Atividade Paranormal 4




O que aconteceu até agora (Contém spoiler):

Filme 1: Mika namora Kate, e compra uma câmera para monitorar possíveis atividades sobrenaturais que possam acontecer em sua casa devido a um ser que persegue Kate e sua irmã desde a infância. Logo, ele descobre que é muito perigoso mexer com forças que ele não conhece.

Filme 2: Dessa vez o foco está em Kristi, irmã de Kate. Com um filho recém-nascido, ela e o marido Daniel também passam por momentos aterrorizadores e inexplicáveis. O filme se destaca pelo final, onde é revelado o motivo dos acontecimentos: O demônio que os assombra vem de um antigo trato da família de entregar-lhe o primeiro filho homem, que no caso é Hunter, primogênito de Kristi. Pressionados pelos acontecimentos, o casal transfere o demônio para a irmã. Mas isso não acalma a situação para eles: Kate, possuída pelo demônio, os visita e mata. Então, o ser consegue o que desejava a princípio: Carrega Hunter consigo. 

Filme 3: Se atividade paranormal 2 fez uma volta no tempo para explicar os acontecimentos do primeiro filme, o terceiro filme da série traz um flashback geral. O filme mostra o momento onde o assédio do demônio, que agora sabe-se ser chamado por Toby, começa, ou seja, localiza-se na infância de Kristi e Kate. Na amável casa em que vivem com sua mãe Julie e o namorado dela, Dennis, um estranho terremoto acontece enquanto o casal está transando. Dennis, que havia comprado uma câmera para gravar os momentos íntimos, assiste a fita do acontecimento e percebe uma anomalia nas imagens. A partir daí, ele resolve monitorar os acontecimentos, que vão ficando cada vez mais sinistros. Ao final, é feita a grande revelação: qual é a do Toby mesmo? A verdade é que a avó das garotas mexia com bruxaria. Daí surgiu o trato que foi citado no filme dois.

No momento presente...



  Finalmente de volta aos acontecimentos presentes, o filme número quatro se localiza no final do segundo, quando Katie mata a irmã e o cunhado, e parte com o sobrinho Hunter. Adiantando cinco anos disso, o enredo se localiza na casa de Alice, uma adolescente que tem uma relação de cumplicidade muito grande com o irmão Wyatt. A família deles não é das mais felizes, mas eles convivem em paz. 
  A atmosfera da casa muda quando a vizinha, que não é ninguém mesmo que Katie, fica doente, e o garoto que se conhece por seu filho, chamado Robbie, se muda por alguns dias para a casa da frente. Robbie é um garoto muito estranho, se levantando a noite e indo caminhar fora de casa. 
  Ben, amigo de Alice, acompanha esses hábitos noturnos do garoto junto a amiga, que mantém frequentemente conversas em vídeo com ele. A garota descobre que o computador de Ben gravava todas as suas conversas, e que uma certa noite, gravou mais do que deveria. Mas a gravação dela dormindo mostrou  um fato muito estranho, e por isso, ela pede ao amigo que monitore seu quarto nas próximas noites.
  Como previsível de um filme da série, atividades paranormais sucedem as noites seguintes. Alice  percebe primeiro, e tenta avisar aos pais, mas eles não acreditam. Durante esse tempo, Robbie fica amigo de Wyatt e começa a persuadir o garoto a fazer coisas estranhas. Kate, então reaparece, com objetivos antigos a alcançar. 
  Esse prosseguimento da série não abandona o ponto mais forte que ela apresentou nos filmes anteriores: o fato de conectar a história toda apenas nos momentos finais, causando um impacto maior. Esse é o ponto mais positivo da obra, que apresenta um padrão exagerado, muito trabalhado nos efeitos e pouco insistente na história em geral. Quem assistiu o 1, 2 e 3 entediou-se  com esse filme, que peca por assustar de mais por motivos de menos. A sutilidade que está presente no primeiro filme já não existe mais, e isso baixa o nível de Atividade Paranormal. 
  
O fim é surpreendente, e realmente assustador, mas espera-se que o próximo filme seja melhor produzido, ou então não o seja.

_________________________________________________________________________________




Por Mallú Ferreira.

"Escritora no tempo livre e sonhadora em tempo integral. 18 anos, faculdade de jornalismo, preferência por terror e comédias românticas. 
Mania de assistir um filme e depois pensar em todas as lições de vida que ele traz. Fã de originalidade, acima de tudo".