Resenha de "Anna e o beijo Francês" (Stephanie Perkins)




"Leve e apaixonante"


Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? (SKOOB)
______________________________________________________

Comprei Anna e o beijo Francês numa promoção e acabei pagando uns R$ 13,00 por ele. Fiquei contente com a compra porque já tinha lido resenhas muito fofas do livro, além de que precisava urgente ler algo que não tivesse seres sobrenaturais nem mundos pessimamente construídos depois de catástrofes mundiais. Queria uma coisa que me permitisse respirar. Qual foi a surpresa quando esse livro me deixou respirar, e, além disso, me permitiu uma paixão sem fim por um lugar, e por pessoas que seriam invisíveis para mim em qualquer outro momento.

Conhecemos Anna. Uma protagonista em crises porque seu pai a levou para um tipo de colégio interno em Paris. Anna não queria sair da sua cidade, e achou que estava sendo jogada em outro lugar. Se meu pai me levasse a um colégio interno na cidade luz eu entrava em coma de alegria. (risos)

Lá ela conhece pessoas novas, uma cidade nova, costumes novos e uma língua que para ela é bem complicada.

Amizades nunca tinham sido o forte da protagonista, até que ela conhece Meredith, Josh, Rashimi e Etienne. Ai, ai... Etienne!


Fazia muito tempo em que não me apaixonava por um personagem adolescente, masculino e real como ele. Claro que me apaixono por quase todos, mas incrivelmente minhas paixões são resistentes do fim do mundo ou príncipes do inverno. Etieene é real. Ele me lembrava muito alguns dos meus alunos de teatro: jovens, com pesos enormes nos ombros e um humor que jamais consegui entender. Eles são vida!

Anna não é uma protagonista chata. E fico muito feliz em dizer isso. Talvez só uma coisa nela me incomode... Será que todas as adolescentes do mundo são puritanas e certinhas? Ah, fala sério!


Ok! tenho que admitir; quando ela chega a Paris Etieene tem uma namorada de muito tempo, e é um cara super popular e lindo. E ela... Bem, Anna é na dela. Mas talvez justamente por isso o senhor Etieene St. Clair torna-se o seu melhor amigo.  

Eles tem uma amizade muito linda gente. Sério! Eles são engraçados, encrenqueiros e espontâneos. Anna fica horas falando para ele da sua paixão por cinema e ele, por sua vez, da sua paixão por história.
E isso é o que conduz todo o livro.

Nunca tinha lido nada dessa autora, e fiquei muito feliz com o que li.
Ela tem uma aproximação muito boa com os leitores, e acredito que os adolescentes se identifiquem muito com sua escrita. Não que não sirva para adultos, pelo contrário. Acho que qualquer adulto lendo esse livro se sente um pouco mais jovem. A autora entrou para minha lista de Meilleur Le Meilleur (Melhor da melhor).

O livro conta com situações negativas também. Os meninos não têm relacionamentos saudáveis com os pais. E daí vem uma polêmica sobre pais que deixam seus filhos passarem anos em colégios em outro país. “Zelo pela educação, desprezo de emoção”.
A forma com a qual a autora trabalha esses problemas é bem interessante. Não é pesado demais, já que vemos tudo por um ponto de vista jovem. E ainda assim, você consegue ter raiva de certos pais. Até a parte séria dessa história tem o clima de Paris envolto nela.

Paris!
Ai gente! Fico maravilhada com tudo o que se diz respeito a essa cidade. Mesmo com torres altas e lindas e igrejas seculares, os lugares mais trabalhados que a autora usou foram térreos: Etieene tem sérios problemas com altura. E isso ficou muito bom na construção dele.

A história segue um curso calmo e divertido. Os personagens são densos e hilários ao mesmo tempo. O livro respira a croissant e pode-se ouvir até Edith Piaf numa versão jovem ao fundo.
Um clima de romance crescente é bem elaborado. Cenas densas, na medida em que a situação permite. Coadjuvantes necessários e convincentes.


Anna e o beijo Francês me convenceu do começo ao fim. Passando-me do riso, da tensão, da simplicidade de ser jovem e da beleza de se estar na cidade mais romântica do mundo em segundos.

Leiam! Vocês irão se apaixonar por essa história.

Au Revoir!


Quotes:

- Então, o que peço? Algo que não tenho certeza de que quero? Alguém que não tenho certeza de que preciso? Ou alguém que sei que não posso ter? [página: 68]

- Qualquer cara que seja homem de verdade seria  um louco de não gostar de você [página: 182]

- Por que as pessoas certas nunca ficam juntas? Por que as pessoas têm tanto medo de sair de um relacionamento mesmo sabendo que não é um relacionamento bom? [página: 206]