Resenha de "Maldosas" (Sara Shepard)




  
 "Adolescentes complexas"        




Sinopse:
Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia. (SKOOB)
________________________________________________________

A primeira coisa indispensável sobre Maldosas: É um livro teen.
A segunda coisa indispensável sobre Maldosas: É um livro teen muito bom!!
Vocês sabem o quanto eu fui preconceituosa com o livro que tinha Barbies na capa. E demorei muito para pegá-lo; só que com várias coisas da faculdade acabei optando por ele essa semana, principalmente por ser pequeno e com poucas páginas. Resultado: Em menos de oito horas tinha acabado e estava p... da vida porque não comprei o segunda da série. Eu e essa minha mania de não comprar as continuações dos livros. Agora me encontro em estado total de desespero até que o próximo chegue.

Maldosas vem com a história de quatro garotas afetadas pelo sumiço da melhor amiga que ocorreu há alguns anos; isso acabou as afastando. O livro então começa com o dia desse sumiço, e pula para três anos após o incidente, quando elas voltam a se reencontrar, e quando estranhas mensagens e e-mails começam a assombra-las.

O livro tem um recurso literário que adoro: Os capítulos vão se reversando de uma menina para outra. Sem contar que o final de cada capítulo você fica desesperada para saber a continuação da personagem.

Tenho que admitir, Sara Shepard soube criar personagens muito bons e um enredo bem misterioso que não te permite desgrudar das folhas. E sinceramente, essa é uma das primeiras vezes em que leio um livro e que não consigo dizer de que personagem eu gostei mais.
Cada menina parece ter seu grau de densidade, e que pode parecer bobo para alguns olhos, por serem temas de adolescentes; mas achei muito sensível a forma como foram abordados tais temas.

Vemos Hannah e seu total complexo com peso, envolto em uma tendência cleptomaníaca. E em momento nenhum a escrita é complicada ou difícil em se tratar disso. A autora traz esses temas polêmicos de um jeito jovem; o perturbador é apenas a nossa imaginação em visualizar jovens com pensamentos tão pesados. Emily tem uma família supercontroladora que determina que esportes fazer, e que cursos irá seguir, e em meio a isso, se descobre atraída por meninas. Aria descobriu um segredo sobre o passado do pai, o que não permite uma aproximação maior com ela, e acaba tendo um caso com um professor. Spencer tem sérios problemas de chamar a atenção de sua família perfeita, e sempre se sente em disputa direta com a irmã, que quer ser melhor do que ela em tudo; a situação piora quando essa irmã arranja um namorado e resolve morar com ele, e então Spencer se apaixona pelo rapaz.

No meu ponto de vista, esse livro tem um enredo gostoso, mas as personagens são por demais bem construídas para eu me focar muito no enredo dele. Elas são de um grau de solidão interna muito grande, acabam por fazer coisas grandiosas como forma de chamar atenção ou se livrar da atenção dos outros. E voltamos ao maravilhoso mundo dos adolescentes e o quanto eles podem ser extremamente complexos na cabeça deles, e como essa época afetará o futuro de cada um.
Essas são as quatro garotas que estão sendo perturbadas pelos seus segredos do passado.

São personagens os quais eu teria facilidade em absorver, porque são personagens que eu mesma criaria. Esse é o primeiro livro de uma série de nove (até o momento) Então existe muito pano para manga. Claro que o final do livro não revela nada sobre quem esta mandando as cartas e mensagens para elas. Esse livro inicial apenas nos mostra as personagens, suas famílias e a ideia do enredo.
E não vou mentir, a ideia dele é muito boa!

Adolescentes com problemas, um mistério ilógico e vários segredos. Isso é o que você vai ver em Maldosas.  

Estou enamorada com esse livro, e espero de coração que a continuação dele não me decepcione. Nesse exato momento até começo a achar uma gracinha as Barbies na capa no livro.
Sério gente! Os personagens vendem, e o enredo, pelo menos por enquanto, vende muito!
Se gosta de temas adolescentes em livros, então leia logo!
Adorei!!!

Vou ficar devendo os quotes... Me empolguei com o livro e esqueci de marca-los.