Resenha de "A Filha do Ferro" (Julie Kagawa)






"Ainda esfriando meus ossos de tão bom"

Sinopse:



Meio princesa encantada de Verão, meio humana. Meghan nunca se encaixou em lugar nenhum. Abandonada pelo príncipe de Inverno que ela acreditava amá- la, agora é prisioneira da rainha encantada de Inverno. Com a guerra iminente entre Verão e Inverno, Meghan sabe que o verdadeiro perigo vem dos encantados de Ferro - encantados cujo organismo contém ferro e que só ela e seu príncipe ausente chegaram a ver. Mas ninguém acredita em Meghan. Pior, os poderes de encantada de Meghan foram bloqueados. Ela está presa em Faery e só pode contar com os próprios recursos. Confiar em alguém seria tolice. Confiar em um possível traidor poderia ser fatal. Mas, mesmo enquanto desenvolve uma resistência de ferro, Meghan não pode ignorar os sussurros da saudade em seu coração humano. (SKOOB).
_________________________________________________________________


Séries são coisas complicadas. Quando você se apaixona pelo primeiro livro e vai ler o segundo e simplesmente ele é ruim, a sensação é a de que fomos traídos. Eu sofro de um pavor terrível de continuar as séries que leio, mas tive que pular todos os meus medos e ler A Filha do Ferro. O final do primeiro livro é simplesmente desesperador!

Como coloquei na resenha que fiz de O Rei do Ferro, esse livro é muito mágico, e nos remete a magia interna de cada um. Lógico que isso tudo é mais pragmático do que filosófico; mas para um bom entendedor, meia palavra basta, e às vezes nem isso.

Terminamos o primeiro livro com Meghan indo com Ash para cumprir o acordo e se entregar a rainha do inverno (Mab). Então temos a situação desesperadora e não resolvida de Ash e Meghan, e todo esse clima tenso e frio que só príncipe do inverno consegue levar. No começo desse volume, acompanhamos Meg durante sua prisão no castelo do inverno; o frio externo e altamente biológico que o lugar a deixa, e o frio interno, pela ausência de todos de que gosta. E a que ela se apega? A vontade insana de só olhar para o príncipe Ash.

Acontece que nosso belo e enigmático príncipe a esta tratando como um bicho que quer distância. Claro que para o leitor fica evidente que Ash não é de todo ruim, e que algo deve estar errado para tratar Meg daquela forma; mas mesmo assim, a pena nos aflige quando a vemos tão sozinha.

Entre trancos e barrancos Meg sai do palácio e começa uma caçada em busca de impedir a guerra entre a corte do verão e a corte do inverno. Mais uma vez um livro cheio de ação, mas com muitos momentos para se respirar. Personagens novos e bem bacanas. Se no primeiro livro você fica sabendo sobre todo esse mundo do Nevernever, nesse você aprofunda a parte mortal dos seres fantásticos.

O livro não tem um enredo diferente, no sentido de novidades, mas a forma como a autora leva a história nos deixa, no mínimo, comendo as unhas. Vi muito menos de magia nesse livro do que no outro, e talvez tenha me abduzido mais justamente por isso. Li o livro em apenas um dia, e me deliciei com ele. Além de ter ficado louca da vida pelo lançamento do terceiro volume.

Os personagens são essas coisas que tanto amo. Meghan é a que menos gosto. Acho que ela às vezes é bem boba e que chora com muita facilidade. Para uma princesa acho que falta um pouco mais de pulso firme; mas a menina é corajosa e esta crescendo na série. Puck foi quem teve um crescente maior no livro. Ele é o sol de tudo isso. Simpático, engraçado, bem humorado e muito bonito, o cara é a piada e o riso da história. Ele é literalmente a representação do verão. Já Ash é Ash, né! (suspiros) Continua misterioso, orgulhoso, complicadamente lindo e um príncipe sem defeitos. É a representação do meu homem perfeito. Amo!!!

A velocidade com a qual a autora conduz o livro é bem interessante. Nada de apressar fatos e nem de atropelar a história. Posso dizer com muito alívio que o livro é tão bom quanto o primeiro. Os vilões funcionam, a ideia é muito boa, o mundo do Nevernever transpira purpurina de tão maravilhoso. É um livro mágico com personagens que nunca esquecerei.

Indico-o para quem gosta de fadas, reis e rainhas impiedosos, personagens bacanas e ideias brilhantes. Me apaixonei por esse livro desde a primeira vez que o vi. Agradeço aos blogueiros do mundo por me indicarem essa série que tanto amo!

Se você não leu ainda o primeiro, leia! Tenho certeza de que ele sugará você!




Quote:


Seus olhos brilharam e ele me encarou como se me odiasse.

- É SENHOR Ash ou SUA ALTEZA para você, mestiça. E não me lembro de ter lhe dado permissão para falar comigo. Preste atenção nisso, porque da próxima vez que esquecer seu lugar, usarei a espada para aguçar sua memória.


                              Resenha do primeiro livro: O Rei do Ferro