de “R”. O zumbi é pura filosofia, e uma filosofia divina. Os pensamentos dele são incríveis! Imagina só isso no cinema... Um narrador a todo o momento no filme? Vai ficar com cara de filme diário. Sei lá, eu estou com medo dessa adaptação, não vou mentir! Vai ter que ser uma direção puta de sensível para transbordar os pensamentos do protagonista sem precisar de um narrador a toda hora.
Mas vamos ver qual é. Quem sabe esse diretor ganha minha adoração eterna, ou minha completa repulsa. 



TRAILER


****



Estreia programada para: 29/03/2013
Com: Hugh Jackman e Anne Hathaway

Ahhhh Qual é! Você não ouviu falar dessa adaptação? Então pode ir fechando a página. Porque essa, meus queridos, é a mais esperada por mim nesse ano de 2013. 

Apesar de não ter lido os livros, aliás, eles são enormes! Eu sou uma completa apaixonada por Les Miserables. Assisti a primeira versão de cinema, que não era musical, assisti a versão para Tv, assisti o musical da Broadway que ganhei. E agora, só me falta juntar uma coisa com outra. Estou muito na expectativa por esse musical. Vocês não tem noção do quanto a história, as músicas, o clima; mechem comigo. Eu sou apaixonadérrima por ele!


O material que esta sendo liberado esta divino! Direção de arte impecável! Elenco PQP!! O trailer me faz chorar todas as vezes que assisto. Podem esperar ele indo para os mais votados do Oscar do ano que vem. E podem contar que se Anne Hathaway não for cotada como melhor atriz, eu peço divórcio do cinema. 

Se vocês não conhecem essa história, sugiro que conheçam. Ela é mais do que um livro que virará um filme, é a voz de um povo.

TRAILER


****



Estreia programada para: 29/03/2013
Com: Saoirse Ronan e Max Irons




Não li o livro. Tenho-o na minha estante, mas nunca consegui encaixa-lo nas minhas leituras. Adoro a escrita da autora, mas odeio o que fizeram com os filmes dos livros dela. Tenho muito medo do que será feito de A Hospedeira.

A atriz que interpretará Melanie é conhecida por mim por ser indicada ao Oscar quando criança pela ponta que fez em Desejo e Reparação. Ela é fantástica! E espero que o filme funcione com ela.


Quero muito ler o livro antes de ver esse filme. As fotos promocionais divulgadas estão de uma direção de fotografia muito sensível. Cores padronizadas e frias contrastando com um cenário meio desértico.


O elenco está bem razoável, e a divulgação do filme pelas redes sociais anda grande.
Vamos ver o que será feito desse roteiro, esperando desesperadamente que seja melhor do que as adaptações dos outros livros da Meyer. 

TRAILER



****



Estreia programada para: 23/08/2013
Com: Lily Collins e Jamie Campbell

Amo o livro!

 Não tem como não pensar em cinema quando se lê Cidade de Ossos. As vezes acho que Cassandra Clare escreveu esse livro pensando nele nas telonas. É um livro narrado em terceira pessoa, por isso, mais fácil de ser adaptado; além de que, ele tem ação do começo ao fim, e fica quase impossível, deixar o filme monótono.

O trailer me convenceu, muito! Demorei séculos para conseguir vê-lo, e fiquei bastante ansiosa pelo resultado. Tenho minhas dúvidas quanto ao ator que interpretará o Jace, mas vou dar uma chance ao rapaz, quem sabe acabo apaixonada? (rsrs)




Cidade de Ossos tem tudo para ser um ótimo filme. Tem ação, tem protagonistas bacanas, tem uma trama muito boa! Tem uma direção de arte bem macabra (olhe para o poster). E por tudo isso, sim! Estou bem louca para ver como vai ficar o filme. 







TRAILER



****



Estreia programada para: 22/11/2013
Com: Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson

O segundo da trilogia de Jogos Vorazes. Ansiosa? Nem tanto!

A trilogia de Jogos é, de longe, minha distopia predileta. Adoro de paixão! E todas as vezes que perguntam, eu digo que esses livros me salvaram de enlouquecer quando me separei. Com um livro tão bom, se espera que tenha um filme igualmente bom. Mas não é o que acontece.

A direção de arte é legal, mas acho que pecaram em algum momento, no roteiro. Tiveram muito foco no que acontecia ao redor de Katniss, e quem assiste acaba sem saber que ela era, realmente, a protagonista da história. O Peeta, coitado, sumiu no filme. Ele não é nem de longe o que é no livro.  

Como o livro enfoca os pensamentos da protagonista, teria que acontecer uma sensibilidade do diretor em colocar isso em tela. Mas não acontece. Eles ficam a todo o momento pensando nas mortes, que em muitas horas se perde o quanto isso é relevante no contexto de significado psicológico do filme.


Algumas cenas se salvam, e elas são realmente muito boas, mas não posso dizer que Jogos Vorazes foi um filme bom.

Tenho medo de Em chamas. O livro é parado no início, e quase no fim é que temos arena e ação. Meu palpite? O diretor vai colocar menos de coisas paradas, e mais de ação da Arena. Não sei até que ponto isso é interessante, mas vamos ver até onde isso vai dar. 






TRAILER
Ainda não divulgado

****

Dessa lista ainda esta faltando Dezesseis Luas, que não inclui porque não esta na minha lista de prioridade para conferir. Mas aqui vai o trailer e algumas fotos promocionais. 


 Estreia programada para: 12/07/2013
Com: Emma Thompson e Viola Davis



TRAILER



E ai, qual desses filmes vocês querem mais conferir? Deixem um comentário me dizendo. Quero muito saber!!