Footloose





Chega a ser entediante resenhar esse filme.
Desculpe-me gente, mas parece que estou vendo uma reprise quase idêntica do filme de 1984, com uma diferença gritante: O protagonista.
Posso não achar o Kevin Bacon o melhor dos atores, mas aquele papel parece que foi desenhado no corpo dele, e por mais que esse novo ator se esforce, não se compara.
Ok, é horrível para um ator mesmo sem ser estreante fazer uma reprise; uma hora ou outra alguém vai comparar e aí... Quase nunca o ator que esta reprisando sai melhor. Acho que aqui rola um pouco de preconceito. Mas não é, acreditem!
Faz muito tempo que vi a versão de 1984, e não quis ver de novo para não me influenciar. Acontece que tenho um olho fantástico para filme musicais, e daí eu lembrei de tudo.
Mas do que fala o filme?
Tem esse personagem que se chama de Ren, e ele passou por uma tragédia familiar que o fez ir para a casa de um tio que vive no interior. Acontece que Ren é louco por música e adora dançar, e nessa cidade, é proibido dançar. Oi?


Exatamente.
Alguns anos antes, um acidente de carro envolvendo uns garotos, inclusive o filho do pastor, terminou na morte de todos eles. Pequena cidade, reverendo influente. Já viu né? As leis da cidade foram mudadas e nenhum adolescente pode ouvir musica alta nem dançar.  
Já tentou engaiolar adolescentes?
Eles ficam loucos da vida e começam a fazer o que não devem escondidos. E entre esses clandestinos da dança, esta a filha mais nova do pastor, Ariel. Totalmente revoltada da vida pelas proibições do pai e pela morte do irmão, a filha do pastor não se comporta como tal. Na verdade nem lembra filha de qualquer pessoa de tão descompassada que é.


E é ai que o Ren entra. Vindo de uma cidade diferente, usando roupas diferentes, ouvindo músicas diferentes. Ele chega envolvendo todo mundo no seu próprio ritmo, e mostrando que as coisas corretas podem ser feitas por formas corretas.
Muito bem, essa é a base do filme. E eu a acho incrível!
Sério gente!
Muito bem manipulada as ideias, com personagens envolventes e individuais sem depender de outros. Eu gosto da composição de Footloose, o que não gosto é da ideia de precisar fazer um remake de algo que já era tão bom.
Ah, fala sério!
O filme nem é tão antigo assim.
Eu não diria nada se fizessem um remake de A noviça rebelde que é da década de 60, mas Footloose?

O filme tem pontos positivos sim! Não vou mentir.
Acho que uma da poucas cenas que não foi repetida do outro filme foi o início. Então a história já é explicada logo de cara. E isso foi um ponto super positivo a favor dessa versão.
Outra coisa legal são as músicas. Nessa versão vem trabalhando um som bem atual, com músicas atuais. A atuação de Dennis Quaid está legal, mas não supera o pastor da versão antiga, daquele eu tive ódio, desse só uma raiva sem razão.
Fora isso...
Não, não gostei de nada!
A Ariel não me convenceu e o Ren, putz!

Kevin Bacon tem uma presença em cena que ator nenhum tira. Esse menino tentou, e achei ele mais dançarino do que ator, mas ele não tinha o peso de olhar nem de presença física que o Kevin.
A direção de arte desse filme é estranha. Carrega elementos em figurino, que não são comuns na época, em uns personagens, e em outros mantém a moda antiga. Eu não sei se foi proposital, mas não me agradou.
Talvez eu esteja sendo radical, mas se for pra gastar milhões com um filme, que não seja mais do mesmo.
Enfim, se quiserem assistir para tirar as próprias conclusões, venham me contar depois.