Resenha de "O Beijo das Sombras" ADV (Richelle Mead)





"Protagonista incrível!"

Sinopse:

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens. (SKOOB)
_________________________________________________________________



Quando me dizem:

- A história é sobre vampiros.

Putz! Me dá logo uma tremedeira. Porque gosto? Na verdade, não. Nem gosto, nem desgosto. Confesso que adoro a série (livros) de Crepúsculo, mas acredito que, tirando as de Anne Rice e a série de Meyer, não tem mais nenhuma que eu goste. Quer dizer, que eu gostava.

O nome do livro não me convenceu, tampouco as capas. Para mim era mais uma série sobre vampiros e poderes eternos e bla blá blá. Cansada desse papo! Mas se tem uma coisa que O beijo das sombras tem, que mais nenhum outro de vampiros tem, é uma protagonista tão porreta de boa, como a Rose.

Da última vez que vi uma no nível dela, foi lendo a série A Mediadora. Suzannah tem muito de Rose e vice e versa, elas poderiam até ser irmãs. As duas são duronas, atrevidas, não se preocupam com o que os outros pensam sobre elas, e acima disso, são adolescentes com hormônios explodindo. E por todo o seu porte digno de qualquer vampiro, ou dampiro (título atribuído a pessoas como Rose), ela me convenceu! Mais do que qualquer enredo na história, foi Rose quem vendeu o primeiro livro da Academia de Vampiros para mim.

Vaselissa Dragomir- ou Lisa (Sério, que nome feio) é a melhor amiga de Rose. A garota é uma princesa Moroi, isso é: Alguem bem importante! E Rose é sua guardiã, ou era, até as duas serem apanhadas depois de algum tempo em fuga, e serem obrigadas a voltar para a escola. Então Lissa ganha um novo, e maravilhoso, guardião, e Rose ganha trabalho extra por ter sido uma guardiã tão displicente, tirando a princesa da proteção da escola. O problema, é que Rose acha que o perigo esta dentro da escola.

O livro é bem articulado. A Richelle sabe o que faz quando esta escrevendo. Apesar de eu não aguentar mais vampiros e tals, me deixei levar pela história pelos outros pontos positivos. Acho a relação de Lissa com Rose, maravilhosa! Sério! Como Rose entra nos pensamentos de Lissa, você sente que a história é contada de dois pontos de vista diferentes, o que tornou a história bem especial para mim. Achei Lissa um pouco dramática demais, talvez seja porque eu declarei toda a minha admiração por Rose, uma garota acima de qualquer garoto.

Quanto aos mocinhos, sim, tem dois; não se pode negar, eles são magníficos!

Dimitri é o novo guardião de Lissa e instrutor de Rose. Um cara de dois metros de altura, russo, lindo e misterioso. Rose logo cai babando, e acho que eu também! As cenas dos dois são bem pragmáticas, nada de lero, lero. Eles se entendem sem precisar nem falar.  A diferença de idade entre os dois é bem grande, mas isso não impede essa química que eles têm.

Já Christian é o típico adolescente quieto, e misterioso, que anda pelos corredores deixando todos apavorados porque ele tem um passado complicado, e pais três vezes mais complicados (e quem não tem?). Mas daí ele parece aparecer mais na vida de Lissa, e os dois são muito, muito, muito fofos juntos. Ele é um menino bem decidido, e eu gamei nele desde a primeira vez que ele apareceu em cena.

O mistério do livro te leva com clareza e desespero. Fiquei por horas lendo e tentando descobrir o que diabos a autora estava tentando explicar. Não sei até que ponto esse negócio de Strigoi (vampiros do mal), Moroi (vampiros de classe) e Dampiros (vampiros lutadores); me convenceu. Acho que preciso de outros livros para entender a aceitar essa complicação que a autora fez na minha cabeça. Mas eu o achei um bom livro, e indico de verdade para quem gosta de sobrenatural.

Já ansiosa para o próximo dessa série!



Quotes:

- Eu tenho um acordo estável com Deus. Concordara em acreditar na existência dele – mal acreditar -, contanto que ele me deixasse dormir até mais tarde nos domingos. [página:56]

- Eu simplesmente não conheço você às vezes.
- Isso é porque você é a cautelosa, e eu sou a intrépida. [página: 100]