Resenha "Caminhos de Sangue"






Título: Caminhos de Sangue (Dustlands: Livros 1)
Autor: Moira Young
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 349

(Contém Spoilers)







Sinopse (Skoob)

Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de Sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento. 


______________________________________________________________________________________

Perseverança. 
É a palavra de lei desse livro maravilhoso da Moira Young. No meu ver, começou a série com chave de ouro. 
Saba, a protagonista, é real. Nada de bondade excessiva. As coisas com ela são na medida da troca. O que adorei. Estava cansada de mocinhas que lutavam com o mundo para um bem maior, sem nem saber exatamente o que isso significava. Com Saba as coisas são diferentes, algumas vézes você tem até raiva dela pela crueldade com a qual ela trata algumas situações. É grossa, cabeça dura e idiota muitas vézes. 
A história se desenrola com ela tentando achar e resgatar o irmão que foi sequestrado. O amor que ela demonstra pelo Lugh é uma coisa incrível. A idéia de passar por cima de qualquer situação para tê-lo de volta é angustiante e nada ético para uma heroína. Mas é exatamente dessa forma, que ela vai à procura dele. 
Nada é fácil nessa história. Ela é bem cinematográfica porque existe ação em tudo. A coitada da Saba não tem momentos de descanso. 
Uma personagem muito interessante também é a Emmi, a irmã dela. Conhecemos Emmi como uma criança rebelde e mal comportada a qual Saba sente que não tem nenhuma espécie de vínculo. Acontece que a menina é teimosa como a irmã. Não tem tendência a seguir ordens e se comporta como uma filha do deserto, como a própria Saba. É uma personagem que vemos durante o livro um crescimento muito atenuado. 
Junto da irmã, Saba cruza o deserto a procura de rastros que as levem ao Lugh. Nisso ela é presa e acaba tendo que lutar numa arena com outras garotas. A cada três derrotas na arena a garota é descartada. E é ai que temos uma lembrança de Jogos Vorazes. 
Na verdade não achei que tivesse muita coisa parecida. Além de uma arena e do fato de que nos dois livros fazem sátiras diretas aos comportamentos humanos e até onde eles são capazes de nos levar. 
Caminhos de Sangue fala muito dos Devastadores, e pelo o que eu entendi, trata-se de nós agora. É como se a humanidade tivesse devastando tanto o mundo, que um dia ele se tornaria o que Saba conhece dele: Um deserto sem fim. Temos referências disso quando vemos aviões no deserto, ou binóculos que eles chamam de olhadores. O cenário de Caminhos de Sangue é o nosso mundo depois de destruído por nós mesmos.  
Os personagens não passaram por escolas (provavelmente isso nem existe mais). Vemos isso diretamente nas falas erradas deles em que a autora fez questão de escrever erradas. Eu não me incomodei com isso. Achei um barato ler coisas como: "Num e entendeno". Afinal de contas, acredito que a Moira quis passar a gravidade presente nisso. O incômodo que sentimos quando alguém fala algo errado próximo de nós. Linguisticamente compreensível e socialmente incomodador. 
Uma coisa que estranhei no livro foi o vilão. O rei Pinch é diferente. Talvez a intenção fosse realmente essa, mas tenho por mim, que ele não será o vilão verdadeiro dessa história. Ele é bobo e louco. Pessoas assim não dão vilões descentes nesse tipo de história. A única coisa fantástica nele no meu ver, eram as roupas e o fato de que o cara era péssimo em ficar péssimo. hehehe
O rei tinha um súdito chamado DeMalo, que pra mim era mais forte do que o próprio rei. Acredito que DeMalo (que é um Tonton- Guarda do rei) Vá aparecer muitas vézes no futuro dessa série. 
O casal romântico dessa história não tem nada de romântico. Saba conheceu Jack quando estava na arena, e por ter salvo a vida dele, ele se sentia em gratidão com ela. E como uma recompensa, resolveu ajudar ela a achar o irmão. Como ele é galanteador, ela fica sem graça muitas vézes perto dele e acaba sendo respondona e agressiva, e em troca ele faz o mesmo. Passamos o livro inteiro vendo eles brigarem. O que me fez ter raiva de Saba e pena do Jack. Não tem nada épico neles, é uma coisa natural e fluida. Gosto desse parzinho! 
Vale falar do Nero, o corvo adotado por Saba quando criança e que muitas vézes passa a ser o personagem mais cativante do livro. Adoro! Mas ainda acho que meu personagem predileto é o Ike. Ele é o maior barato e tem um certo peso dramático que ninguém tira dele. 
Coisas importantes extras a ser comentadas: 
Adoro a idéia de ladrões do deserto. Adoro a idéia de barcos que andam nas areais do deserto. 
Esse clima de areia é muito interessante e misterioso. 
Enfim. Adorei o livro!
Gosto dos personagens dele. Gosto da forma como acabou - Dando vontade de ler mais. 
Os direitos dele foram comprados para ser transformado em filme. Acredito que vá funcionar muito, o roteiro de Caminhos de Sangue é bem cinema mesmo. 
Vamos esperar que escolham atores a altura dos nossos heróis. Alguém aí tem um palpite? 
Até a próxima!


"O amor faz a gente ficar fraco. Quando você se importa com alguém tanto assim, você não consegue pensar direito" [página 20]

"Na calada da noite, fico sentada ou andano pela minha cela. Num durmo mais do que um hora dou duas de cada vez. E isso porque no instante que eu fecho os olhos, a escuridão vem me pegar. Ela desliza pra fora do esconderijo dela e me envolve num abraço muito, muito frio. Ela invade o meu sangue, os meus ossos, a minha alma. Ela espreme de mim toda a esperança." [página: 120]

'Estremeço e me enrolo mais no manto
Faz frio na neblina
Fica ainda mais frio sem o sorriso do Jack" [ página 246]